SET participa de comemoração dos 60 anos da ABINEE

Carlos Fini, Presidente da SET e  José Munhoz, secretário executivo da entidade participaram do evento em representação da SET, junto com mais de 500 convidados, entre ministros, representantes do Executivo e Legislativo e empresários.

Carlos Fini e José Munhoz (SET) com Israel Guratti (ABINEE) / Foto: SET

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee ) realizou na quinta-feira (1 de dezembro) o Almoço Anual da Indústria Elétrica e Eletrônica, no Clube Monte Líbano, em São Paulo. Em comunicado, a entidade afirma que “a importância do processo de reindustrialização do País e as medidas para melhorar a competitividade do setor produtivo foram os principais assuntos abordados durante o evento”.

Na abertura do Almoço, o presidente do Conselho de Administração da Abinee, Irineu Gouvêa, lembrou dos fatos marcantes de 2022, “fruto de um intenso trabalho realizado pela Abinee, entre eles, a renovação do Padis, a garantia constitucional da Política de TICs e a chegada do 5G ao mercado”, afirma a entidade.

Govêa disse que “por sua importância e representatividade, a Abinee tem estado na linha de frente dos principais debates envolvendo os rumos do País. As instabilidades que temos vivenciado nos últimos anos nos impulsionam ainda mais a buscar soluções conjuntas para as dificuldades apresentadas”, e lembrou que ainda há uma série de desafios a serem enfrentados pelo próximo governo para garantir a melhora do ambiente de negócios, como a Reforma Tributária e administrativa.

O presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, comentou que este foi um ano que apresentou fortes oscilações de expectativas, impactos externos e incertezas político-econômicas que refletiram no desempenho do setor. “Foi um ano marcado pela crise de semicondutores e matérias-primas, lockdowns na China, guerra da Ucrânia, que prejudicaram as importações de um setor bastante dependente de insumos externos.

Barbato afirmou, ainda, que “diante das dificuldades, o setor novamente demonstrou sua resiliência, capacidade produtiva e o poder de se tornar cada vez mais eficiente. Dessa forma, encerramos 2022 com resultados de faturamento e produção semelhantes aos do ano passado. Porém com expressivo aumento no nível de emprego, superando a marca dos 272 mil trabalhadores diretos, e nas exportações, com incremento de mais de 15%”, pelo que “acreditamos que o Brasil está preparado para o futuro e para continuar atraindo investimentos. E nesse contexto a indústria é um bem essencial.”

Homenagens

Foto: Abinee

Durante o evento, a Abinee prestou homenagem ao deputado federal, Ricardo Barros, “por sua constante interlocução com o setor eletroeletrônico para o encaminhamento dos temas de interesse da indústria. Líder do governo no Congresso, Barros esteve à frente do acordo que acabou originando a PEC 10/2021 e que se transformou no início deste ano na Emenda Constitucional Nº 121 de 2022. A medida garantiu constitucionalmente a manutenção do equilíbrio entre os incentivos da Política de TICs para as indústrias de fora e dentro da Zona Franca de Manaus”, afirma a entidade.

Também foi homenageado o executivo Benjamin Sicsu, por sua relevante atuação e contribuição ao setor eletroeletrônico. Sicsú falou sobre a urgência do processo de reindustrialização do País. “Precisamos que o Brasil suba da participação dos 9% atuais para os 30% que tínhamos antes, pois só um país com uma indústria forte, ciência e tecnologia consegue ter sucesso”, afirmou Sicsú.

Além de Sicsú e Barros, a Abinee também homenageou o ministro da Economia, Paulo Guedes; e o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade – cuja entrega da honraria ocorreu durante a reunião do Fórum Nacional da Indústria (FNI), realizado antes do evento da Abinee também no Clube Monte Líbano.

* Com informações da Abinee