Da produção à transmissão: tecnologia em nuvem torna processos mais rápidos e seguros

Plataformas centralizam etapas e facilitam edição, distribuição e até monetização de conteúdo 

Palestra do Gerente estratégico da Adobe Systems, Luis Bechtold.

Em palestra centrada nas tecnologias de nuvem, realizada quinta-feira (25) no SET EXPO – Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, os palestrantes convidados abordaram a forma como essas inovações favorecem a criação, distribuição e consumo de conteúdo em vídeo.

Gerente estratégico da Adobe Systems, Luis Bechtold demonstrou uma aplicação recente da empresa: a camera to cloud. Ele filmou com o próprio celular parte do painel e mostrou como o clipe, em 4K, apareceu instantaneamente no computador. “Trata-se de uma maneira rápida, fácil e segura para obter vídeos de câmeras dos colaboradores em qualquer lugar do mundo”, disse. “O software reduz o tempo gasto das equipes de pós-produção para obter arquivos de áudio e vídeo, a fim de que elas possam iniciar o trabalho de edição, colaborativo, o quanto antes”.

Eliésio Silva Júnior , diretor de vendas da Video Solutions Harmonic, foi enfático ao afirmar que a migração à nuvem é estimulada pela possibilidade de unir workflows que, antes, sobreviviam separadamente em silos. “Com a nuvem, tem-se uma única plataforma, com microsserviços e diferentes modelos de negócio, capazes de nos guiar desde a produção e agendamento à transmissão e monitoramento. A empresa passa a ter uma operação horizontal”, ressaltou.

Um exemplo desse modelo foi abordado pelo vice-presidente da Amagi, Paul Finster. Ele falou sobre a plataforma Fast da empresa que, a partir da nuvem, permite administrar, distribuir e monetizar o conteúdo – Pluto TV e Roku Channel a utilizam. Por fim, Vinicius Val de Casas – project manager da Pebble explicou a importância de elaborar uma estratégia sólida antes de iniciar tal jornada, de nuvem e automação.