Liderança de cobertura e audiência mundial, o Rádio terá trilha exclusiva no SET EXPO 2023: o futuro deste tipo de mídia e de que formas os negócios são impactados positivamente serão alguns dos debates

Em São Paulo, congresso  terá painéis dedicados ao novo rádio no mundo digital e como o mundo do streaming e D2C tem transformado a forma de consumir áudio

Durante o SET EXPO 2023 – Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, que acontecerá de 7 a 10 de agosto, no Expo Center Norte (Pavilhão Azul), em São Paulo, um dos assuntos mais comentados por especialistas será o Rádio. Por ser um meio de comunicação que tem uma retomada de negócios da atividade publicitária em alto volume, o rádio vem mantendo a credibilidade junto à sociedade brasileira, de acordo com pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media.

O rádio segue evoluindo, firme, forte e essencial entre os brasileiros, mantendo-se como uma das principais oportunidades de negócio no setor audiovisual: 57% dos ouvintes ligam o aparelho em busca de informações, 55% querem emoção (através da música, esporte, religião), 38% têm o rádio como companheiro e 35% buscam diversão. Durante o Congresso do SET EXPO 2023, três grandes painéis irão discutir o segmento e servirão de chave para a compreensão e para melhorar a gestão de negócios, além da sustentação de grandes audiências e novos produtos/negócios.

Segundo Eduardo Cappia, conselheiro da SET e Diretor EMC, o rádio é ouvido por 83% da população de 13 regiões metropolitanas, um aumento de 3% em relação a 2021. Cada ouvinte passa 3 horas e 58 minutos escutando rádio diariamente. “Rádio é o companheiro de todas as horas do brasileiro”, destaca Cappia. Os ouvintes de rádio na web passam todo dia 2 horas e 45 minutos de ouvido na programação pela internet.

Entre os ouvintes, 63% estão em suas residências e 30% nos seus carros. Sendo que 9% ouvem uma transmissão radiofônica no trajeto percorrido de casa ao trabalho, aos estudos, ou outro tipo de compromisso, e 3% ouvem no trabalho. Além de crescer, o negócio rádio mantém sua credibilidade. É possível constatar que plataformas e formatos de áudio estão convergindo. Dois painéis no Congresso SET Expo estarão direcionados ao debate sobre este assunto.

No painel “Jornalismo independente: mérito, virtude ou imprescindível?” será possível conhecer empresas geradoras de conteúdo jornalístico sem vínculos com emissoras de radiodifusão no Brasil. São empresas que geram notícias, de caráter nacional e internacional com independência e que buscam incessantemente a realidade dos fatos e não a versão dos fatos, pois dedicam-se a atender demandas orientativas e educacionais em caráter local, como fonte de utilidade pública.

Já no painel “Regulação do rádio, com participação da Anatel e do Ministério das Comunicações”, as apresentações vão girar sobre as pesquisas recentes que confirmam o rádio, mundialmente, como liderança de cobertura e audiência. Mas também estará de olho no rádio híbrido e como são feitas suas conexões. Haverá ainda debates sobre a normatização de cobertura, para preservação do modelo de serviço, com validação de antenas; divergências entre áreas de cobertura e licenciadas e o impacto no cenário dos valores de outorga, além da interferência espectral.

Destaque ainda ao painel “O novo rádio do mundo digital”, que centrará atenções na integração do tradicional com o digital que está transformando o rádio em uma nova mídia. A experiência do ouvinte-usuário é nova e ampliada, uma relação com o produto mais complexa e com novas possibilidades.

Sem esquecer dos modelos de monetização que acompanham todas essas transformações, incorporando novas tecnologias e oferecendo novas oportunidades. Haverá discussão de como as emissoras estão conduzindo este processo de inserção no universo digital e as perspectivas de futuro.

As oportunidades de negócio, desenvolvimento e ampliação que serão apresentados durante a Feira e o Congresso ganham relevância ao se observar também vários aspectos da pesquisa Kantar Ibope Media:

  • 677 anunciantes investiram em rádio no 1º semestre de 2022,
  • 31% a mais do que no mesmo período de 2021

Entre os ouvintes:

  • 80% ouvem pelo rádio comum
  • 26% pelo celular

Além dos painéis sobre o Rádio, confira todos os temas e participantes no Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento: https://set.org.br/events/setexpo/

Toda a cadeia produtiva do setor audiovisual – da produção à entrega – estará exibindo produtos, serviços e soluções. O SET EXPO 2023 é uma excelente oportunidade para se fazer novos negócios e networking. O ingresso para a Feira é gratuito. Já as inscrições para o Congresso podem ser realizadas através deste link: https://set.org.br/events/setexpo/inscricoes

Veja todos os temas e participantes do Congresso: https://set.org.br/events/setexpo/

SOBRE a SET, organizadora do evento

Centro de excelência de atualização, representação e difusão de conhecimento de profissionais e empresas do setor, a SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão – é uma associação que atua como HUB de tecnologia, debates e negócios de toda a comunidade que compõe e mantém contato com o mercado, atual e futuro, de broadcast, mídia e entretenimento.

Serviço:

SET EXPO 2023

Congresso: de 7 a 10 de agosto de 2023
Feira: de 8 a 10 de agosto de 2023
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP)

Informações para Imprensa:

Myrian Vallone – [email protected] | Cel. +55 11 98378.3888
Roseanne Café – [email protected]  | Cel. + 55 11 9 8620 4444
www.2pro.com.br