Fórum UHDTV-Brasil é rebatizado de Projeto UHD-Brasil

Projeto UHD reúne-se na SET. Foto: Tainara Rebelo

O Projeto UHD – Brasil, anteriormente chamado de Fórum UHDTV- Brasil, reuniu-se dia 12 de julho, em São Paulo, para o primeiro encontro oficial com os indicados pelas entidades apoiadoras para integrar os comitês de trabalho formados.

O primeiro ponto discutido foi relativo ao nome do projeto. Os membros debateram como seria a melhor forma de identificar o amplo escopo do trabalho voluntário que farão em prol da introdução da nova geração de serviços audiovisuais nas várias mídias. O nome “Fórum” foi descartado para não causar confusão com o já estabelecido Fórum SBTVD. A denominação “Grupo Multissetorial” foi considerada formal demais. Foram apresentadas sugestões de nomenclatura (NexTV, TV do Futuro, TV do Amanhã) e, a partir de sugestão do representante da ABINEE, definiu-se pelo nome Projeto UHD – Brasil, considerando-se que o termo “projeto” reflete bem a natureza do trabalho multissetorial e a palavra UHD ( ultra high definition) contempla o conceito de próxima geração.

Na segunda parte da reunião, os novos integrantes se apresentaram aos membros antigos, especificando suas associações de origem e comitês para os quais foram designados no Projeto UHD – Brasil. Foi feito um breve histórico sobre a ideia original do projeto, seus objetivos e entidades apoiadoras (ABERT, ABRATEL, ABTA, ABINEE, BRAVI, ELETROS, e SET).

“Gostaria de enfatizar que aqui estamos fazendo um esforço em benefício da cadeia audiovisual. Este grupo é para termos uma visão ampla do mercado tecnológico, que irá ajudar os negócios. Não serão trazidos para cá nenhuma particularidade de entidade, pois não existe um ‘dono’ do grupo. Estamos aqui para proporcionar a harmonização do setor no Brasil, em benefício de todos os envolvidos”, explicou a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, que conduziu a reunião.

Os comitês de trabalho do Projeto UHD – Brasil

Foi apresentada a sequência inicial dos trabalhos a serem realizados (equalização de conhecimento, definição de estado da arte do setor e proposição de atividades ao comitê coordenador).

Sugeriu-se a inclusão de empresas do GAFA (Google, Amazon, Facebook e Apple (esta última já faz parte da Abinee), Twitter e Netflix.

Após final da reunião, os membros presentes de cada comitê elegeram coordenadores provisórios e estabeleceu-se o compromisso de uma conferecence call com cada comitê na primeira semana de agosto para apresentação do planejamento dos trabalhos. A definição ficou assim: Coordenadores: Hábitos de consumo, Negócios e Visão Sistêmica – Leonardo Chaves (ABERT); Qualidade Imagem e Som – Leandro Pena (ABERT); Distribuição/ Harmonização – José Antônio Garcia (SET); Segurança: Antônio Salles (ABTA); Comunicação/ Marketing – Carla Bartz (SET).