Grupo Globo: Monitoramento de dados se transforma em um produto estratégico

Durante evento realizado em São Paulo, Grupo Globo mostra o impacto do software Zabbix na gestão de dados da empresa e como a ferramenta se tornou parte do negócio em si. Ainda foi analisada a experiência do Grupo com a Google Cloud Platform.

Gabriel Branco da Globo / Foto: Divulgação

Realizou-se, na última semana, na capital paulista, o Zabbix Conference Brazil 2022, evento sobre monitoramento de dados na Indústria 4.0, que reuniu dezenas de profissionais de TI e atingiu cerca de cinco mil pessoas online. O Grupo Globo participou com duas palestras que mostraram a evolução do uso da plataforma na empresa e em seu modelo de negócios. Em uma delas, Gabriel Branco e Filipe Paternot, da área de Monitoramento,explicaram  a trajetória de quase uma década com a  Zabbix. “Atualmente a ferramenta e suas integrações atendem grande parte das necessidades de métricas da Globo”, explicou Branco logo no início.

Como resultado desta evolução, houve uma quebra de paradigma. “Há dois anos, integramos o monitoramento ao escopo do negócio, uma transformação que batizamos de “produtificação”, disse. “Tornamos o monitoramento mais do que uma solução, mas em um produto com valor agregado ao business Media Tech”, descreveu. Essa mudança é vista como uma vitória e o gestor não deixa de expressar seu sentimento em relação ao processo. “É apaixonante ver algo que surgiu na Globo.com se tornar parte do negócio da Globo”, disse. “Conseguimos que a empresa acreditasse neste trabalho”, acrescentou Paternot.

Em 2012, no entanto, o cenário era diferente. Segundo Paternot, eram utilizadas múltiplas ferramentas de monitoramento focadas somente na plataforma Globo.com, onde a implantação começou. Na época, o objetivo era monitorar os aspectos críticos relacionados às funcionalidades do portal, como a hospedagem, os servidores, a usabilidade, entre outros. “Tínhamos cinco ferramentas que precisavam ser controladas 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em sua maioria, eram soluções de prateleira que não conversavam entre si e geravam um grande ônus por demandarem constante atenção da equipe”, comentou Branco.

Gabriel Branco e Filipe Paternot da Globo no Zabbix 2022 / Foto: Divulgação

“Passamos anos tentando melhorar este sistema, incluindo a criação de ferramentas próprias para minimizar as dificuldades operacionais. Em 2012, fizemos um estudo para descobrir uma solução que resolvesse o problema. Analisamos 14 softwares durante três meses e escolhemos o Zabbix pelas funcionalidades apresentadas e também pelo fato de ser gratuito e de código aberto”, descreveu Filipe.

“Ao longo do tempo, fizemos a troca e a desativação das ferramentas legadas, participamos de treinamentos e nos tornamos profissionais certificados Zabbix” disse Gabriel e acresconteou que “em 2019, com a fusão das empresas Rede Globo, Globosat e Globo.com e o novo posicionamento estratégico do Grupo Globo, expandimos o uso do Zabbix e suas integrações para os demais produtos como os Canais Globo e a Globoplay”.

No final, os palestrantes abordaram também o momento atual , no qual a Globo está migrando seus serviços para nuvens de forma integrada. “Nossa ideia é usar todas as plataformas como Alibaba, AWS, Azure, GCP e OCI”, disse  executivo.

Integração, economia de tempo e recursos

A integração do Zabbix com um serviço de nuvem como o Google Cloud Platform (GCP) foi tema da palestra ministrada por Marianna Portela, analista sênior de Infraestrutura e Cloud da Globo. “Desde que o Grupo Globo se tornou uma Mídia Tech, o Zabbix tem ajudado bastante pela diversidade de soluções que apresenta. É muito fácil integrá-lo com outras ferramentas, o que nos ajuda a poupar tempo e recursos”, falou. “Hoje, o Zabbix bate de frente com ferramentas pagas e licenciadas e, como foi falado aqui, se você tiver criatividade, ele oferece a você muitas possibilidades”, elogiou. “O Zabbix demanda estrutura e planejamento caso você queira usá-lo em larga escala. Porém, como já vínhamos trabalhando assim, hoje ele é um braço muito forte tanto para o monitoramento de serviços oferecidos para clientes externos, quanto para ferramentas internas muito importantes”, descreveu. “No caso da GCP, implantamos uma solução que mistura recursos nativos com integrações diretamente com a cloud, que nos permite uma oferta de serviços mais completa”, explicou.

Se quiser assistir as palestras do  Zabbix Conference Brazil 2022, é possível assistir clicando neste link.

 

Por Fernando Moura, com Ascom Zabbix Conference