Sucesso do SET:30 numa NAB Show dominada pela IA e produção na nuvem

A inteligência artificial e o ecossistema de economia criativa foram os principais tópicos da NAB Show 2024.

Terminou nesta quarta-feira (17/4) a edição 101 da NAB Show, um evento que uniu inspiração, ferramentas e tecnologia para criação, distribuição e monetização de conteúdo. Nos quatro dias de feira e congresso, os expositores da NAB Show estrearam e mostraram milhares de novos produtos e tecnologias pioneiras e de próxima geração de diferentes marcas.

Segundo informou a organização cerca de 200 expositores mostraram ferramentas e tecnologia de IA/aprendizagem automática, enquanto mais de 150 sessões apresentaram a IA. Ainda houve centenas de expositores no espaço de criação, incluindo uma nova área de exposição dedicada à economia dos criadores, bem como quase 100 sessões sobre a economia dos criativa, o que  a NAB considera “um sinal da atração crescente da indústria da radiodifusão, dos meios de comunicação social e do entretenimento, 54% dos mais de 61.000 participantes cadastrados foram ao evento pela primeira vez”.

O SET:30, por sua vez, foi um grande sucesso.

O encontro do mercado brasileiro durante o NAB Show, nos seus três dias, contou no total com mais de 380 participantes, com sala cheia em todos os painéis e keynotes, e com conteúdos de altíssima qualidade.

Para Carlos Fini, Presidente da SET, “o SET:30 reflete a essência da SET, com o compartilhamento de informações, novidades e tendências das tecnologias e negócios do mercado de Mídia e Entretenimento, em âmbito global. A edição desse ano confirmou sua tradição e prestígio com a participação do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na abertura, e com a presença de representantes de empresas, entidades parceiras, como a própria NAB, e órgão oficiais que definem o futuro do setor. Agradecemos também aos patrocinadores e apoiadores que estão sempre ao lado de nossa instituição”.

Dados preliminares da NAB afirmam que mais de um quarto dos participantes (27%, um aumento de 2% em relação ao ano passado) eram internacionais, representando 163 países e incluíam 34 grupos de compras de delegações de todo o mundo. Participaram pela primeira vez dez delegações da Europa, África, Caraíbas, Oceana e Ásia Central. Além disso, a NAB Show apresentou sua primeira sessão totalmente em espanhol, um estudo de caso da construção do estúdio da Caliente TV e do mercado de transmissão da América Latina. A Feira também acolheu cinco pavilhões internacionais, com expositores da Alemanha, França, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Coreia e Bélgica.

0 SET:30 tem como patrocinador Ouro a SES. Patrocinadores Prata, a AWS, Broadpeak, Intelsat e YouCast/Edgio. Como Patrocinador Bronze, a UCAN. Patrocinadores de Conteúdo, a SNews/Reuters e Maxvideo, e o apoio da MGE Broadcast.

 

Por Fernando Moura, em Las Vegas, Estados Unidos