Hispasat reforça sua aposta no Brasil comprando ações da OI

A operadora espanhola adquire 19,04% da Oi e aumenta para 100% sua participação acionária na Hispamar Satélites, recebendo assim a totalidade do capital social da sua filial, criada em 2001 para operar a frota de satélites Amazonas na posição orbital brasileira 61º Oeste. 

Empresa anuncia a “sua operação estratégica mais relevante da Hispasat no Brasil desde sua entrada, há 20 anos, evidenciando a aposta que a empresa faz no país para reforçar seu papel como motor da conectividade e da distribuição de conteúdos audiovisuais e de televisão por satélite no país”.

Na terça-feira, 28 de dezembro de 2021, a operadora espanhola concordou em adquirir da Oi os 19,04% das ações detidas pela tele em sua filial brasileira, a Hispamar Satélites, após a obtenção das permissões e autorizações dos órgãos públicos brasileiros. Desse modo, a Hispasat será titular de 100% do capital social da sua filial.

Em comunicado, a empresa afirma que “a realização desta operação, a mais importante no âmbito estratégico desde a criação da Hispamar há 20 anos, reforça a aposta feita pela HISPASAT no mercado brasileiro das telecomunicações com a aquisição em 2001 dos direitos orbitais “61º Oeste”, de soberania brasileira, e a criação dessa filial, com a qual opera e comercializa a frota de satélites Amazonas. Desde então, a Hispamar se converteu em uma peça fundamental da atividade do grupo espanhol no continente americano, de onde provêm 60% da sua receita”.

Atualmente, a frota Hispamar conta com os satélites Amazonas 2, 3 e 5, que têm capacidade de cobrir todo o território brasileiro e o restante do continente americano. Com esta frota de satélites, são prestados serviços de alto desempenho e eficiência em custo para a distribuição de conteúdos audiovisuais em banda C ou para soluções de televisão DTH (Direct to home) em banda Ku. Além disso, possui capacidade em banda Ka para oferecer soluções de conectividade por satélite com foco em reduzir a desigualdade digital nas zonas rurais.

Clovis José Baptista Neto, presidente da Hispamar, afirmou que esta operação é de especial importância para reforçar o papel da Hispasat no Brasil. “O país apresenta um enorme potencial para o desenvolvimento de soluções de comunicações por satélite e estamos dispostos a colaborar com os setores público e privado em projetos que proporcionem mais valor para a sociedade brasileira”.

Rodrigo Abreu, presidente da Oi, afirma que a negociação representa mais um avanço no plano estratégico da companhia. “Trata-se de um ativo que estava previsto para alienação no aditamento ao Plano de Recuperação Judicial aprovado em 2020. É mais uma etapa que estamos cumprindo no processo de soerguimento e transformação da companhia”.