Ministro Juscelino Filho visita Anatel e elenca prioridades do Governo Federal para o setor

A agência reguladora é vinculada ao MCom, assim como a Telebras e os Correios, que o ministro deve conhecer nos próximos dias.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, visitou a sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em Brasília (DF), nesta quinta-feira (19), onde se reuniu com o presidente da instituição, Carlos Baigorri, e conselheiros. Os membros da entidade – que é vinculada ao MCom – conheceram temas prioritários para o Governo Federal, como a qualidade do 5G e do 4G, a conectividade em escolas públicas e a distribuição de kits de parabólica para famílias inscritas no Cadastro Único.

Foto: Pablo Le Roy/MCom

“Só vamos conseguir combater a pobreza e a desigualdade no Brasil levando desenvolvimento e oportunidades para a população”, lembrou o ministro. Ele também enfatizou para os conselheiros da agência reguladora a importância de trabalharem em sintonia para “alcançar os resultados que a sociedade espera do governo do presidente Lula” e elencou os principais pontos para o início da gestão, como inclusão digital e social, democratização do acesso à internet e garantia de conexão para comunidades carentes e remotas.

O presidente da Anatel agradeceu a oportunidade do encontro e colocou a estrutura da Agência à disposição da Pasta para enfrentar os desafios citados pelo ministro. A visita faz parte de uma série de reuniões que Juscelino Filho realiza com representantes do setor de Radiodifusão, Telecomunicações e serviços postais para conhecer as demandas e fomentar as ações que serão priorizadas pelo MCom na sua gestão.

Empresas públicas

Além da Anatel, são entidades vinculadas ao MCom a Telebras, responsável por levar conectividade em alta capacidade às localidades do país, e os Correios, que trata dos serviços de logística e comunicação para distribuição de correspondências e encomendas com abrangência em todo território nacional.

Fonte: MCom