Para fidelizar é preciso customizar!

Artigo

por Raquel Oliveira

As redações evoluíram em equipamentos, em tecnologias, em transmissão, e ainda mais no que se refere à agilidade ao repassar uma notícia.
Uma redação ainda não automatizada de forma que se integre os sistemas, está presa ao passado e não está preparada para o futuro que já bate à porta.
A regra é clara: com o número crescente de soluções em broadcasting, é importante que todos ou a maior parte deles se comuniquem entre si.
O destaque no mercado broadcast pertence às empresas que tem como diferencial a customização de produtos e serviços. O atendimento e o desenvolvimento sob medida gera a fidelização dos clientes, que, cada vez mais, estão satisfeitos com o retorno em resultados notórios.
Esta estratégia adotada pelas empresas, gera resultados a longo prazo, pois “satisfação do cliente” e “fidelização do cliente” são termos diferentes entre si. Ter um cliente satisfeito com o produto ou serviço não o torna fiel à sua marca ou empresa. A satisfação não impede que o cliente procure concorrentes, mas a fidelização torna prolongado o relacionamento do cliente com a empresa.
Tratando-se de emissoras de Rádio e TV, entende-se que exista uma particularidade no que diz respeito à produção das matérias. Por este motivo, analisar cada caso e suas necessidades como integrar um playout com um gerenciador de mídias ou até mesmo eliminar impressões gerando economia à emissora é importante para criar o elo de confiabilidade entre o cliente e a empresa.
É de suma importância que as empresas desenvolvedoras de softwares para broadcasting estejam cada vez mais atentas aos processos de produção dentro das redações das emissoras de Rádio e TV. Com o avanço da tecnologia, Gerenciador de Caracteres (GC),Closed Caption (CC), Teleprompter (TP), Gerenciador de Mídias (MAM), Ingest, Playout e softwares de News já podem ser integrados entre si, agregando valor ao processo de produção.
No caso da automatização para jornalismo, tem-se integrado homem e máquina, acelerando e qualificando o crescimento das emissoras.
A automatização customizada gera conforto e segurança para as emissoras poderem trabalhar de forma mais prática e eficiente. Sendo assim, levam aos funcionários a possibilidade de trabalharem diretamente de qualquer lugar do mundo, estando em sincronia total com a redação, podendo acessar o MAM, fazer uso de TP à partir de dispositivos móveis, visualizar e editar pautas, laudas, reportagens e contatos onde quer que o jornalista esteja.
Além das vantagens já citadas, a integração de softwares permite zerar erros rotineiros, como falta de sincronia entre Playout e Software de News. Considerando este como um dos maiores benefícios para a emissora, podemos destacar que com a diminuição de erros no ar, torna-se mais confiável ao público e isto gera retorno lucrativo.
A questão chave da parceria entre cliente e empresa é que enquanto as empresas se destacam no mercado estão contribuindo, diretamente, no crescimento das emissoras. Ou seja, os dois lados ganham.
Fidelizar um cliente através da customização do produto ou serviço requer muito mais que a entrega e a satisfação de uso. Quando uma empresa tem a sensibilidade de prestar o atendimento customizado ao cliente, observando detalhadamente as necessidades, ela está construindo uma ligação bilateral. Portanto, está se adaptando às exigências do mercado e tornando-se parceira do cliente.
Somente quando a empresa consegue demonstrar real preocupação e dedicação durante a parceria com o cliente como parte da sua própria essência, ela conseguirá tornar o cliente satisfeito e, por fim, conquistar a sua fidelização.

Raquel Caldas Oliveira é analista de treinamento da SNEWS, empresa desenvolvedora de soluções em broadcasting. Formada em Administração de Empresas, pós graduanda em Comunicação Organizacional e Marketing, possui 10 anos de experiência na área de Comunicação Social.
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