SET:30: Ministro das Comunicações realiza reunião setorial no NAB 2023 com destaque para a TV 3.0

Juscelino Filho, ministro das Comunicações do Brasil, realizou reunião setorial envolvendo a radiodifusão brasileira para discutir, com foco em tecnologia, a agenda regulatória da Abert, Abratel e SET. Os temas principais foram TV 3.0 e espectro.

A SET cedeu sua sala no Las Vegas Convention Center, nesta terça-feira (18/4), para a primeira reunião setorial entre os CTOs (diretores de tecnologia) de todas as redes de televisão presentes na NAB 2023 e o Ministro Juscelino Filho e o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz, juntamente a representantes da Abert, Abratel e AGERT.

A reunião foi dirigida por Carlos Fini, presidente da SET, e nela os radiodifusores expressaram ao Ministro as suas inquietudes sobre o futuro da TV, espectro e continuidade do processo de desenvolvimento da TV 3.0, que foi considerada por Juscelino Filho uma prioridade e o principal motivo da reunião setorial. Segundo ele, “para dar continuidade ao projeto, e começar a definir o espectro, que é determinante para poder avançar com o processo de implantação da TV 3.0 e a transição do atual padrão”.

Entre os pontos da reunião, destaque para espectro e canalização, novos serviços de TV, TV 3.0 (estabelecimento do Grupo de Trabalho mencionado no Decreto assinado no dia 6 de abril pelo Presidente Lula), e demais ações voltadas à tecnologia.

Juscelino Filho disse à reportagem que a reunião foi importante para  debater e “balizar as diretrizes da implantação da TV 3.0 no nosso país e debater sobre a evolução da TV digital, que ainda temos muito a ser feito”. Ele disse ainda que estava satisfeito com os resultados alcançados e também por comparecer ao NAB Show e ao evento da SET, após 15 anos sem a presença de um Ministro das Comunicações, o que mostra a importância que o novo governo da à radiodifusão brasileira.

“Participar de perto é fundamental. Quando Helio Costa participou do SET:30 (em 2008), foi em um momento de transição da TV analógica para a Digital. Agora, chegamos aqui na transição da TV digital para a TV 3.0, que é a cereja da feira, com aplicações e tecnologia. Não temos dúvidas de que nossa equipe do MCom, junto da Anatel, e ao que couber ao governo brasileiro, farão o que for necessário para entregar o mais breve possível essa TV com melhor qualidade, áudio imersivo e conectividade integrada”.

Assista às entrevistas realizadas após a reunião:

Juscelino Filho, Ministro das Comunicações

Carlos Fini, Presidente da SET

 

Por Fernando Moura, em Las Vegas.