TV Anhanguera implanta centralcasting

Solução desenhada, arquitetada e implementada pela Cis Group utiliza soluções da TVU e permite que a emissora realize o controle das 11 afiliadas desde a sua sede em Goiânia.

Foto: Divulgação

Afiliada da Globo em Goiânia, a TV Anhanguera – integrante do Grupo Jaime Câmara, o maior grupo de mídia do estado de Goiás -, avançou para a transformação da conectividade das suas 11 estações de televisão, oito (8) em Goiás e três (3) no Estado de Tocantins. Segundo informou a CIS Group à reportagem, “a TV Anhanguera buscava uma solução de ponta para transformar sua arquitetura de distribuição/contribuição e gestão de um modelo de “casting remoto” para o mais eficiente modelo de “fundição central”. TVU Networks G-Link foi a combinação perfeita para seu ambicioso projeto; uma solução revolucionária que se tornou a melhor escolha para transmitir perfeitamente os feeds PGM da TV Anhanguera produzidos em Goiânia para suas correspondentes regionais”.

Os executivos da CIS afirmaram, ainda, que “os servidores fornecidos para esta solução de alto nível integram e recebem sinais de outros aparelhos da TV Anhanguera como o TVU One (“Mochilink”) e TVU Mlink”. Esta transformação permite a operação centralizada (controle mestre) desde Goiânia para as estações de Anápolis, Luziânia, Rio Verde, Itumbiara, Jataí, Catalão e Porangatu.

TVU Comand Center instalado na TV Anhanguera/ Foto: Reprodução

A solução foi escolhida porque é uma solução baseada em Internet que permite a transmissão ao vivo ponto a ponto “de maneira acessível o compartilhamento bidirecional de vídeo ao vivo entre dois locais”, e que integrada com o TVU G-Link pode enviar e entregar vídeo HD. “Este sistema G-Link (composto por um TVU Server com licença de software TVU G-Link) é capaz de receber uma variedade de tipos e formatos de vídeo, incluindo entrada TVU One e TVU Anywhere transmissões, entrada SDI e fontes IP externas”, explicaram e afirmaram que o sistema também têm saídas em SDI e vários formatos IP em alta resolução, além de permitir que sejam enviados feeds para plataformas de mídia social como YouTube e Facebook através de um streaming IP.

“Trabalhamos com a equipe da CIS vários aspectos da nossa cadeia de suprimentos de mídia, e esse projeto foi mais um exemplo de como eles demonstram compromisso com o cliente, sempre trazendo confiança e soluções inovadoras que abordam nossos requisitos técnicos e operacionais”, explica Luis Duarte, Diretor de Tecnologia da TV Anhanguera. “Neste caso particular, queríamos adotar um sistema eficiente e econômico para transmissão ao vivo. Com o mercado de serviços na nuvem amadurecendo rapidamente, precisávamos de uma solução que oferecesse um ecossistema escalável para a TV Anhanguera com capacidade de agregar serviços em nuvem no futuro. Confiando na experiência e orientação da CIS, adotamos uma solução que nos permite preparar nosso ambiente para o futuro”.

Por Fernando Moura, em São Paulo