Em mais uma edição de sucesso, SET EXPO 2023 debate chegada da TV 3.0, inteligência artificial e o novo consumidor audiovisual

Feira e congresso reuniram 14 mil visitantes em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de agosto

 

Mudanças de hábito do consumidor audiovisual, a consolidação dos canais FAST, inteligência artificial e a chegada da TV 3.0 foram alguns dos temas que deram a tônica do SET EXPO 2023 – Feira e Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, que aconteceu de 7 a 10 de agosto em São Paulo, no Expo Center Norte.

O encontro de negócios e atualização profissional que é parte do calendário da indústria audiovisual reuniu ao todo 14 mil visitantes, e mais de 3.000 congressistas e mais de 200 palestrantes. Já em seu espaço de exposição, quem compareceu ao pavilhão pode ver novidades de mais de 400 marcas.

Para Carlos Fini, presidente da SET, o encontro cumpriu sua missão de refletir o presente, mas, principalmente, preparar o mercado, profissionais e empresas, para o futuro que cada vez vem com mais novidades e desafios. “É muito gratificante para a SET ver que, com o SET Expo 2023, estamos mais uma vez participando ativamente do desenvolvimento do setor de Mídia e Entretenimento. Tivemos o privilégio de receber visitantes, congressistas, palestrantes, expositores e autoridades em mais uma edição de grande sucesso. O mercado está se transformando, e proporcionamos aos participantes da feira e congresso a oportunidade de também se transformarem e se prepararem para o que vem por aí em todas as áreas que compõem esse grande ecossistema. O SET Expo é, sem dúvida, o evento mais importante da SET, mas mantemos uma série de outros eventos e ações que dão continuidade à disseminação de informações e conhecimentos durante todo o ano”.

Nesta edição, o SET EXPO também recebeu em sua abertura oficial o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que falou sobre o papel do seu ministério no desenvolvimento da área. Durante o evento, adiantou que a portaria de licenciamento de estações de radiodifusão permitirá a regularização de mais de 2.500 emissoras e mais de 7.000 estações de TV digital, que prestam serviço de radiodifusão.

Durante sua participação, também afirmou que a TV 3.0, cujo padrão deve ser definido até o final do ano que vem, traz enormes possibilidades, como publicidade interativa, comércio eletrônico integrado e conteúdos exclusivos.

O Congresso | Como tradicionalmente acontece, os painéis foram separados em trilhas como Negócios, Conectividade, Segurança, Consumo de Mídia e Produção, Rádio, Regulatório e Acadêmico. Entre os palestrantes convidados, representantes de empresas líderes de mercado, como a Amazon, Globo, Google, SBT, RecordTV, Bandeirantes, Embratel, Intelsat e entidades como a Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e  e a Abratel – Associação Brasileira de Rádio e Televisão.

Entre os assuntos explorados estiveram, por exemplo, os ataques de ransomware em transmissoras de TV no Brasil, assim como a pirataria, desafio que gera prejuízos de mais de R$ 12 bilhões ao ano, segundo dados Frente Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP). Meios para reduzir a oferta e a disseminação de conteúdo pirata por meio de  caixas de IPTV e sites clandestinos foi um dos focos entre especialistas do setor público e privado.

O potencial da tecnologia de nuvem para a produção audiovisual também foi discutido entre palestrantes. A tecnologia, embora tenha enorme potencial para tornar as produções de conteúdo ao vivo mais ágeis, flexíveis e baratas, ainda depende de hardwares físicos e aplicações locais.

O surgimento do 5G, que no evento foi considerado responsável por já ter transformado o audiovisual, também foi destaque. A tecnologia tem sido usada prioritariamente para conexões entre empresas e consumidores (B2C), mas a verdadeira revolução virá com a interação entre empresas (B2B) – resultando em uma indústria muito mais eficiente.

Durante o congresso, também foi divulgado que  a TV 3.0 deve ter uma demonstração fim-a-fim no SET Expo 2024 e começar a operar no país em 2025. Os convidados também discutiram a regulação das políticas públicas setoriais do audiovisual brasileiro, e a introdução de novas tecnologias, a regulamentação de novas plataformas e a inteligência artificial.

Confira a cobertura completa do Congresso SET EXPO 2023 neste link

 A Feira | Pelos corredores do Pavilhão Azul do Expo Center Norte, profissionais desse amplo setor de mídia e entretenimento entraram em contato com as mais avançadas tecnologias do mercado, especialistas e contatos de nova e longa data. Como de costume, a entrada foi gratuita.

As principais empresas que representam toda a cadeia da área audiovisual estiveram presentes.

Confira a lista completa de expositores neste link.

Mas além da exposição nos estandes, este ano a organizadora do evento também ofereceu o espaço Arena de Conteúdo SET Experience, 100% aberto ao público e instalado em pleno pavilhão. Quem assistiu às palestras pôde acompanhar temas como “A modernização do CEDOC da TV Cultura”, “Soluções para produções ao vivo”, dicas de empreendedorismo, transmissão em 5G, tecnologia de inteligência artificial para o audiovisual, entre outros, ao longo de três dias de evento de feira.

O SET Expo volta em 2024, de 19 a 22 de agosto em novo espaço. A próxima edição será no Distrito Anhembi.