Nota de pesar: Falece Erick Schmidt de Andrade

Faleceu aos 86 anos, no dia 06 de outubro de 2023, às 11h30 em São José dos Campos, SP, o engenheiro Erick Sergio Schmidt de Andrade, após longa enfermidade. 

Nascido o dia 6 de janeiro de 1936, no Rio de Janeiro, era filho de Cícero Alves de Andrade e Lydia Else Schmidt de Andrade. Prestou vestibular no Rio de Janeiro, residiu em Belo Horizonte, se formou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, Interior de São Paulo, em 1960, formando parte da turma de 1956. Ele se casou em São José dos Campos, no dia 27 de maio de 1961, com Maria Helena Neves de Oliveira.

Foto: Reprodução

Andrade era especialista em antenas e prestava assessoria para várias rádios, realizando projetos de sistemas irradiantes para as estações de rádio em AM ondas médias e curtas e também FM. Um dos seus projetos icônicos foi o desenvolvimento e implantação das antenas da Radio Cultura no Parque Novo Mundo, contaram à reportagem Miguel Cipolla Júnior e Wilson Martins. Segundo Cipolla Junior, Schmindt de Andrade foi assessor da TV Cultura na área de RF e projetos técnico-legais.

Wilson Martins afirmou em nota enviada a SET que foi apresentado “a Schmidt de Andrade por um amigo técnico das rádios Tupi e Difusora em São Paulo. Há mais de cinco décadas, o Eng. Andrade contratou-me como estagiário e desde o primeiro dia aprendi seu slogan T.VB.VM.V S.V. Foram alguns anos de convivência no universo da rádio frequência, recheados de muitos ensinamentos em radiodifusão, antenas e serviços na faixa das ondas Tropicais, Médias, Curtas, FM, TV-VHF/UHF e Microondas. Eram tempos das réguas de cálculo, tábua de logaritmos, cartas topográficas do IBGE, IGG e Militares. Gênio na matéria, fazia questão de ensinar, não só na prática, tudo que sabia sobre o mundo misterioso das antenas e o mundo invisível das ondas de rádio, para nós, os novatos na matéria. Idealista ao extremo incentivou, orientou e apoiou o desenvolvimento de indústrias de equipamentos para radiodifusão, além de trabalhar ativamente no desenvolvimento de redes em emissoras de TV e redes municipais de TV. Era uma época em que satélites de comunicação só existiam em filmes de ficção. Época também do início da utilização em grande escala de canais de TV em UHF e das emissoras de FM comerciais e educativas”.

Segundo Martins, Schmidt de Andrade “foi também o grande precursor da engenharia de radiodifusão no Brasil. Ao longo desses anos todos, fui testemunho de sua nobre missão de ensinar e compartilhar sua sabedoria, haja visto o encaminhamento que fez a outros inúmeros colegas de ofício, que também tiveram o privilégio de estagiar e depois galgar com seus ensinamentos outros grandes projetos  desenvolvidos por inúmeras entidades da radiodifusão em nosso país. Do aprendizado inicial na TV TUPI-SP e posterior ingresso na TV Cultura de São Paulo, também pelas mãos do Eng. Andrade, onde foram lançadas as bases do que chamávamos de Rede do Interior, guardo grandes recordações de aprendizado, convívio e desafios vencidos graças a esse grande ser humano, sempre disposto a ajudar. Dr. Andrade, esteja onde estiver, continue a sua missão e mantenha seu slogan, T.V B.V M.V S.V, que poucos não conhecem, mas para quem não sabe ou não se lembra, quer dizer: Te Vira com Boa Vontade, Muito Velozmente e Sem Vacilar”.

Turma 1960 do ITA / Foto: Reprodução

Nas redes sociais, a Rádio Circuito das Águas FM 90,3 de Caxambu, Minas Gerais, prestou homenagem ao engenheiro e afirmou que na década de 1970 realizou junto ao Ministério das Comunicações revisões de temas técnicos e avançou na “implementação das primeiras emissoras em frequencia modulada (FM)”. Pela sua parte, em comunicado, a AESP afirma que Schmidt de Andrade era “obstinado e de gênio carismático, exímio calculista de sistemas irradiantes diretivos de Onde Media, conseguia otimizar espectralmente as proteções de estações nacionais e internacionais no auge das emissoras em Onda Média, considerando a complexidade dos cálculos e métodos de propagação diurno e noturno”,

Eduardo Cappia e José Mauro Ávila, do GT de Rádio da SET e o Comitê Técnico AESP, afirmam que no perfil oficial da entidade numa rede social que “os que puderam conviver com ele, pessoal e profissionalmente em determinada fase da vida, sabem o que representou na radiodifusão brasileira, tendo participado e trabalhado em várias emissoras do País.

A SET se solidariza com a família e oferece os seus votos de pesar à ela e todos os amigos, desejando a paz e o conforto.