SET IJBE foi propulsor para lançamento de livro de jornalista na Bienal do Livro

Lucas  V. de Araújo lança livro na 25ª Bienal do Livro de São Paulo. Foto: Tainara Rebelo

A experiência de três anos publicando no periódico da SET IJBE rendeu ao jornalista e professor na Universidade Estadual de Londrina (UEL ), Faculdade Cásper Líbero e do Centro Universitário FAG (Fundação Assis Gurgacz), Lucas  V. de Araújo, a conquista de publicar um livro na 25ª Bienal do Livro de São Paulo, em 2018. “Foram três anos publicando artigos científicos na revista que, aliados aos meus estudos na Universidade Metodista de São Paulo, contribuíram para a minha tese de Doutorado e, consequentemente no livro (intitulado ‘Inovação em comunicação no Brasil’)”, explica Lucas.

No livro, Lucas teve como objetivo identificar, caracterizar e analisar as principais iniciativas de inovação e comunicação no Brasil e traçar a relação que elas têm com o ecossistema. “Peguei um universo de pesquisa que envolveu startups, empresas de mídia, fundos de investimento e organizações de fomento em todo o país. Dei preferência às maiores e mais conhecidas porque são elas que ditam as tendências deste mercado”, explica. O resultado é uma análise a partir de o que elas estão fazendo em inovação, como, por quê, e que tipo de resultado estão obtendo.

“Estava receoso com o tema, mas foi uma das melhores decisões que tomei. Publicar no SET IJBE me deu o espaço que eu precisava para organizar este projeto. Hoje, o livro traz uma visão do contexto atual dessas inovações e nos possibilita uma visão do futuro”, afirma.

Experiência no IJBE

“Publiquei pela primeira vez em 2016. Foi um artigo que teve uma ótima receptividade. Falava sobre a possibilidade de uma máquina possuir ética na produção de notícias”, relembra o jornalista.

Neste ano, o autor submeteu outro artigo para a Revista SET IJBE sobre o uso de inovações tecnológicas – como Linguagem NGL , algoritmos de programação e IA – nas empresas de mídia Brasileira. “Este artigo recebeu um grande destaque no livro”, comenta.

A iniciativa de publicar no periódico surgiu a partir de recomendações e reconhecimento do Congresso de Tecnologia da SET como uma importante porta para atualização de mercado. “Quando soube que haveria uma edição do SET IJBE e que eu teria uma possibilidade de publicar lá e ainda participar do congresso SET EXPO, imediatamente submeti meu artigo!”, recorda. Ainda de acordo com o jornalista, o maior incentivo foi o fato de fato de ter recebido ótimas referências do Congresso. “O SET IJBE e o Congresso da SET são organizados por engenheiros e profissionais que conhecem muito bem a área de tecnologia. Assim, eu teria condições de ter o respaldo de pesquisadores e profissionais com um conhecimento profundo sobre meu objeto de pesquisa. Ademais, a IJBE é uma revista indexada em diversas bases de dados internacionais, com parecerista de outros países, além de ter número DOI.”, afirma.

“Destaco que o SET IJBE sempre publica o que há de mais avançado nos estudos de comunicação e tecnologia, foi uma das principais razões que busquei esse espaço para publicar o meu trabalho”, conclui o autor.

O livro de  Lucas está disponível para venda na Amazon, livrarias credenciadas pela Editora Metodista e no site espacoeduca.com.br. O artigo Algorithms, artificial intelligence and NLG in the production of Brazilian journalism será publicado na edição de 2018 do SET IJBE.

O autor também será um dos profissionais a se apresentar no Painel Acadêmico do Congresso de Tecnologia do SET EXPO 2018.

Mais informações sobre o SET EXPO aqui.

Envie o seu artigo para o SET IJBE até 30 de setembro de 2018.

Mais informações sobre o SET IJBE aqui.

 

Por Tainara Rebelo, de São Paulo.