MAX 2018: Sebrae Minas aposta no potencial de negócios das produções independentes

SEBRAE

Com foco no fomento e na qualificação do setor audiovisual, assim como de outras importantes plataformas da indústria criativa – como games, música, tecnologia e informação -, a MAX vem, a cada edição, colaborando para reposicionar a produção independente como uma opção qualificada, criativa e economicamente competitiva.

Em sua 3ª edição, a MAX irá reunir empresas nacionais e estrangeiras compradoras, coprodutoras e investidoras, interessadas em parcerias para aquisição, coproduções e licenciamentos de conteúdo audiovisual. No ano passado, o evento registrou uma expectativa de negócios da ordem de R$ 380 milhões, volume 45% maior ao contabilizado em 2016, ano de lançamento do festival mineiro. Para as Rodadas de Negócio da próxima edição, o evento recebeu 429 inscrições de projetos audiovisuais vindo de 11 estados brasileiros, onde destacam-se Minas Gerais (55,94%), Rio de Janeiro (15,31%) e Bahia (7,23%) com o maior número de projetos.

Os resultados alcançados nas Rodadas de Negócios do evento revelam, mais do que um mercado em franca expansão, a possibilidade de ampliar a presença da indústria de audiovisual independente nos mercados brasileiro e internacional. “A exposição joga luz sobre a produção mineira, mostrando que existe vida de audiovisual em Minas Gerais”, atesta o produtor de cinema e tv, Breno Nogueira, que conseguiu captar recursos que somam R$ 12 milhões, durante a participação na edição 2017 da MAX.

Segundo Nogueira – que comemora a veiculação de uma série no Canal Futura, um contrato de distribuição com a Linearte Filmes e uma coprodução com a Grifa Filmes -, a MAX possibilita “conversar com quem faz negócios e produzir localmente de forma a exportar nossa produção”. Para o produtor, o setor mineiro de audiovisual tem a oportunidade de competir com o eixo Rio x São Paulo, mercados que detêm a produção nacional. “O evento fomenta a produção no estado e, com obras prontas, vamos para fora e vendemos. O mais importante é o reconhecimento que o evento também traz para a produção local”, completa.

Para a próxima edição da MAX, já confirmaram presença as seguintes empresas: Academia de Filmes, Arte 1, AXN, Canal Brasil, Canal Curta!, Cineart Filmes, CineBrasilTv, Comedy Central, Elo Company, Fashion TV, FOX, FOX Premium, Giros, Glaz, GloboNews, GNT, H2O Films, Investimage, Mais Globosat, Moonshot Pictures, MTV, Music Box, Nat Geo, Nat Geo Kids, Nickelodeon, Nick Jr., O2 Play, Panorâmica, Paramount Channel, Prime Box, Rede Minas, Sony, Telecine, Travel Box, TV Brasil, TV Cultura, TV Globo Minas, TV Rá-Tim-Bum, Videocamp, Vitrine Filmes, Viva, Woohoo e ZooMoo.

Serviço:

3ª MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo

28 de agosto a 1º de setembro de 2018

Expominas / Praça da Estação / Museu de Artes e Ofícios

Programação: www.minasgeraisaudiovisualexpo.com.br