Cerimônia de abertura do SET EXPO 2022 aponta rumos para o futuro da mídia e do entretenimento

O mais importante evento do setor de Mídia e Entretenimento da América Latina, o SET Expo 2022 teve na sua cerimônia de abertura não apenas a presença de autoridades nacionais e internacionais na manhã desta terça (23), mas também painéis que refletiram sobre os rumos do rádio e da TV diante das transformações digitais. O evento se divide na feira, que acontece de 23 a 25 de agosto, e o Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, que teve início ontem, 22.

Carlos Fini, presidente da SET, faz o discurso oficial de abertura do SET EXPO 2022.

A cerimônia teve início com o discurso de Carlos Fini, Presidente da SET. Em sua fala, ele destacou a dimensão e importância do evento. “Estar aqui hoje é um marco importante para o setor depois de dois anos sem esse encontro presencial. São 90 expositores, mais de 130 marcas, cerca de 80 horas de programação de conteúdo distribuídas por 50 painéis e quase 200 palestrantes”, exaltou Fini. Ele também reforçou o momento de transformação e convergência de tecnologias que o mercado vive. “Temos novos modelos de consumo de conteúdo que não excluem os modelos mais tradicionais. Vivemos a era do ‘e’  e não a era do ‘ou’, porque tudo pode ser integrado. Por isso, nosso objetivo é trabalhar para que tenhamos sempre um ambiente de negócios justo e competitivo.”

Como parte da cerimônia, uma reflexão sobre a TV do futuro contou com falas de Madeleine Noland, Presidente da ATSC, Fiore Mangone, Diretor Executivo da Qualcomm – 5G Broadcast, Masayuki Takada, Diretor Executivo do  DiBEG, Hiroshi Yoshida, Vice-Ministro do Ministério das Comunicações do Japão, e Luiz Cláudio Costa, Presidente do Fórum SBTVD.

Em suas falas, todos destacaram a relevância que vem ganhando as novas tecnologias e formas de transmissão de conteúdo, como a TV 3.0 e suas possibilidades, as evolução das Free Ad-Supported TV (FAST) e as mudanças no mercado em relação a como fazer publicidade em novos formatos e hábitos de consumo de conteúdo.

Solenidade de abertura contou com a presença de renomados executivos internacionais do setor de mídia e tecnologia.

Na sequência, os presentes puderam assistir a um keynote de Eco Moliterno, CCO da Accenture Interactive para a América Latina. Ele trouxe em sua apresentação o tema “Evolução do Entretenimento Audiovisual”, mostrando como alguns aspectos básicos do audiovisual seguem os mesmos desde a criação do cinema e apontando o que realmente muda com a evolução da tecnologia. “A evolução das telas carrega junto a evolução da publicidade, que passou a contar histórias, fazendo entretenimento e vendendo ao mesmo tempo. Isso gera mais interação com as pessoas e potencializa as vendas. Saímos do modelo que era apenas de ‘prestar atenção’ para que o consumidor ‘emprestar atenção’ aos produtos”, explicou.

Por fim, discursaram o secretário de Radiodifusão, Max Salvadori Martinhão, representando o Ministério das Comunicações, e Alex Braga Muniz, presidente da Ancine. Max destacou a relevância do rádio no Brasil, que em breve fará 10 anos. “É a radiodifusão que leva informação gratuita para toda a população brasileira. É um evento muito importante, pois neste momento, transformações estão acontecendo e faremos 100 dias de rádio no Brasil daqui a duas semanas. Visitamos os Estados Unidos e o Japão e vimos nossa engenharia ser elogiada pela transição do analógico para o digital. O trabalho para o 3.0 está seguindo a mesma linha”, finalizou.