SET Tracks analisa TV 2.5

A 13ª edição do SET eXPerience TRACKS, analisou as características e benefícios da TV 2.5 que estão sendo implementada no país e como as novas tecnologias incorporadas permitem uma melhor experiência na hora de assistir.

O debate foi moderado por Eduardo Di Santoro Bruzetti (Engenheiro de Projetos, Record TV) e teve como convidados a Uirá Moreno Rosário e Barros (Analista Telecom III, Globo), Aguinaldo Rangel Boquimpani (Especialista Senior em TV Digital, Mirakulo) e Erick Soares (Expert em Tecnologia, Sony Brasil).

Soares abriu o debate falando sobre as vantagens que trouxe a incorporação da tecnologia HD-HDR na TV 2.5 e como o “mercado de televisores evoluiu” e nesse sentido, disse que um dos principais desafios do 4K HDR não é a resolução senão a forma como o telespectador assistir e se dessa forma ele pode usufruir dos benefícios da qualidade. “Essa distância é muito importante para visualizar a resolução e benefícios do 4K. Em 4K/UHD, a distância máxima é de 1.8m (6 ft) para uma tela de 65”. Para uma TV de 85”, a distância não pode superar os 2.7 metros”. Ainda referiu que em HDR é essencial ir “para a paleta de cores, para um espaço de cores Wide Color Gamut em Rec 2020, com espaço de cores maior e volume de cor, que esta atrelado diretamente ao HDR”.

Uira Moreno da Globo falou sobre o áudio imersivo  e como ele foi implementado na Globo, o que disse, permitiu que a Globo realizasse várias experiências com áudio imersivo Dolby Atmos, em 2020. “Começamos com o Carnaval do Rio em Fevereiro de 2017 com mixagem remota e Live Streaming para dispositivos móveis e chegamos a setembro de 2020 com 2 transmissões “PIB Atmos SBTVD no canal 5 da Globo São Paulo. Aqui fizemos uma operação fim-a-fim, que foi desde a captação, produção, CEO até a transmissão. Ou seja, um escopo operacional e comercial dentro do Canal, um produto que permitiu  realizar a primeira transmissão Atmos Lives ISDB-T”.

Finalmente, Rangel Boquimpani (Especialista Senior em TV Digital, Mirakulo), analisou as vantagens do DTVPlay, a nova plataforma de Interatividade, “a plataforma permite que as emissoras aprimorem a experiência do usuário. O framework de Web Services do DTVPlay permite identificar o espectador apresentando um ambiente de login; além de personalização do conteúdo, detectar as capacidades da TV e habilitar conteúdo customizado (UHD 4K, HDR, Áudio Imersivo), e targeted advertising”.

Veja aqui o debate completo sobre TV 2.5 moderado por Sérgio Di Santoro:

Décimo terceiro SET eXPerience Tracks – Evento completo