Mais de 100 milhões de brasileiros têm smartphones; aparelhos inteligentes estão presentes em todas as classes sociais

Foto: Kantar Worldpanel.

Dados são de estudo elaborado pela Kantar Worldpanel

Foi-se o tempo em que os telefones eram apenas para fazer ligações. Hoje, nas mãos de mais de 100 milhões de brasileiros, os smartphones são uma realidade para quase 80% da população. Os dados são do Telecom Insights, estudo da Kantar Worldpanel que analisa o segundo trimestre deste ano. Ganhando cada vez mais espaço frente aos celulares com poucos recursos, os aparelhos com mais funcionalidades atingem atualmente todas as classes sociais, popularizando a internet móvel – 81 % da classe AB tem smartphones; na C e DE, respectivamente, a presença é de 80% e 76%. Para se ter uma ideia, no segundo trimestre de 2016, 18% das pessoas possuíam 4G. No mesmo período de 2018, o índice atingiu 53%.

E como a importância do item cresceu, as preocupações com os gastos se tornaram uma realidade. Para controlar o desembolso, 53% da população aposta em planos pré-pagos enquanto que 17% aderiu às contas controle. Quando considerado o gasto na hora de comprar um aparelho, aqueles de até R$ 1.000 são a porta de entrada para jovens de 7 a 11 anos. Os premium, acima de R$ 2.500, aparecem entre pessoas de 12 a 18 anos. Os adultos optam por telefones intermediários, com valores de R$ 1.001 a R$ 2.500. Os maduros, com mais de 65 anos, são mais presenteados com aparelhos em comparação com as demais faixas etárias. Quando compram o produto, optam por aqueles de até R$ 1.000.

De acordo com o levantamento da Kantar Worldpanel, a qualidade da câmera é o atributo mais importante para a escolha de um aparelho – 43%. Outra conclusão é que em tempos de instabilidade econômica e política cresce a importância de aparelhos usados.

Sobre a Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a Kantar Worldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.

Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3.500 funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.