ISE 2023: Revista da SET realiza cobertura do evento em Barcelona

O Integrated Systems Europe (ISE 2023), que se realiza em Barcelona, Espanha,  se apresenta como uma plataforma de lançamento de novas tecnologias, com um interessante programa de conferência. Nos três primeiros dias a afluência de público foi interessante. 

Foto: Fernando Lopez

O evento que se realiza até amanhã, sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023, na Fira de Barcelona Gran Vía, conta com mais 52.000 m² de exposição, e mais de 700 expositores da indústria, o que representa mais de 30% do espaço de exposição de 2022. O evento que vinha sendo principalmente destinado a indústria AV, na edição 2023 estendeu os horizontes com um espaço dedicado a indústria broadcast e as suas conexões cada dia maiores com o broadband, e abriu as portas ao pavilhão 3, Multi-tecnologias.

O show conta com 7 pavilhões com espaços para tecnologias como Telecomunicações unificadas e educação; residencial e edifícios inteligentes, multi-tecnologias; áudio; novas suítes de demonstração de áudio; sinalização digital e DooH; e iluminação e staging.

Um dos pontos altos dos primeiros dias foi o ISE Open Innovation Challenge, uma iniciativa conjunta do ISE 2023 ACCIÓ e a Enterprise Europe Network que convocam empresas para se envolverem com soluções e fazerem negócios no ISE 2023. O desafio é organizado pela ACCIÓ (Agência de inovação, comércio e investimento da Catalunha) e pela Enterprise Europe Network. Para esta edição a ACCIÓ trabalhou com nove corporações em busca de novas tecnologias e parceiros de soluções para ajudar a resolver 21 desafios que vão desde saúde, educação, transmissão, móveis e design de interiores (decoração) e uma chamada para tecnologias para melhorar a saúde mental da força de trabalho e fornecer hologramas, VR e soluções de renderização 3D .

Expositores

A reportagem da Revista da SET conversou em Barcelona com João Neto, CEO da VoiceInteraction, empresa portuguesa. Neto disse que estar no ISE 2023 é importante porque “é uma feira de audiovisual e o formato esta dentro das verticais da empresa que são soluções dedicadas a transcrição que transformam conteúdos em textos, com softwares aplicados a este tipo de conteúdo. As nossas soluções permitem realizar a gravação com vários microfones e a seguir conseguir fazer uma transcrição automática com uma ferramenta de edição, que no fim, permite gerar um texto completo da gravação”.

Entre os produtos apresentados pela empresa, destaque Calligraphus, uma plataforma à medida das necessidades da Administração Pública e de empresas de qualquer setor ou dimensão que exijam a produção de documentos a partir de áudio ou vídeo captados.

 

Aja Vídeo Systems apresenta vários produtos em Barcelona, com destaque como a solução Io X3, um plataforma que pode ser utiliza com cabos Thunderbolt 3 HD/SD  e que pode conectar até quatro (4) câmeras simultaneamente. “Este é um produto pensando para as realizações de streaming, com um software de realização podemos trazer essas câmeras e realizar o corte. O HDMI permite realizar o multi-screen e assim realizar o corte de câmeras”, explicou Jordi Joaquin, responsável de vendas de AJA na Espanha, Portugal e Andorra. O executivo disse, ainda, que as 4 entradas são 3G-SDI, HDMI i/O, com áudio analógico, mas com a possibilidades de transporte HDR e HFR.

A Christie Terra apresenta a solução de tecnologia SDVoE, um sistema  AV-over-IP “flexível e escalável que está dando início à mudança para a distribuição AV padronizada”, já que permite que se transporte, processe e controle conteúdo audiovisual descompactado, com latência zero e livre de artefatos em redes 10G.

Finalmente, a empresa espanhola AEQ apresenta várias das soluções, com destaque para o sistema Xpeak, uma plataforma de intercomunicação que minimiza o deslocamento de pessoal e equipamento já que foi desenvolvido com uma tecnologia que proporciona a mais alta qualidade na interligação de circuitos da forma mais simples possível. Incorpora tecnologia de rede virtual, através de um assistente interconexão global automática.  A interconectividade é simples, já que não importa se os dispositivos estão na mesma rede LAN ou se estiverem espalhados em locais diferentes com acesso à Internet ou a uma WAN: todos se conectarão. Isto faz que é muito fácil de configurar para a coordenação de produções remotas. O sistema admite até 28 terminais de usuários que podem ser desktop, rack, beltpack com ou sem fio, e aplicativos de PC, que podem ser conectados entre si com a maior flexibilidade operacional e sem a necessidade de uma matriz.

Na edição 208 da Revista da SET, veja a cobertura completa. Mais informações sobre o ISE 2013, clique aqui

Texto: Fernando Moura.
Fotos e reportagem em Barcelona: Fernando Lopez (Fernext)