IBC 2018: TV paga enfrenta as OTTs

Fonte: IBC 2018

A tendência de os assinantes abandonarem os serviços de TV paga está ganhando ritmo diante do crescimento do OTT. No entanto, o crescente fenômeno da queda de assinaturas representa uma tábua de salvação para as redes de TV lineares. É o que afirma EJ Klein, CEO e fundador da plataforma global de assinatura OTT, MoIQ Entertainment.

“Em vez de focar no linear – que está diminuindo como um meio – os broadcasters devem ir para streaming. Se as assinaturas das TVs pagas continuarem caindo, essa é sua melhor chance de conquistar novos públicos ”, disse Klein, falando em uma sessão da conferência IBC New Platforms sobre agregadores de conteúdo.

Só nos Estados Unidos, os analistas prevêem que o número total de indivíduos que abandonarão seus serviços de TV paga em busca de novas fontes de conteúdo subirá para 33 milhões este ano.

Uma área do mercado que está mostrando forte crescimento é o vídeo OTT, diz Klein, que lançou a MolQ Entertainment, uma plataforma de streaming OTT de assinatura global que oferece conteúdo independente de filmes e documentários e notícias 24/7 globais, música, esportes e e-sports.

A outra grande oportunidade para redes tradicionais é o desenvolvimento de plataformas OTT cooperativas, como emissoras no Reino Unido, Alemanha e França envolvidas em discussões sobre o compartilhamento de recursos e conteúdos para rivalizar com a crescente influência da Amazon, Netflix e Apple.

Perrine Bichet, chefe de gerenciamento de plataformas de conteúdo e curadoria da empresa de telecomunicações belga Proximus, estava menos entusiasmado com as perspectivas de sucesso de uma plataforma conjunta de radiodifusão na França. “Não é a primeira vez que essas iniciativas são sugeridas, mas elas não alcançaram os resultados necessários, pois é difícil fazer com que todos cheguem a um acordo. Além disso, o sistema regulatório na França torna mais difícil. Eu não quero ser pessimista, mas não acho que vai ser fácil. ”

Klein acrescentou: “A realidade é que hoje os clientes têm uma quantidade enorme de opções. É fácil se afastar – por isso, as parcerias baseadas no compartilhamento de conteúdo ou na produção original, que nos ajudarão a reter clientes, devem ser uma coisa boa. ”

Marina Storti, diretora de Estratégia e Proposição da Now TV, disse que as parcerias também foram boas para a empresa, que oferece um mix de conteúdo gratuito e por assinatura, incluindo conteúdo da Netflix e 4oD do Channel 4.