SET Nordeste 2019: o mercado de satélite está em transformação
Um dos painéis do segundo dia do SET Nordeste 2019 tratou sobre os Serviços de Satélites.
Edson De Vito, diretor de Vendas para América Latina na ABS Satellites, e Jurandir Pitsch, vice-presidente de Vendas da SES, foram os palestrantes. A moderação ficou a cargo de Francisco Peres, gerente de Tecnologia da TV Globo.
De Vito foi o primeiro a se apresentar. Ele destacou em sua palestra as tendências da indústria satelital, como a propulsão elétrica e o very small – GEO.
A propulsão elétrica, também chamada de propulsão iônica, dá uma vida útil maior aos satélites, reduz os custos de lançamento e operação e ainda deixa o satélite mais leve.
Com relação a inovação very small – GEO, os satélites possuem massa pequena de lançamento o que possibilita implantação em seus vários slots orbitais. A configuração é flexível o que permite várias missões, além do baixo custo e a fabricação rápida.
Todas essas características corroboram para que a empresa operadora do satélite seja capaz de arcar com os custos para a implantação, além de ampliar a atuação de mercado partir de vários slots orbitais.
Pitsch corroborou com a apresentação de De Vito ao acrescentar duas tendências ao mercado satelital: a reutilização de foguetes, que expande o acesso ao espaço e o going digital, ou seja, satélites analógicos se tornando digitais, logo, isso permite um tamanho menor, flexibilidade da missão e melhor largura de banda.
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