Painel mostrou como dados e CRM são essenciais para escalar resultados

Tecnologia, inovação, tendências, formatos. Manter o olhar atento a tudo isso é importante para quem quer se manter relevante nos negócios de mídia e entretenimento. Por outro lado, nenhuma novidade, por mais atraente que seja, pode trazer retorno sustentável sem uma gestão eficiente desde os fundamentos.

O painel Gestão de Negócios no segundo dia do Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento da SET EXPO 2022 abordou soluções, experiência e cases mostrando como estratégias de CRM dependem do uso inteligente de dados para ter sucesso.

Mediando as conversas esteve Patrícia Rego, diretora de Planejamento e Contratos da Globo. No palco, Cadu Ventura, diretor de Gestão de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, Taís Costa, diretora de Estratégia e Gestão de Soluções de Comunicação LATAM da Salesforce, e Anna Vidal, Head of Expansion and Growth do iFood se revezaram para compartilhar suas bem-sucedidas experiências, oferecendo valiosos insights para o público.

Ventura mostrou como funciona a estrutura de gestão de publicidade na Globo e como o uso de dados vem contribuindo para o alcance de resultados significativos. “Estabelecemos três pilares que fundamentam nosso sucesso na gestão de nossos clientes: processos, pessoas e tecnologia. Esses pilares devem estar presentes em todas as áreas e em todas as etapas do relacionamento.” 

No quesito processos, ele destaca o papel relevante da cocriação, a governança e a qualidade de dados. No tocante a pessoas, enfatiza a importância de gestores, patrocinadores, trilhas de conhecimento, suporte e integração entre áreas. Já para tecnologia, a atenção se volta para times dedicados, automação máxima, integração com o negócio, foco em UX e melhoria contínua.

“Valorizamos uma cultura data driven na qual cada dado a ser buscado deve ter um propósito claro, uma função. Além disso, investir em poucos KPIs, porque quem define muitos KPIs na verdade não tem  nenhum. E, por fim, a busca por soluções e ações escaláveis”, define Ventura.

O painel Gestão de Negócios abordou soluções, experiências e cases mostrando o uso inteligente de dados para ter sucesso.

A escalabilidade foi um dos pontos destacados por Anna Vidal na sua apresentação. Ela trouxe o case de CRM mostrando como o iFood transformou seu processo de onboarding de restaurantes com resultados surpreendentes. “Inicialmente, todo o processo de prospecção de lead até a conversão era manual, com um consultor atuando em todas as etapas. A partir da adoção de soluções de CRM, pudemos oferecer uma experiência automatizada.” 

Ela conta ainda que hoje é possível ter um processo híbrido que atenda à preferência de cada cliente: de um grande restaurante sofisticado, que prefere fazer todo o processo automatizado, até uma pizzaria de bairro recém-aberta, que precisa de ajuda de um consultor. O sistema permite atender a todos.

“Ao avaliar soluções e processos, é preciso pensar em escalabilidade. Não adianta mais uma tecnologia que fique limitada a uma crescimento de 5% ao mês”, reforça Vidal, ilustrando os resultados da transformação no iFood: “Saímos de cerca de 10 mil novos restaurantes por mês para 42 mil!”

A diretora da Salesforce concluiu o painel trazendo um case da Disney com CRM. “A Disney foi da venda de conteúdo para a venda de audiência por meio de inteligência de dados e integração entre suas diversas empresas, canais e plataformas. Com isso, é possível acompanhar o consumidor em sua jornada por diversos conteúdos e compactá-lo com publicidade super segmentada e sem fricção.”