Gordon Smith receberá o “Distinguished Service Award” na NAB 2022

Smith receberá o prêmio de Serviços Distintos – a maior honraria da NAB – na sessão de boas-vindas do NAB Show na segunda-feira, 25 de abril.

Gordon Smith, ex presidente e CEO da National Association of Broadcasters (NAB)

O ex-presidente e CEO da National Association of Broadcasters (NAB), Gordon Smith, receberá o Distinguished Service Award (NAB DSA) da organização durante o NAB Show 2022 em Las Vegas.

Smith atuou como presidente e CEO da NAB de novembro de 2009 até sua transição para consultor especial no final de 2021. Segundo explica a NAB em comunicado, “ele foi elogiado como o principal defensor da indústria de rádio e televisão dos Estados Unidos em questões legislativas, regulatórias, tecnológicas e econômicas. Durante seu mandato, a NAB desempenhou um papel fundamental em uma série de questões significativas que afetam as emissoras, incluindo o leilão de incentivo do espectro de televisão, preservação e modernização do sistema de licenciamento e direitos autorais de música, a transição em andamento para o padrão de transmissão  NEXTGEN TV, revisões de regras de propriedade de mídia e o aumento do domínio das plataformas de tecnologia no mercado de publicidade”.

“Como chefe da NAB por mais de uma década, Gordon [Smith] foi fundamental no avanço de nossa agenda para ajudar as estações de rádio e televisão a prosperarem”, disse o presidente e CEO da NAB, Curtis LeGeyt. “A liderança, dedicação e perspicácia política de Gordon permitiram que as emissoras continuassem servindo as suas comunidades locais de maneira que nenhum outro meio pode. É uma honra entrega-lhe o Distinguished Service Award em reconhecimento ao imenso impacto que ele deixou no broadcasting do nosso país e em todo o mundo.”

Antes de ingressar na NAB, Smith atuou como senador dos Estados Unidos por dois mandatos no Estado de Oregon. Suas atribuições no comitê incluíam o Comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado, o painel que supervisiona toda a legislação relacionada à transmissão. Além disso, ele atuou como presidente de uma Força-Tarefa de Alta Tecnologia do Senado, que ajudou a fomentar seu interesse em novas mídias e novas questões de tecnologia.

Nascido em Pendleton, Oregon, Smith frequentou a faculdade na Brigham Young University e se formou em Direito pela Southwestern University School of Law, em Los Angeles. Ele exerceu advocacia no Novo México e Arizona antes de retornar ao Oregon para dirigir o negócio familiar Smith Frozen Foods em Weston, Oregon. Antes de sua eleição para o Senado dos EUA em 1996, Smith foi eleito para o Senado do Estado de Oregon, subindo para o cargo de presidente desse órgão depois de apenas três anos.

Por Fernando Moura, em São Paulo