NAB 2018: ChyronHego e Epic Games integram o Unreal Engine com o software AR e um Set Virtual

A ChyronHego apresentou neste domingo (8/4) a sua nova “plataforma gráfica 3.0” que permitirá de forma escalável mudar a forma que se operam os gráficos em tempo real

Marco Lopez, CEO da ChyronHego

Com a integração anunciada as emissoras de notícias e os clientes do software Neon e Plutonium da ChyronHego “poderão aproveitar os recursos de renderização e efeitos especiais em tempo real da Unreal para adicionar novos elementos realistas e hiper-realistas aos seus conjuntos set virtuais”.

O novo CEO da ChyronHego, Marco Lopez, disse na coletiva à imprensa no Las Vegas Convention Center que com a “graphics Plataform 3.0” a empresa criará uma nova forma de produção de conteúdos e levará para as produções ao vivo “data” em tempo real obtida por “soluções automatizadas e desenvolvidas especialmente para este tipo de conteúdos”.

“O nosso avanço passa por gráficos com HDR Output em 16-bit com a possibilidade de realizar a saída em 4K e em 4K HDR ao mesmo tempo. A novo conceito passa por ser mais eficiente na criação de conteúdos dentro dos diferentes workflows”.

Um dos principais anúncios é a integração total como os conhecidos “Epic Games” com a possibilidade de realizar rendering em tempo real “explorando diferentes possibilidades” e avançar para novos mercados, “levando a nossa expertisse” e permitindo a integração juntando “os dois mundos”.

Outra das novidades é a denominada Stadium & InVeneu, plataforma que integra soluções da EVS, Sony e GrassValley e reforça o trabalho conjunto em um ecossistema de gráficos em tempo real. Outra das novidades é a introdução da “Data” em tempo real nas produções esportivas o que, segundo os executivos da ChyronHego presentes na coletiva de imprensa, “mudará a forma de produzir conteúdos ao vivo porque poderá trazer para  a transmissão todo tipo de informações em tempo real captadas por diferentes câmeras e pontos de controle de Data colocados no estádio”.

Segundo os executivos a real diferença desta tecnologia será a “possibilidade de utilizar menos recursos técnicos e humanos na captação de informações (data) e gerar conteúdo de forma automática e credível” de forma virtualizada. “Integração dará aos produtores de notícias novas ferramentas poderosas para contar uma história melhor e cativar os espectadores por meio de gráficos on-air com qualidade de jogos”

Ainda, a empresa apresentará na NAB que começa nesta segunda-feira, (9/4) novas soluções em Master Control, com uma nova plataforma que integra e conecta por meio de IP e permite trabalhar com geolocalização.

 

Por Fernando Moura, em Las Vegas.

  • Fernando Moura é professor da Universidade Anhembi Morumbi e da PUC-Campinas.

 

Sérgio Constatino da Panasonic fala sobre a indústria audiovisual brasileira e global em um conceito de Media Entertaiment

Revista da SET entrevista direto de Las Vegas a Sérgio Constatino da Panasonic sobre as mudanças de conceito dos grandes players que caminham para grandes provedores de Media Entertaiment com soluções integradas

Publicado por SET Brasil em Segunda, 9 de abril de 2018