“Está na hora de regular as FAANG´s”, diz EBU

Emissoras europeias discutem a regulação das redes sociais. Foto: IBC

Conteúdo original IBC365: leia aqui em inglês

Os reguladores precisam responder mais rapidamente à mudança nos hábitos dos consumidores e à ascensão dos FAANGs (Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google), de acordo com executivos das principais emissoras públicas europeias.

Na sessão de abertura do IBC na sexta-feira à noite, Global Gamechangers Strategy: can public service broadcasters stay relevant?‘, Noel Curran, diretor geral da European Broadcast Union (EBU), afirmou que, para que os radiodifusores permaneçam relevantes, eles precisam obter acesso aos mesmos dados que as empresas de mídia social têm, especialmente os dos públicos mais jovens.

“Precisamos ter acesso aos dados que as redes sociais mantém a partir da nossa  produção e precisamos chegar a uma posição em que tenhamos o devido destaque nessas plataformas”, disse ele.

Pedindo aos reguladores que se tornem mais rígidos com as gigantes do Vale do Silício, como Amazon, Apple, Facebook e Google, o chefe da EBU perguntou: “Por que não há regulamentação em termos de dados? No momento, temos um setor de rede social não regulamentado, dominado por quatro ou cinco grandes empresas que têm um controle sem precedentes”.

Paul Lembrechts, executivo-chefe da emissora pública belga VRT, acrescentou que, se as redes sociais continuarem a negar o acesso das emissoras aos dados, elas simplesmente não trabalharão com elas. “Chegará a esse ponto”, ele admitiu, “a menos que descubramos os dados que essas empresas mantêm sobre nossos espectadores. No momento, não estamos operando em condições de igualdade.”

De acordo com a colega palestrante Dee Forbes, diretora geral da RTÉ, a incapacidade dos reguladores de acompanhar o setor causou um ponto de crise para a emissora irlandesa. A RTÉ está atualmente com um déficit por causa de uma brecha na lei, o que significa que os espectadores que assistem ao canal em dispositivos digitais não precisam pagar uma taxa de licença para isso.

“Somos regulados por uma lei de radiodifusão aprovada quando não existiam tablets e smartphones e isso está nos impedindo de gerar receita. Estamos operando em um nível de crise”, afirmou.

Embora o governo irlandês tenha anunciado uma licitação para a cobrança da taxa de licença e uma mudança para uma cobrança por dispositivo independente,  Forbes descreve essa medida como “não adequada”. Ela acrescentou: “Estamos operando com 100 milhões de euros há menos do que há dez anos – gostaríamos de uma reforma mais rápida do sistema e um aperto da lei para refletir os hábitos de consumo que estão acontecendo no momento”.

Lembrechts acrescentou que a VRT está enfrentando uma crise de financiamento semelhante – com os orçamentos caindo 25% .

Ele disse: “Estamos produzindo mais mídia para plataformas diferentes, mas com menos dinheiro – não é sustentável e está gradualmente aumentando o déficit”.

Na mesma sessão, o membro do conselho da NPO, Martijn van Dam, revelou que a emissora holandesa também estava enfrentando cortes no orçamento de 10 a 15%, que ele descreveu como “desastrosos para a nossa tarefa na sociedade”.

Post Tags: