Goiânia se prepara para o switch-off em maio

Fonte: ABERT

goiania

Vista geral de Goiânia (GO). Foto: Prefeitura Municipal.

Os moradores da Região Metropolitana de Goiânia (GO) estão cada vez mais perto de assistir apenas à TV digital. Para preparar a população, a campanha do desligamento do sinal analógico será lançada oficialmente em encontro que vai reunir a Associação Goiana de Emissoras de Rádio e Televisão (AGOERT), a ABERT e a Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento da TV analógica no Brasil) nesta quarta-feira (15), na capital goiana.

Com o desligamento do sinal analógico previsto para o dia 31 de maio, as emissoras de televisão de Goiânia e de outras 28 cidades já estão veiculando alertas, tarjas e cartelas em sua programação. As iniciativas atendem às determinações da Portaria 378/2016 do Ministério das Comunicações, que prevê inserções para alertar a população sobre a mudança que está por vir.

O sinal digital gratuito, com melhor qualidade de som, imagem e sem chuviscos, já está disponível nas cidades que fazem parte da primeira fase do desligamento em Goiás.

Para não ficar sem a programação de TV aberta, a população precisa se preparar, com a instalação de conversor digital nos aparelhos de televisão antigos (em sua maioria, TVs de tudo) e uma antena externa. As TVs de tela fina fabricadas a partir de 2012 já possuem conversor integrado e precisam apenas da antena externa para sintonizar os canais digitais.