YouTube teria gerado um impacto de mais de R$ 6 bilhões na economia brasileira

Relatório de Impacto do YouTube, realizado pela Oxford Economics, mede o impacto da plataforma de vídeo em todo o Brasil. Plataforma teria fomentado a criação de mais de 160 mil empregos em 2021 no país.

Estudo realizado pela Oxford Economics, para medir o impacto do Youtube no Brasil, afirma que a da plataforma de vídeo teria tido uma contribuição direta e indireta de R$ 6 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro — quase o dobro dos R$ 3,4 bi do ano anterior. Ele ainda  mostra também a importância da plataforma na criação de empregos: “foram geradas mais de 160 mil vagas em tempo integral – que são direta ou indiretamente relacionadas à plataforma – uma vez que as oportunidades vão além dos próprios criadores de conteúdo, englobando investimentos em mão de obra, produção, técnicos de som e edição, entre outros”, afirma  estudo.

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Além da análise de impacto econômico, o estudo da empresa de previsão econômica global e análise econométrica, realizou uma pesquisa com mais de sete mil pessoas, sendo 3.036 usuários, 3.804 criadores e 516 empresas, para entender como a plataforma está contribuindo para a sociedade e a cultura brasileiras. “Os dados levantados demonstram a importância perene do YouTube para o ecossistema de criadores de conteúdo, artistas, empreendedores e marcas”, afirma a Tech em comunicado.

Crescimento e oportunidades da plataforma

Segundo a plataforma, “o aumento da participação no PIB também é resultado da expansão dos canais no Brasil. Crescendo dentro da plataforma, os criadores conseguiram atingir novas pessoas e abrir horizontes, além dos tradicionais já conhecidos. Não à toa, 86% daqueles que responderam à pesquisa concordam que o YouTube fornece oportunidades de criação de conteúdo e ganho de receita que eles não encontram na mídia tradicional”.

O comunicado afirma, ainda, que “o  levantamento reafirma o lugar do YouTube como plataforma de conteúdo digital em multiformato – do vídeo on demand, passando pelos formatos curtos, as lives e o vasto universo da música – e de fomento aos criadores. Desde o início desse ecossistema de criação de conteúdo digital no Brasil, há 15 anos, o YouTube ajuda produtores de conteúdo a encontrarem suas audiências e a se conectarem com marcas, possibilitando a geração de receita com um canal, por meio das 10 ferramentas de monetização, desenvolvidas ao longo dos anos”.

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O estudo também revela que a plataforma segue em expansão: em 2021, mais de 20 mil canais no Brasil tinham, ao menos, 100 mil inscritos, um crescimento de 25% em relação a 2020. E mais de 2 mil canais brasileiros superaram a marca de 1 milhão de inscritos em 2021, 20% a mais do que no ano anterior.

O relatório traz, ainda, questões como representatividade da cultura brasileira ganhando visibilidade e públicos internacionais. “É possível ver uma crescente gama de artistas brasileiros fazendo sucesso em outros países e o YouTube, muitas vezes, é a plataforma para alcançar esses públicos internacionais, aos quais muitos dos respondentes afirmam que não teriam acesso de outra forma. Empresas de mídia e música também vêem o valor: 86% delas com um canal no YouTube concordam que ele é fundamental para lançar novos artistas e/ou músicas”.

Quando o assunto é atingir novas audiências, 83% das pequenas e médias empresas concordam que o YouTube desempenhou um papel importante em ajudá-las a aumentar sua base de clientes, alcançando novos públicos. Além disso, há claramente sinais do impacto da plataforma: 78% das PMEs que usam o YouTube concordam que ele é essencial para o crescimento de seus negócios. A plataforma se transformou em uma comunidade que é também um espaço para empreender.

Para ver o Relatório de Impacto do YouTube no Brasil, acesse aqui.

Por Fernando Moura, em São Paulo