MCom e associações de rádio e televisão iniciam tratativas para chegada da TV 3.0

Em reunião com representantes do setor, ministro Juscelino Filho discutiu normatização e matrizes tecnológicas para a nova geração de transmissão televisiva.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, recebeu representantes de associações de emissoras de rádio e televisão para discutir a TV 3.0. A conversa girou em torno da normatização e matrizes tecnológicas que irão nortear a política pública para implementação da nova geração de imagens televisionadas no país.

Foto: Pablo Le Roy/MCom

“Essa tecnologia disruptiva vai além de promover uma melhor experiência de imagem e som para o usuário. Passa, principalmente, pelo interesse público de garantir acesso à informação e inclusão digital para todos os brasileiros”, afirmou o ministro. O titular da Pasta ouviu elogios aos governos Lula que, nas gestões anteriores, instituiu o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) e tratou da transição da transmissão de TV analógica para digital.

Para o Presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende, o salto tecnológico com a chegada da TV 3.0 “dará continuidade aos avanços alcançados pelo presidente Lula e abrirá oportunidades para novos modelos de negócios”. Ele também destacou que a TV digital está presente em 79,5% dos 72,9 milhões de lares brasileiros oferecendo uma programação variada e com qualidade de forma gratuita.

O presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes, destacou a liderança do Brasil no setor de TV Digital, no qual conta com representantes na Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), Mercosul e a União Internacional de Telecomunicações (UIT). Já o coordenador do Fórum SBTVD, Luiz Fausto, lembrou que uma demonstração da TV 3.0 foi transmitida com sucesso durante a Copa do Mundo no ano passado após diversos testes financiados pelo MCom junto a institutos tecnológicos de todo o país.

Fonte: MCom