Quatro estados e o Distrito Federal lideram a cobertura do 5G no Brasil

Moradores de Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará estão entre os que mais possuem acesso à cobertura da nova tecnologia. Já foram instaladas antenas em mais de 400 munícipios do país, ou seja, mas de 50% da cidades. 

O Ministério das Comunicações (MCom) afirma que no primeiro ano de implementação da tecnologia 5G no país, “o Distrito Federal, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará estão na liderança quando se fala em moradores cobertos pela tecnologia da quinta geração de redes móveis. São 402 municípios com antenas instaladas, o que representa 53,3% do total de cidades cobertas em todo o Brasil”.

Foto: Anatel

“Essa agilidade em levar o 5G para os brasileiros é resultado do nosso compromisso em promover a inclusão digital e social de todos. Essa é uma determinação do presidente Lula e nós estamos trabalhando em conjunto com as operadoras para antecipar as entregas e trazer os benefícios dessa tecnologia ainda mais cedo para toda a sociedade”, explica o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

A primeira antena do 5G instalada no Brasil foi no Distrito Federal. A região conta hoje com 96,87% dos moradores com possibilidade de acesso à nova tecnologia. Entre os estados, Alagoas é o que avança com mais rapidez na implementação da quinta geração de redes móveis. Já são 94 municípios com antenas instaladas e 82,36% da população coberta pela nova tecnologia.

Em seguida estão Rio de Janeiro, com 74,29% dos moradores cobertos; São Paulo, com 127 municípios com a cobertura; e Ceará, que possui 157 municípios com antenas 5G disponibilizando acesso para 62,84% dos moradores do estado.

Brasil

Atualmente, 753 municípios possuem a tecnologia 5G liberada para os cidadãos, incluindo todas as capitais brasileiras. São mais de 12,5 mil estações de quinta geração instaladas em todo o país, considerada a maior rede do mundo de 5G standalone, padrão que oferece ao usuário melhor experiência no uso da internet móvel.

Já são mais de 10 milhões de usuários de 5G no país. Para esses brasileiros, a tecnologia da quinta geração de redes móveis está facilitando o dia a dia, principalmente dos que precisam de internet com qualidade para produzir. Isso porque o 5G é até 10 vezes mais rápido que o 4G e permite o compartilhamento de dados em tempo real.

O MCom afirma, ainda, que “a implementação do 5G continua. A limpeza da Faixa 3,5 GHz já ocorreu em 1.610 municípios, abrangendo em cobertura mais de 141 milhões de brasileiros. A chegada do 5G no país movimenta negócios em diversas áreas, como inteligência artificial, processamento de dados, metaverso, e-commerce, indústria, logística, transporte, saúde, educação e agronegócio”.

  • Com MCom