NEC, DOCOMO e NTT participam de testes experimentais de 6G

A NEC Corporation anunciou a colaboração em ensaios experimentais para o desenvolvimento do sistema de comunicação móvel de 6ª geração (6G) juntamente com a Docomo e a NTT. 

Em comunicado, a NEC afirma que “o 6G exigirá avanços importantes na tecnologia de comunicação a fim de atingir velocidade e capacidade 10 a 100 vezes maiores do que com o sistema de comunicação móvel de 5ª geração (5G), isso com um consumo de energia ultrabaixo de 1/100 e cobertura que vai das profundezas do oceano às alturas do espaço sideral”.

Segundo informou a empresa, esta trabalhará junto com a DOCOMO e a NTT (Nippon Telegrafh and TeIephone Corporation) em uma tecnologia MIMO (Multi Input Multi Output), que funciona entre as antenas de estações base dispersas em uma área e terminais de usuário, e é distribuída para utilizar a banda média de 6 GHz (ou superior) para a banda sub-terahertz e tecnologia de transmissão multiplex OAM, que realiza grande capacidade por multiplexação espacial de ondas de rádio de banda de alta frequência. A NEC também realizará P&D em tecnologias de dispositivos para reduzir o tamanho e o consumo de energia, bem como tecnologias de beamforming de alta precisão, métodos de transmissão e modelos de propagação adequados para bandas de alta frequência. “Isso se soma ao desenvolvimento de tecnologias de otimização e processamento de sinal utilizando Inteligência Artificial (IA). A NEC pretende desenvolver e realizar essas soluções para dar suporte ao início dos serviços 6G da DOCOMO e da NTT com foco em 2030”.

As tecnologias OAM servem, segundo explicou à NEC a reportagem, “para aumentar o número (de multiplexação) de sinais de dados a serem transmitidos ao mesmo tempo, colocando um sinal em uma pluralidade de ondas de rádio com diferentes status de momento angular orbital (modo OAM) e transmitindo-os sem fio. Ao combinar métodos convencionais de multiplexação de polarização, pode-se obter uma eficiência de utilização de frequência ainda maior e maior capacidade. A utilização de ondas milimétricas e ondas sub terahertz é desejada para ampliar a distância de transmissão”.

Segundo o comunicado, “a NEC vê o 6G não apenas como uma evolução na tecnologia de rádio, mas também como uma infraestrutura social que combina o uso de comunicações ópticas, sofisticação operacional por meio do IOWN, um conceito para a realização de novas sociedades inteligentes que ainda não são possíveis com a Internet de hoje e a infraestrutura de serviços/aplicativos, como computação distribuída e IA. Por meio de atividades com a DOCOMO e a NTT, a NEC acelerará a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de comunicação para 6G e trabalhará para criar valor social ao realizar serviços 6G”.

“A NEC e a DOCOMO trabalham juntas desde 2014 para o desenvolvimento de tecnologias sem fio e na criação de novos casos de uso para o lançamento comercial do 5G. Estamos muito satisfeitos em colaborar com a NEC como parceira nesses testes de 6G. A DOCOMO e a NTT agora iniciarão a verificação de tecnologias que permitem comunicação estável em novas bandas de frequência, como bandas sub-terahertz, que alcançam grande capacidade e contribuem para a comercialização de 6G com parceiros verticais da indústria”, afirma Naoki Tani, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da DOCOMO.