SET eXPerience TRACKS explica como foi realizada a produção remota das Olimpíadas 2021

Produção remota e redução de pessoal em Tóquio são destaques da produção das emissoras brasileiras

A 8ª edição do SET eXPerience TRACKS teve como tema: “Produção Remota – Olimpíadas 2021”, e contou com a presença de Thiago Perrella (Diretor de Engenharia da Televisão Bandeirantes), Fernanda Siqueira (Gerente de produção da área de experiências YouTube) e Gilberto Castanon (Diretor de distribuição de Conteúdo, Globo), e a moderação de Gabriel Dias, Gerente de esportes na Jovem Pan.

Os participantes explicaram as diferentes experiências vividas nos últimos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, e como desde as suas funções trabalharam para levar a melhor “experiências aos telespectadores”.

Fernanda Siqueira, gerente de produção da área de experiências YouTube, trabalho para a OBS, host broadcast dos Jogos Olímpicos e disse que a maior diferença desta edição foi a redução drástica das equipes de cobertura in-loco por parte das emissoras detentoras de direitos, mas que a equipe da organização não mudou. O que se houve, explicou foi uma “Diminuição no espaço do IBC (International Broadcast Center)”, e que OBS trabalhou em uma central técnica compartilhada.  “As OBVan (unidades móveis) de desgranaram para reduzir a quantidade de pessoas em um mesmo ambiente, Então a equipe que cuida da qualidade de vídeo esteve em uma cabine, os replays da EVS foram semi-remotos porque estavam em outro lugar”.

A diminuição de pessoal e equipamento foi o destaque do Diretor de distribuição de Conteúdo da Globo, Gilberto Castanon quem afirmou que “antes da pandemia tínhamos pensado levar a Tóquio 23 pessoas de tecnologia. Com a simplificação de OBVan, estúdio e cobertura pelo Covid-19 e as restrições foram apenas 2 pessoas”, e explicou que tudo mudou quando foi decidido que a Globo não teria estúdio na Vila Olímpica. “No esporte tínhamos uma redação externa. Com a mudança do estúdio e ele no Rio de Janeiro, acordamos com o esporte que eles realizariam alguns serviços na redação e nas venues (locações), Caímos de 23 para duas pessoas. É assustador mostrar que é possível fazer o evento mais importante do planeta com toda a diversidade e esforço de operação no Brasil com apenas duas pessoas no Japão”.

O caso da BandSport não é diferente, Thiago Perrella (Diretor de Engenharia da Televisão Bandeirantes), disse no SET eXPerience Tracks que devido a pandemia “fechamos o trabalho com uma equipe muito reduzida, não só em custo, mas também em pessoas. Na Olímpiadas pensamos em porque não fazer remoto e comutação de matriz com todas as fontes e recepção com 14 feed limpos. Dessa forma chegando ao ponto de não mandar ninguém da área técnica para Tóquio. Fizemos todos os bookings dos espaços como mixer zone e posições de comentário na natação, voleibol, e a parte técnica contratamos dois japoneses que falassem portugueses. O restante da equipe trabalho com equipes de mobilidade, e o evento como um todo foi produzido na estação, em São Paulo”.

Para ver e rever esse bate-papo, acesse https://setexperience.org.br

Por Fernando Moura, em São Paulo