Pesquisa inédita mapeia as evoluções no mercado de assinaturas brasileiro

Streamings de vídeo, como Netflix, Globoplay e Max, dominam o cenário com 81% dos participantes investindo em compras recorrentes, afirma estudo da Vindi e Opinion Box.

A Vindi, pioneira em soluções de pagamento recorrente no Brasil e pertencente ao ecossistema LWSA, lança a segunda edição da Pesquisa de Assinaturas. Realizada em parceria exclusiva com a Opinion Box, a pesquisa fornece insights sobre o mercado de recorrência no país e traz dados atualizados para compreender o mercado  de consumo dos próximos anos.

Entre os principais destaques, 51% dos participantes afirmaram que suas despesas com assinaturas permaneceram inalteradas nos últimos 12 meses, desafiando as adversidades econômicas apresentadas por um cenário no qual a inadimplência atingiu patamares alarmantes – que, segundo a CNDL atingia mais de 66 milhões de pessoas em dezembro.

De olho nas tendências a curto prazo, a pesquisa sinaliza que 61% dos entrevistados antecipam manter seus gastos com assinaturas inalterados nos próximos 12 meses. “ Esses dados são relevantes pois mostram uma tendência que reflete uma expectativa de estabilidade financeira contínua, além de reforçar a firme intenção de manter padrões de consumo, indicando uma resiliência notável no cenário atual do mercado de assinaturas”, explica, Thais Luciani, Diretora de Marketing da Vindi.

Comportamento no pós-pandemia e o que esperar dos próximos anos
Segundo refere o estudo, “outra das nossas curiosidades ao conduzir e retomar o processo da pesquisa foi descobrir se e como os hábitos e a relação com as assinaturas se transformaram no período do pós-pandemia. De fato,  51% dos entrevistados mantiveram inalteradas suas despesas com
assinaturas nos últimos 12 meses, mesmo com o cenário de inadimplência no país. E após a pandemia 39% das pessoas mantiveram o consumo de assinaturas, indicando a continuidade de hábitos adquiridos durante o período. Esse dado revela que para mais de 1⁄3 dos entrevistados o modelo de pagar pelo acesso já faz parte do comportamento de consumo.

Streaming

O estudo afirma que dentre as modalidades de assinaturas, destaca-se a aquisição de produtos exclusivamente digitais, evidenciando uma distribuição diversificada entre nichos. Os streamings de vídeo emergem como a principal âncora desse cenário, abrangendo 81% dos participantes, seja de forma independente ou em conjunto com outras assinaturas. “Essa predominância é notável ao ser comparada com outras modalidades expressivas de
assinaturas, como Música e Serviços de Nuvem”, sublima.