Debate da SET, SBT e Kantar IBOPE Media supera expectativas e discute alternativas para o futuro pós-pandemia

Com excelente resultado, webinar contou com cerca de 450 participantes e focou nos novos hábitos de consumo e seu impacto para as marcas 

“Tornar-se digital ou ficar para trás”: esse foi o recado de executivos da Kantar Brasil no webinar realizado pela SET na tarde desta quarta-feira, 22 de abril.

O encontro online, intitulado “Covid-19: impactos no consumo e nas marcas no Brasil”, teve cerca de 800 inscritos e mais de 450 participantes do mercado de mídia e entretenimento.

“O resultado foi excelente e revela a importância do tema neste momento”, avaliou Roberto Franco, Head de Assuntos Institucionais do SBT e membro do Conselho Deliberativo da SET.

“Há algum tempo, tenho trazido para a SET a discussão de como a tecnologia está afetando o consumo de mídia e como os hábitos de consumo de mídia induzem o desenvolvimento tecnológico”, disse.

“Esse cenário por si só já é bastante desafiador, mas, com a pandemia, – um fator desestabilizador -, o momento exige líderes, profissionais e corporações que tomem decisões rapidamente”. “Esse foi o objetivo do encontro: oferecer dados e insights que ajudem na tomada de decisão”, explicou.

Além dele, participaram Andrea Costa do Nascimento, Gerente de Inteligência de Mercado  do SBT e os executivos da Kantar IBOPE Media no Brasil:  Melissa Vogel, CEO; Silvia Quintanilha, Diretora de Geral de Atendimento e Rodrigo Albuquerque, Diretor da Divisão Consulting.

Após uma breve abertura, no qual fez uma reflexão sobre o contexto atual e uma análise sobre a curva de adoção e de inovação de novas tecnologias, Franco passou a palavra para Vogel.

A executiva explicou como a pandemia de coronavírus impactou o consumo de conteúdo. “Desde o início da pandemia”, disse, “a Kantar vem estudando seus efeitos no consumo de mídia, focando nos meios de comunicação tradicionais, como a TV e o rádio.”

“No Brasil, entre os dias 16 e 20 de março, primeira semana da quarentena, a audiência do jornalismo na TV cresceu 26%. Esse crescimento é consequência da credibilidade do jornalismo feito pelas emissoras. Dados revelam que 79% das pessoas confiam na TV para buscar informação confiável”, revelou.

Na sequência, Silvia Quintanilha focou no posicionamento e na credibilidade das marcas perante os consumidores.

“Em cenários de crise, as marcas precisam analisar se vão cortar custos, manter os preços ou aumentar investimentos”, disse. “Independentemente dessas decisões e do ramo de atividade, as empresas precisam se alinhar às orientações das autoridades de saúde.  As pessoas lembrarão como as marcas reagiram a essas orientações e os relacionamentos construídos agora, baseados em credibilidade, serão fortes e duradouros após a crise”, aconselhou.

Rodrigo Albuquerque finalizou o webinar com dados sobre inovação em meio à pandemia. “Executivos e empresas precisam entender, neste momento, a importância do digital e de seus efeitos no comportamento de consumo”, salientou.

“As marcas que não entendem como comercializar no mundo digital ficarão para trás”, enfatizou. “É importante investir em sistemas que ajudem as empresas a mudar no ritmo em que os consumidores estão mudando”. “Marcas que assumam liderança ousada e centrada nas pessoas serão as mais notadas e valorizadas”, finalizou.

SET Business Webinar

Este webinar foi o primeiro encontro da série SET Business Webinar, produzida com exclusividade pela SET. Os próximos encontros, com datas ainda a serem divulgadas, abordarão novos e desafiadores temas como o mercado de trabalho, as novas profissões e as novas competências diante dos cenários que se apresentam.

Informações e inscrições gratuitas em: www.set.org.br.