Grupo RBS inaugura nova planta IP SMPTE 2110

O projeto, localizado na sede do grupo, em Porto Alegre, foi encabeçado e implementado pela AD Digital em parceria com a Imagine Communications, com o início das atividades acontecendo oficialmente no final de setembro. Desta forma, a RBS TV é uma das primeiras afiliadas da Globo a entrar no mundo IP 2110 através da inauguração do seu mais novo parque de exibição. 

Em comunicado a AD-Digital afirma que o IP é um tópico amplamente discutido há muitos anos dentro do mercado, sendo um representativo do que é essa aproximação entre os processos de TI e o broadcast. A flexibilidade nativa desse tipo de infraestrutura, que permite uma maior escalabilidade e durabilidade em relação a projetos SDI, oferece um novo leque de possibilidades para diferentes áreas dentro do ecossistema de uma emissora. Partindo desse ponto, a opção por montar uma planta IP fazia muito sentido para a RBS TV.

“Revolucionar com um Centro Exibidor totalmente IP 2110é motivo de orgulho e que reforça a visão de liderança do Grupo RBS. Foi um projeto de mais de dois anos que prepara a RBS TV para as constantes mudanças na indústria de mídia. Escolhemos a solução da Imagine, implantada pela AD Digital, através de um rigoroso processo de seleção que avaliou desde as qualidades técnicas dos equipamentos ao profissionalismo da AD Digital. Isso permitiu começarmos no tamanho adequado e termos a garantia de que a planta crescerá seguindo as nossas necessidades. Estamos muito confiantes nesta parceria”, avalia , Gerente de Projetos de Tecnologia da RBS TV.

“Quando falamos de IP, o grande benefício é a facilidade de crescimento em quantidade como também na qualidade; no qual permitirá ter uma escalabilidade independente do formato definido para resoluções de vídeo, com workflows mais inteligentes e mais eficientes. É uma infraestrutura resiliente e future-proof, ou seja, capaz de se adaptar a todas as necessidades do Grupo RBS a médio e longo prazo, e com certeza terá uma vida útil muito mais longa que o padrão tradicional Broadcast”, comenta Leonardo Teixeira, Head de negócios da AD Digital.

A implementação desse projeto foi uma construção cocriada entre os times da AD Digital e RBS envolvendo as áreas de exibição, automação e medição de sinais IP. A comunicação entre diferentes tecnologias foi feita através do padrão aberto NMOS, o que permite uma funcionalidade mais coesa entre esse grande projeto multitecnologia.

“Durante todas as etapas, a RBS deixou muito claro os requerimentos e objetivos do projeto de infraestrutura IP. Nosso time trabalhou com muito empenho ao lado do time deles para que todo esse novo ecossistema funcione da melhor maneira” afirma Hugo Nascimento, CTO da AD Digital. “O apoio tanto dos nossos parceiros tecnológicos, quanto do time RBS e do nosso próprio time foram fundamentais para que pudéssemos fazer essa entrega”.

Em projetos de infraestrutura IP, a Imagine Communications é um dos principais parceiros de tecnologia da AD Digital, entregando soluções que se adequam a uma grande variedade de arquiteturas. Na instalação da RBS, a matriz está baseada em tecnologias da Imagine, como Magellan Control System, o Selenio Network Processor (SNP) e o EPIC MV no papel de multiviewer IP.

O SNP conquistou um papel de grande importância nessa infraestrutura. A solução é conhecida como um dos canivetes suíços para a infraestrutura de sistemas de TV, entregando um Gateway SDI/IP completo e em total conformidade com os padrões ST 2110, ST 2022 e NMOS, que é um fator muito importante para a transição gradativa de uma infraestrutura em SDI para uma nova baseada em IP. Além disso, o SNP pode assumir diferentes perfis para atender a diferentes necessidades, como multiviewer SDI/IP, controle mestre, processamento de áudio e vídeo HD/3G/UHD, conversão SDR/HDR ou compressão JPEG XS.

Sergio Yanez, Vice-presidente de vendas LATAM da Imagine Communications, complementa essa visão: “Esse projeto representa um passo significativo para o mercado brasileiro, provando que a nossa tecnologia de fácil implantação para IP é uma das melhores no mercado. Os nossos SNP e Magellan Control System são capazes de fornecer eficiência operacional, permitindo que a arquitetura da RBS seja facilmente dimensionada à medida que os requisitos de negócios evoluem no futuro próximo. Este ambiente IP implementado permitirá ao RBS gerenciar vários workflows de mídia em IP de vários fornecedores. Agradecemos à RBS pela oportunidade de trabalhar com nosso parceiro, AD Digital, nessa importante implementação”.

Essa migração do SDI para o IP do Grupo RBS é representativa nas movimentações de mercado que devemos observar nos próximos anos. Como uma implementação de IP SMPTE 2110 pode ser feita de maneira simplificada e gradual, se adaptando às necessidades de cada negócio, é muito provável que vejamos cada vez mais casos de sucesso de migrações para um sistema híbrido ou completamente IP.

“O mercado vem passando por uma série de transformações nos últimos anos. É perceptível que a RBS tem uma grande visão de inovação e esse projeto de IP 2110 é mais uma ilustração do trajeto que eles vêm trilhando até agora”, conclui Daniela Souza, SVP da AD Digital.“Falo em nome de todo o time da AD Digital quando afirmo que é muito gratificante poder fazer parte de mais um capítulo da história desse grupo de comunicações”.