SET:30: Presidente da Anatel afirma que estuda faixa de 300 MHz para a TV 3.0

O terceiro dia do SET:30 começou com a abertura de Carlos Fini, Presidente da SET, que abriu a sessão. Fini disse que a SET está feliz pelas atividades e o êxito do evento, “a importância desse encontro para nós é grande. Tivemos no domingo e ontem a presença do Ministro Juscelino Filho, e não menos importantes as presenças dos colegas da Anatel, com o Carlos Baigorri, como presidente, liderando a comitiva”.

Na sua apresentação, Carlos Baigorri, Presidente Executivo e Presidente do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, disse que esta foi a sua primeira NAB Show, e ficou impressionado com a força da delegação brasileira.

Baigorri disse que a Anatel tem apoiado a radiodifusão nos últimos anos com a limpeza da faixa de 5G, com a implantação da TVRO e “com a migração para banda Ku, o que revolucionou o mercado com quase dois milhões de cidadãos do cadastro único. “Queremos ampliar o acesso e, com isso, chegar a mais famílias, porque sabemos que muitas delas só tem acesso pelo satélite”.

Outro tema foi a regulamentação. “Temos de resolver a questão, porque estamos subindo em média 8 canais, e precisamos lidar com o assunto para que não vire terra de ninguém. Temos nosso empenho no Grupo de Trabalho da TV 3.0 com o papel de identificar radiofreqüências para viabilizar a migração. Mais tarde trabalharemos na migração”.

Para o presidente da Anatel, neste momento um dos principais trabalhos para “nos debruçamos é o da identificação das faixas que possam ser utilizadas pela TV 3.0. Na próxima reunião do GT TV 3.0, vamos apresentar o estudo que fizemos na faixa de 300 MHz para alocar a TV 3.0 no país. Já identificamos 14 canais, e sabemos que haverá mais canais no futuro”. E reforçou,  “estamos estudando para assim contribuir como a implantação da TV 3.0”

Fini encerrou agradecendo “porque estamos alinhados com a Anatel”, o que torna mais simples o processo, e apresentou Leandro Guerra da EAF que explicou a razão de ser da entidade que executa as políticas públicas. “Estamos trabalhando na expansão das infovias, com fibra óptica com capacidade de 4Terabits/segundo, o que vai aumentar a capacidade de conexão”. Sobre a TVRO, ele disse que o processo é desafiador. Um projeto que começou em 2022 e que opera desde então. “Já estamos em mais de 3900 municípios, o que permite instalar antenas de banda Ku. Nós instalamos a antena, fazemos o pedido e fazemos o pós instalação. Já são 2.500.000 kits instalados no Brasil. Este ano, só no primeiro trimestre, instalamos mais de 700 mil antenas de TVRO. Estimamos chegar ao 5 milhões até o final do trabalho”.

“Planejamos para o mês de maio chegar a mais 236 municípios, e assim ter mais de 1000 municípios até o final do projeto. Nosso projeto é deixar um legado para o Brasil, principalmente para que a população brasileira possa seguir desfrutando da TV aberta gratuita”.

0 SET:30 tem como patrocinador Ouro a SES. Patrocinadores Prata, a AWS, Broadpeak, Intelsat e YouCast/Edgio. Como Patrocinador Bronze, a UCAN. Patrocinadores de Conteúdo, a SNews/Reuters e Maxvideo, e o apoio da MGE Broadcast.

Horários

SET:30
Data: 14, 15 e 16 de abril de 2024
Horário: 7h15 às 9h30
Local: Local: Salas N107  e N108 –
North Hall Meeting Rooms ( acesso será através do Central Lobby)

Sala SET

Como todos os anos, a sala da SET pode ser utilizada pelos associados como um ponto de encontro, descanso e apoio aos visitantes brasileiros registrados pela SET e aos participantes do SET:30. Os associados podem agendar reuniões nas salas.

Datas:14 a 16 de Abril de 2024
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Salas N107  e N108 – North Hall Meeting Rooms

Por Fernando Moura, em Las Vegas, Estados Unidos