SET:30 analisa produção, distribuição e monetização de conteúdo no streaming

Produção e streaming foram o tema do primeiro painel do último dia do SET:30. O painel foi moderado por Igor Macaúbas, Diretor de Plataformas Digitais da Globo e coordenador do GT de OTT Video Streaming da SET. Participaram Arnault Lannuzel, VP Sales Latin America & South Europe at Broadpeak, e Rodrigo Godoi, Diretor de Vendas / Media & Entertainment, America Latina da Edgio.

 “Produção, distribuição e monetização de conteúdo no streaming” é um tema relevante porque, disse Macaúbas, é preciso entender como trabalhamos no workflow. Nesse sentido, Rodrigo Godoi disse que a “utilização da Inteligência Artificial tem nos ajudado a chegar mais perto do conteúdo e assim ter CDNs mais ágeis”, resumindo “análises de dados com IA e o melhoramento da CDN”. 

O executivo disse ainda que a Sinclair anunciou ontem um acordo com a Edgio para “usar as CDNs. Em termos de TV 3.0, estamos vendo como usar o stream de dados. Hoje nos Estamos Unidos a Sinclair cobre 75% do país com um espectro que consiga entregar dados, assim pensamos na possibilidade de entregar com broadcasting pública, em uma cooperação interessante”. E acrescentou que “a informação entregue pelo DataCast pode ajudar com mais controle de CDN”.

Lannuzel disse que “estamos na revolução para o IP, um dos desafios é a personalização, já que o público espera uma qualidade personalizada como era a da multitela. Precisamos ter colaboração, com exigência de latência cada vez baixa mais”.

Para o executivo, a cooperação é fundamental porque o trafego está aumentando e tem por vezes picos enormes. “Com a cooperação, podemos ter formas de atenuar e organizar picos de demanda, como, por exemplo, na Itália, uma operadora se juntou com uma empresa para organizar picos e gerenciar a demanda dos jogos de futebol, que chegam a ter 5 milhões de sessões simultâneas”.

Godoi disse que, para garantir serviço, precisamos criar acordos de cooperação para assim “crescer a rede com análises de rede para assim avançar onde é necessário”. Entretanto, explicou Lannuzzel, “o movimento da fibra é uma realidade, por isso a transição do broadcast para o IP é uma realidade, o que tem de se pensar é como monetizar esse trafego de redes. Temos um novo paradigma que se está organizando para avançar tecnologicamente”.

Em termos de monetização e personalização, Lannuzel afirmou que a Broadpeak “vê com bons olhos o aprendizado de máquina para procurar a maior eficiência. Acreditamos que, no futuro, os codecs vão-se beneficiar com a Inteligência artificial, como também no conteúdo.Com a ajuda da IA podem fazer planejamento de redes e necessidades”.

Para encerrar, Macaúbas disse que acredita “chegar a patamares de receita comparáveis aos da TV aberta com formatos padrão, por isso precisamos ter formatos inovadores”.

 

O SET:30 tem como patrocinador Ouro a SES. Patrocinadores Prata, a AWS, Broadpeak, Intelsat e YouCast/Edgio. Como Patrocinador Bronze, a UCAN. Patrocinadores de Conteúdo, a SNews/Reuters e Maxvideo, e o apoio da MGE Broadcast.

Horários

SET:30
Data: 14, 15 e 16 de abril de 2024
Horário: 7h15 às 9h30
Local: Local: Salas N107  e N108 –
North Hall Meeting Rooms ( acesso será através do Central Lobby)

Sala SET

Como todos os anos, a sala da SET pode ser utilizada pelos associados como um ponto de encontro, descanso e apoio aos visitantes brasileiros registrados pela SET e aos participantes do SET:30. Os associados podem agendar reuniões nas salas.

Datas:14 a 16 de Abril de 2024
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Salas N107  e N108 – North Hall Meeting Rooms

 

Por Fernando Moura, em Las Vegas, Estados Unidos