UIT: MCom preside comissão de Estudo pela primeira vez

Na Suíça, comitiva brasileira na UIT ampliou o debate sobre a TV 3.0 e novas tecnologias para melhoria da qualidade de áudio e vídeo no Brasil.

O coordenador-Geral da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) do Ministério das Comunicações (MCom), Thiago Aguiar Soares, presidiu a Comissão de Estudos 6 (CE6) da União Internacional de Telecomunicações – Radiocomunicações (UIT-R), entre os dias 4 e 15 de março, em Genebra, Suíça.

Foto: ITU/D.Woldu

Esta é a primeira vez que uma comissão de estudos da UIT-R é presidida por um brasileiro. O representante do Ministério das Comunicações e servidor de carreira da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Thiago Aguiar Soares, foi nomeado para cargo na última Assembleia Mundial de Radiocomunicações (RA-23), realizada em novembro de 2023 em Dubai.

Durante o evento, o coordenador do MCom e a comitiva composta por representantes da Anatel, academia e setor privado, destacaram as contribuições brasileiras sobre o desenvolvimento da próxima geração de TV digital no Brasil, a chamada TV 3.0, novas formas acesso à TV aberta por meio de aplicações interativas (App-Based TV) e sobre o processo desligamento dos sinais analógicos de TV.

Entre os outros temas que também pautaram a Comissão de Estudos, os brasileiros acompanharam discussões sobre o futuro da radiodifusão, a proteção dos serviços de radiodifusão, sistemas de segunda geração de TV Digital, novas tecnologias para melhoria da qualidade de áudio e vídeo, como Advanced Sound Systems e HDR-TV, acessibilidade, integração entre radiodifusão e banda larga.

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos na Comissão são refletidos nas recomendações e relatórios da União Internacional de Telecomunicações, que são amplamente utilizadas por governos, organizações industriais e empresas de telecomunicações em todo o mundo para orientar o desenvolvimento e implementação de políticas públicas de radiocomunicações. A Comissão desempenha um papel crucial na harmonização das normas internacionais do setor de radiodifusão, garantindo a constante evolução do serviço em todo o mundo. A próxima reunião ocorrerá em novembro de 2024, também em Genebra, na Suíça.

O secretário de Comunicação Social Eletrônica (Secoe), Wilson Wellisch, destacou o papel da comitiva brasileira na agenda internacional. “A atuação internacional do Brasil no setor de radiodifusão foi essencial para a expansão do sistema nipo-brasileiro de TV Digital para vários países no mundo. Com a TV 3.0, o Brasil novamente pode ser protagonista no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor”.

Com AsCom MCom