Novas plataformas ampliam oportunidades na produção de conteúdo

Ao buscar público nos canais digitais, emissoras de TV abrem leque para obter receitas.

Para falar sobre produção de conteúdo, a SET trouxe executivos de algumas das principais emissoras do Brasil.

Com a maior velocidade de internet, o consumo audiovisual cresceu nos canais digitais. Por isso, a importância de gerenciar a edição e produção audiovisual ganhou importância, principalmente para quem trabalha em TV, que precisou migrar para este local virtual. Com a medição de Adilson Dolci, diretor geral de tecnologia da CNN Brasil, as possibilidades para explorar e monetizar este produto foram abordadas no congresso SET EXPO 2022 nesta segunda (22). 

“O foco primário nos últimos anos foi em como tornar o processo mais eficiente. Agora, entramos em uma era de integração de dados. Esse foco irá trazer novas formas de faturamento para redefinir o valor do conteúdo que está sendo produzido. Com mais métricas, mais oportunidades de monetizar e gerar um cenário onde as emissoras continuam sendo competitivas frente aos canais digitais. O bom gerenciamento possibilita conquistar este mercado”, analisou Matt Silva, CEO do CIS Group Corp.

Outra mudança foi no comportamento do espectador, que antes ligava a TV e sintonizava uma emissora para acompanhar a programação. “Nosso maior desafio é buscar esse público, que está nos canais sociais. Hoje, ele não está mais nos esperando como antigamente. Nosso mercado é muito aberto e as rádios também estão olhando para este lugar”, destacou Carol Alberto Correia Garcia, gerente de engenharia da Rádio e TV Bandeirantes.

A transformação recente pode ser vantajosa para o mercado nacional, na avaliação de Rafael Duzzi Oliveira, diretor de engenharia e tecnologia da CNN Brasil. “Já sabemos que é MAM e PAM. Temos que olhar para o conteúdo como um ativo de valor. Antes de ser uma TV, somos um produtor de conteúdo. Não vejo no mundo o que já assisti no Brasil. Nosso jornalismo dá de 10 a 0 na dramaturgia de muitos países. Nossa questão é a maturidade para a gestão”, ponderou.

Para completar, Ronaldo Dias, diretor de vendas para as Américas da Amagi, apontou duas direções que devem ser seguidas ao vender conteúdo. “A nuvem facilita para colocar um conteúdo em diferentes plataformas. Quando se fala em monetização, o primeiro passo é identificar o conteúdo que se tem, ver o que é adequado em cada plataforma. O segundo é conhecer sua audiência. Acredito que temos uma mina de ouro para ser explorada aqui”, concluiu. 

SOBRE A SET, organizadora do evento

Centro de excelência de atualização, representação e difusão de conhecimento de profissionais e empresas do setor, a SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão – é uma associação que atua como HUB de tecnologia, debates e negócios de toda a comunidade que compõe e mantém contato com o mercado, atual e futuro, de broadcast, mídia e entretenimento.

Serviço

SET EXPO 2022

Congresso: de 22 a 25 de agosto de 2022

Feira: de 23 a 25 de agosto de 2022

Local: Pavilhão Azul – Expo Center Norte, São Paulo – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo

Informações para Imprensa:

Myrian Vallone – [email protected] | Cel. +55 11 98378.3888

Belisa Barga – [email protected] | Cel. + 55 13 99721-8682

www.2pro.com.br