VW desenvolverá seus próprios chips para carros autônomos

Conteúdo Engadget

E está se inspirando nas estratégias da Apple e da Tesla

 

A Volkswagen não vai se acomodar e recorrer a soluções de prateleira para avançar com seus carros autônomos. O chefe da companhia, Herbert Diess, comentou em entrevista que a VW irá desenvolver os seus próprios chips de alta performance. “A grande questão é batalhar para chegar ao melhor resultado”, disse Diess – muito em linha com Apple e Tesla, essa decisão daria à VW uma melhor competência na definição de seus processadores.

A montadora não fabricaria os chips, mas deteria a patente. A divisão de softwares da empresa, Cariad, seria expandida para desenvolver e atingir o nível de expertise necessário.

Com isso, a VW poderia almejar a sua meta de se tornar uma marca mais ágil e voltada à tecnologia.

A Tesla confiou em chips padrão do tipo NVIDIA para seus primeiros carros, mas mudou para os chips customizados, que oferecem mais controle sobre como a Direção Autônoma Total e o Autopilot irão se desenvolver. Da mesma forma, muitos acreditam que a crescente vantagem da Apple nessa área vem do fato de possuir um desenvolvedor de processadores em casa – ela pode criar CPUs que se adequam à sua estratégia de produto em vez de simplesmente envolver chips alheios com telefones e computadores.

Teremos de aguardar um pouco para vermos os resultados desse trabalho da VW, pois a empresa não espera lançar carros autônomos antes de 2025. Se for bem-sucedida, poderá apresentar uma vantagem sobre os competidores que estejam limitados à utilização tecnologias prontas do mercado.

Leia a matéria original, em inglês, aqui.