Futurecom 2023: Começou o maior evento de conectividade da América Latina

Cerimonia de abertura conta com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho quem destacou o PAC e as contribuições que o Programa do governo Federal fará ao desenvolvimento do setor nos próximos anos.

Abertura oficial do Futurecom 2023 /Foto: Futurecom

Começou ontem em São Paulo, o Futurecom 2023, maior evento de inovação, conectividade e transformação digital da América Latina, que se realiza no São Paulo Expo de 3 a 5 de outubro. Com o tema central” Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”, o evento vislumbra os benefícios do 5G, que permeia a programação deste ano, com muitos debates sobre o uso e as aplicações da tecnologia de quinta geração para transformar diferentes setores da economia nacional.

A abertura oficial do evento aconteceu no meio dia desta terça-feira (3/10) na plenária do Future Congress, com a presença de Marco Basso, Presidente da Informa Markets Latam, e de Juscelino Filho, Ministro das Comunicações, além das autoridades e representantes de associações. Basso disse que Futurecom é um testemunho do poder da tecnologia em remodelar setores, impulsionar o progresso e mudar comportamentos de uma sociedade, andando lado a lado e registrando cada importante marco tecnológico”, e destacou o impacto dos avanços tecnológicos em diferentes.

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho / Foto: Futurecom

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se explanou sobre sobre importância do Futurecom e a oportunidade de comemorar os avanços do setor de telecomunicações. Destacou a decisão do Presidente Lula de incluir no novo PAC o eixo estratégico Conectividade e Inclusão Digital, com investimentos previsto, até 2026, de cerca de 28 bilhões, que vão desde implantação do 5G e 4G, até implantação de infovias e conectividade de escolas e unidades de saúde.

Juscelino Filho destacou outras iniciativas como a ENEC, que se propõe a coordenar políticas públicas, tanto de telecomunicações quanto da área da educação, com o objetivo de universalizar a conectividade, até 2026, nas escolas públicas da educação básica, além do lançamento da Política Nacional de Compartilhamento de Postes – “Poste Legal”, uma parceria entre o Ministério das Comunicações e o Ministério de Minas e Energia que garantirá a sustentabilidade e o crescimento da banda larga fixa.

Os responsáveis do Futurecom 2023 esperam receber até a próxima quinta-feira (5/10) mais de 30 mil visitantes, que visitem os mais de 250 marcas expositoras. No congresso, dividido em três trilhas: Future Congress, Future Payment e Future Gov, se espera reunir cerca de 800 palestrantes que transmitirão 200 horas de conteúdo “para fomentar debates profundos sobre os impactos da tecnologia, inovação e principais tendências nacionais e internacionais nas relações entre telcos, empresas de tecnologia e as diversas verticais, como: indústria, agro, meios de pagamentos e bancos, saúde, educação, entre outros”.

Por Fernando Moura, em São Paulo