Sinal analógico de sete capitais será desligado dia 30 de maio

ABERT, com edição da SET

 

No próximo dia 30 de maio, o sinal analógico de televisão deverá ser desligado em seis capitais do Nordeste (Maceió, Aracaju, Natal, Teresina e João Pessoa), duas capitais do Norte (Manaus e Belém) e outros 82 municípios destas regiões.  A população destas regiões já pode se beneficiar da qualidade da TV Digital como imagens muito mais nítidas e melhor qualidade de áudio. O desligamento do sinal analógico afetará cerca de 12 milhões de pessoas nestas regiões.

Para o desligamento efetivamente ocorrer, pelo menos 90% dos domicílios devem estar aptos para receber o sinal digital de TV aberta. O índice está determinado na portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Pesquisa divulgada nos próximos dias mostrará se o índice foi alcançado.

Para auxiliar o processo de digitalização e não deixar nenhum brasileiro sem o sinal da TV aberta, alunos voluntários do SENAI, que fazem parte da Patrulha Digital, estão percorrendo todas as localidades, auxiliando os moradores na instalação do conversor e sintonização do canal digital.

Nesta semana, em apenas um dia, a Patrulha Digital visitou 120 residências em João Pessoa (PB).

Também os feirões digitais estão ocorrendo em todas as cidades. No último domingo, Manaus (AM) recebeu a 2º edição do evento.

Centenas de pessoas tiraram dúvidas sobre o processo de chegada do novo sinal e aproveitaram para comprar televisores e conversores digitais com preços promocionais.

O diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, participou do Feirão e foi responsável por palestras durante os dias de evento. Segundo ele, a campanha da TV digital tem três etapas: as fases de conhecimento, compreensão e alerta.

“Entre a compreensão e a fase de alerta, eu costumo dizer que devemos dar a solução. O Feirão é uma espécie de solução, pois muita gente não tem direito de receber o kit ou condição para obter um. Reunimos os varejistas aqui de Manaus para vender televisores e conversores a preços acessíveis, além das palestras. Isto ajuda o povo a se digitalizar, para que ninguém fique sem TV”, afirmou ele.

A população cadastrada em programas sociais do governo federal, como por exemplo o Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos e Bolsa Família, tem direito a receber gratuitamente o kit digital, composto por cabos, antenas e conversor. Para agendar a retirada do equipamento basta ligar para o número 147.