Streaming na América do Norte cresce com particularidades

O Relatório de TV paga e vídeo on-line da Omdia difundido pela Digital TV Europe mostra que na América do Norte, os serviços diretos ao consumidor cresceram significativamente em 2021 e 2022. Com tantos serviços de streaming “indispensáveis” saturando o mercado, mas que em 2023, os consumidores começaram a apresentar um comportamento de “rotatividade e retorno”, em que os usuários assinam serviços temporariamente.

A pesquisa “Omdia’s Pay TV & Online Video Report North America – 2023”, noticiada pela  Digital TV Europe, afirma que “junto com o autoagrupamento do consumidor, os proprietários corporativos perceberam que a saturação dos serviços potencialmente limita a aceitação da assinatura e começaram a se consolidar. Isso ocorreu na forma de fusões, aquisições e agrupamentos de canais on-line. Além disso, as camadas híbridas e a TV linear on-line (canais FAST e simulcasts) tornaram-se mais amplamente disponíveis em plataformas de dispositivos, serviços SVOD e serviços AVOD premium ao longo de 2022”.

Segundo o relatório, “embora 2020 e 2021 tenham visto a criação de janelas PVOD e PEST e conteúdo de alto valor indo direto para serviços de streaming próprios e operados, os estúdios e licenciadores voltaram a usar estratégias de janelas mais pré-pandêmicas em 2022. Com o retorno da normalidade nas janelas, é possível obter uma receita maior no nível do título.

 

Pela sua parte, no mercado norte-americano de streaming, “os canais FAST geraram pouco mais de US$ 4 bilhões em receita de anúncios em 2022. O crescimento da TV conectada impulsiona esse mercado e está criando uma experiência de TV linear on-line semelhante à experiência tradicional da TV por assinatura. Os serviços nativos de AVOD e SVOD estão integrando os canais FAST em suas ofertas”, explica a pesquisa.

Nos Estados Unidos, em 2022, “a taxa média de inflação foi de 8%. O aumento do custo de vida está forçando os consumidores a fazer concessões de gastos e incentivando o comportamento de voltar e retornar. Apesar das pressões inflacionárias, o mercado de SVOD cresceu em 2022; no entanto, a taxa de empilhamento de serviços aumentou, e mais consumidores começaram a recorrer a ofertas gratuitas com suporte de anúncios”.

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