Mais de 80% dos lares estão aptos a receber sinal digital

Mais de 80% dos lares brasileiros, cerca de 52 milhões de domicílios, estão prontos para receber o sinal digital de televisão, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no mês de dezembro.

Nenhuma dessas casas serão afetadas pelo desligamento do sinal analógico, pois contam com opções de acesso à programação. Em 2013, 71,5% das residências tinham essas características.

Para garantir que a população de baixa renda tenha acesso ao sinal digital, as regiões previstas para serem desligadas recebem, meses antes da migração para o sinal digital, uma campanha de distribuição de conversores e antenas para as famílias beneficiárias de programas sociais do Governo Federal.

O secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), André Borges, explica que a medida alcança os domicílios que ainda não estão prontos para a mudança, geralmente, por possuírem um televisor de tubo, que não é apto para receber o novo sinal. “Já existe um planejamento de distribuição dos kits de conversores digitais para os integrantes do Cadastro Único do Governo Federal, que fazem parte do grupamento definido pelo ministério. O número desse grupamento é de 11 milhões”.

O cronograma do desligamento do sinal analógico de TV prevê que, a partir de 31 de dezembro de 2018, capitais, regiões metropolitanas e localidades onde o desligamento é necessário para a implantação da telefonia móvel 4G sejam atendidas somente pelo sinal digital. As cidades fora dessa descrição devem ser desligadas até 2023.

Já passaram pela mudança do sinal o município de Rio Verde/GO, como teste piloto, e Brasília e cidades do entorno do Distrito Federal, onde foram distribuídos mais de 337 mil kits de conversor e antena.

 

Fonte: Fórum SBTVD