Fórum SBTVD realiza demonstração da TV 3.0 no MCom

Em evento para o setor de radiodifusão foram apresentadas tecnologias como o DTV Play e a da TV 8K, que oferece o dobro da resolução das atuais TVs 4K, enquanto continuam os testes de TV 3.0 no país

Foto: Cléverson Oliveira/Mcom

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), em parceria com o Ministério das Comunicações, realizou na quarta-feira (22/9), uma demonstração do DTV Play e do padrão de vídeo 8K, recurso que estará disponível na TV 3.0. Ambas as tecnologias foram desenvolvidas pelo Fórum SBTVD.

Segundo explicou Marcio Rogério Herman, vice-presidente do Fórum SBTVD, o evento foi uma oportunidade inédita para divulgar os principais benefícios que os brasileiros podem esperar para os próximos anos da TV aberta no Brasil. Em constante evolução, a TV aberta atual terá à disposição uma interatividade muito mais avançada com o DTV Play e recursos como HDR e áudio imersivo, e, em breve ela evoluirá para a TV 3.0, levando ainda mais qualidade de imagem para a população.

Marcio Rogério Herman, VP do Fórum SBTVD/ Foto: Divulgação

Herman disse à reportagem que “foi uma grande honra poder contribuir e participar deste evento sobre o padrão de TV 3.0 no Brasil. Isso mostra a constante evolução do nosso setor  no sentido de pesquisar, desenvolver e produzir dispositivos cada vez mais inovadores, oferecendo ao nosso público consumidor novas, e melhores, experiências, e contribuindo para colocar o Brasil no patamar mais alto de tecnologias e produtos no segmento de televisores”.

No evento, foi mostrando como o Fórum pensa no usuário, e como o DTV Play prioriza a experiência do usuário. Vale lembrar que DTV Play, que já está sendo embarcado pelo mercado de televisores neste ano, possibilitará que o telespectador assista à programação da TV aberta e conteúdos via internet, com vídeos em UHD. Além disso, receber propagandas mais direcionadas, melhorar a experiência do telespectador com a participação em quizzes de reality shows, promover a interação entre professores e alunos em aulas a distância, entre outras vantagens.

Em comunicado, o Fórum afirma que “as evoluções não param por aí. A TV 3.0, que já está em fase de testes e com previsão para encerramento em dezembro deste ano, os telespectadores poderão contar com uma TV que possui todos os recursos disponibilizados pelo DTV Play, além de outros recursos como programas e vídeos em 8K, targeted content (conteúdo direcionado) e VOD (video on demand)”.

Foto: Cléverson Oliveira/Mcom

Herman disse, ainda, que caso os resultados dos testes sejam satisfatórios, eles serão considerados pelo Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD, em conjunto com as avaliações dos Módulos Técnico, de Mercado e de Propriedade Intelectual, para recomendar ao Ministério das Comunicações um conjunto de tecnologias apropriadas para a próxima geração de televisão digital no Brasil.

Além da demonstração do DTV Play, que facilita a busca por conteúdo personalizado nas SmartTVs, houve exibição de conteúdo em TV 8K. O evento foi realizado na sede do MCom e  contou com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, da secretária Executiva, Estella Dantas, do secretário de Radiodifusão (Serad), Maximiliano Martinhão, e de técnicos da Serad. Entre os convidados, representantes das associações brasileiras de Rádio e Televisão (Abratel) e de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Cristiano Lobato Flores, diretor Executivo da Abert disse que este é um passo relevante. “Importante evento organizado pelo Ministério das Comunicações sobre a TV 3.0 e as transmissões em 8K. É a TV aberta em constante evolução tecnológica! Daqui há poucos anos, estará à disposição do telespectador de forma livre, aberta e gratuita”.

Por Fernando Moura, em São Paulo