SET:30 debate o futuro da indústria alinhado a serviços

A edição 2024 do SET:30 fechou nesta terça-feira (16/4) com o painel  “Futuro, tendência e mercado no olhar de executivos dos produtores de serviços e soluções”. Participaram Peter Riordan, Global Strategy Leader, Broadcast da AWS; Fabio Alencar, VP Vendas Regional Latam da SES, e Pascale Fromont, Vice President, General Manager Media da Intelsat. A moderação foi de Paulo Henrique Castro, Conselheiro da SET e CEO/Founder, Mediatech Lab.

A conversa começou pelos ciclos da indústria de satélites e como as novas tecnologias tem mudado a forma de olhar para o mercado e os clientes.

Pascale Fromont disse que a empresa já não trabalha apenas no espaço e que, mesmo no ar, o ciclo é dinâmico, tanto que “hoje trabalhamos com satélites definidos por software, com uma nova geração de equipamentos de meia-órbita que trabalham na junção dos setores com tecnologias de ponta, e nos quais a distribuição IP com fibra são complementares para montar um ecossistema de transmissão que permita atender as necessidades dos clientes”.

Fabio Alencar ele disse que “temos multi-órbita” e começamos agora a operação em banda Ka, um satélite para o Brasil com reuso de tecnologias dinâmicas que trabalham com orquestração, o que permite reorganizar e administrar recursos. “O futuro passa pela migração para uma plataforma mais IP, com as suas vantagens tecnológicas.

“Estamos trabalhando em novas oportunidades, mas o software defined nos permite ter mais flexibilidade e agilidade, o que nos oferece ter mais escala”, explicou o executivo. Ele disse ainda que “focamos em qualidade com transmissão simultânea, e o satélite terá de estar integrado e ser transparente para poder ser usado e alocado em lugares diferentes dependendo do momento, com um grande alcance, como é caso do banda Ku”. Alencar acrescentou que “precisamos ter uma chave de monetização, um modelo de advertising, criando as ferramentas que ajudem aos nossos clientes a gerar monetização”.

Pela sua parte, Peter Riordan (AWS) disse que as transformações e a adoção da nuvem são muito importantes, já que parte da ideia de como olhamos os canais e os seus públicos. A pergunta é como trabalhamos isso e o que oferecemos no playout. O cloud é importante, mas precisamos entender funcionalidades e como, com elas, considerando os devices, se faz a monetização e a entrega.

Outro dos temas debatidos foi a publicidade, e como trabalhá-la utilizando o serviço satelital. Nesse ponto, Pascal disse que a Intelsat trabalha junto ao cliente.

Alencar disse que “no Brasil, olhando para os dados, temos tido uma demanda de dados muito grande na região amazônica, onde ter 5G é fundamental. Com satélite, não se pode ter uma solução cara, e sim operacional, com transparência. Com a melhor solução, e com a possibilidade de dar ao cliente a possibilidade integrar o ecossistema”.

Para a AWS, o cliente é quase uma “obsessão. O stream deve ser limpo e claro. É importante dar o suporte ao cliente para ele entender exatamente o que pode ser feito”.

0 SET:30 tem como patrocinador Ouro a SES. Patrocinadores Prata, a AWS, Broadpeak, Intelsat e YouCast/Edgio. Como Patrocinador Bronze, a UCAN. Patrocinadores de Conteúdo, a SNews/Reuters e Maxvideo, e o apoio da MGE Broadcast.

Sala SET

Como todos os anos, a sala da SET pode ser utilizada pelos associados como um ponto de encontro, descanso e apoio aos visitantes brasileiros registrados pela SET e aos participantes do SET:30. Os associados podem agendar reuniões nas salas.

Datas:14 a 16 de Abril de 2024
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Salas N107  e N108 – North Hall Meeting Rooms

Por Fernando Moura, em Las Vegas, Estados Unidos