Dia do Rádio no SET EXPO será em 23 de agosto

AESP

SET EXPO, uma realização da SET, é o principal evento de negócios e de tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina. Em 2017, sua 29ª edição acontecerá entre os dias 21 e 24 de agosto, em São Paulo, no Centro de Convenções e Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte.

Dividido em uma grande Feira de negócios, equipamentos, produtos e serviços, e um Congresso técnico-científico, o SET EXPO congrega tanto os principais fabricantes do mercado mundial, quanto os mais importantes especialistas do setor.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais, exibem as soluções mais inteligentes e sofisticadas em produção, distribuição e exibição de conteúdo multiplataforma.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DO RÁDIO – 23 DE AGOSTO DE 2017

 

11h30-13h00 – A MIGRAÇÃO DO RÁDIO AM E A REVISÃO DO REGULAMENTO TÉCNICO

 

A MIGRAÇÃO DO RADIO AM E A REVISÃO DO REGULAMENTO TÉCNICO

A migração do rádio AM resultando em 300 novas emissoras na faixa estendida (76 a 88 MHz). Novo regulamento técnico aplicado. Universo de receptores faixa estendida, equipamentos e requisitos de modulação FM.

Moderador: Eduardo Cappia, EMC/SET Direto

 

PLANEJAMENTO DA CANALIZAÇÃO FM ESTENDIDA – BALANÇO MIGRAÇÃO

FAIXA ESTENDIDA FM (76 a 88 MHz). Planejamento dos 12 MHz acrescentados à faixa FM, criterios de interferencia e proteção com a canalização convencional. Critérios e modificações sugeridos na adoção na canalização em Regiões Metropolitanas. Regulamento Técnico e Balanço da Migração.

Palestrante: Andre Ulhoa Cintra – Diretor de Radio – ABERT

 

RECEPTORES FAIXA ESTENDIDA, DESDE EMBARCADOS ATÉ SMARTPHONES

Características mínimas dos receptores e Norma Técnica para a indústria produzir e ampliar a massa de recepção, viabilizando à operação das novas emissoras a partir de 2019.

Palestrante: Caue Franzon – Gerente de Projetos – RBSTV e Rádios

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA TRANSMISSORES FM – CERTIFICAÇÃO EFM – PARÂMETROS DA MODULAÇÃO FM

Serão exibidos os detalhes da Modulação FM, seus vários parâmetros. A inserção RDS, PILOTO, MPX, seus limites e os efeitos no resultado final do produto “audio FM e sua massa” . Certificação de transmissores eFM. Considerações sobre eficiência energética em transmissão FM.

Palestrante: José Mauro de Ávila – Diretor Técnico – MEGASISTEMA – AESP/SET

 

 

 

14h00-15h30 – O FM NO CELULAR E O RÁDIO NO PAINEL DO CARRO – CAMINHOS PARA O FUTURO DO RÁDIO

 

O FM NO CELULAR E O RÁDIO NO PAINEL DO CARRO – CAMINHOS PARA O FUTURO DO RÁDIO

Este painel discutirá duas grandes frentes de evolução do rádio: o CELULAR e o CARRO.

Na medida em que o smartphone é virtualmente o dispositivo universal para consumo de mídia, é absolutamente estratégico que o rádio esteja presente nele. Ironicamente, a maioria dos celulares possui o chip para recepção de FM, porém, apenas uma minoria tem esta recepção ativada. Tendo notado isto, a NAB começou uma campanha para ativação destes chips. Na mesma época, foi lançado no mercado americano o modelo de rádio híbrido NextRadio, reunindo recepção de áudio via FM com recepção de metadados via internet 3G/4G. A primeira parte do painel será dedicada a este tema e à apresentação do case americano.

Na segunda parte do painel, vamos discutir as perspectivas para o rádio no carro, particularmente, no carro conectado. Os novos sistemas de infotainment oferecem não só o rádio AM/FM como também múltiplas outras opções para consumo de conteúdo de áudio via internet 3G/4G. Entender este ecossistema e como estão evoluindo as plataformas de entretenimento e informação nos carros é, também, absolutamente estratégico para o rádio.

Moderador: Marco Túlio Nascimento – diretor da ZYDigital / SET

 

POCKET CONVERGENCE: FM RADIO ON SMARTPHONES IN NORTH AMERICA

A inclusão da recepção de FM nos smartphones na América do Norte tem sido um interessante e, às vezes, difícil processo – não por questões técnicas, mas sim por razões de negócios. Esta apresentação irá abordar a tecnologia, a história, o status atual e as perspectivas futuras da penetração, no mercado norte americano, da recepção de FM em smartphones.

Palestrante: Skip Pizzi – Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

 

O PROJETO RADIOPHONE – PROMOVENDO A ATIVAÇÃO DO FM NOS CELULARES NO BRASIL

Esta apresentação irá discutir, na perspectiva brasileira, a ativação dos chips de FM nos celulares, os desafios e as oportunidades. Apresentará ainda o projeto Radiophone, uma iniciativa da AERP para promover a ativação dos chips no Brasil.

Palestrante: ALEXANDRE BARROS – Presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – AERP Diretor do Grupo Maringá de Comunicação

 

EXPOSIÇÃO DA LOGOMARCA EM AUTO-RÁDIOS E SEGURANÇA DO SINAL RDS

Esta palestra apresentará o projeto Radio Data Center, uma tecnologia que permite mostrar a logomarca da emissora nos painéis de uma nova geração de receptores de rádio nos automóveis. O RDS é uma das referências da tecnologia para identificar a emissora sintonizada. Para evitar que o uso indevido do PI por terceiros implique em erros de identificação, a plataforma possui recursos para verificar a procedência do sinal.

A nova tecnologia já está funcionando no Brasil nos receptores MOPAR easy4u, utilizado nas frotas da FIAT e da Chevrolet. A Mercedez Bens começará a usar a tecnologia no Brasil em 2018.  A ABERT e a AMIRT apoiam o projeto e algumas emissoras já estão participando.

Palestrante: MATHIAS MICHAEL OEELEIN – Radio Data Center (RDC)

 

16h00-17h30 – MIGRAÇÃO DO RÁDIO E O MERCADO

MIGRAÇÃO DO RÁDIO E O MERCADO

Representantes das principais emissoras de rádio brasileiras envolvidas na Migração do Rádio AM para FM, destacarão o modelo de negócio esperado pela integração com a programação em FM, ainda que em eFM (FM estendido). O atual cenário das emissoras de rádio no mercado publicitário.

Destaques para a preservação do rádio com o conteúdo  jornalístico, o rádio com imagem, plataformas híbridas on-line  e cases de sucesso como a recuperação da audiência das emissoras de Onda Media pela migração.

 

Moderador: RODRIGO NEVES – General Director Rede Bandeirantes / Campinas

 

UM CASO DE SUCESSO

A apresentação destaca o caso de sucesso da Rádio Clube de Lages Ltda, do Sistema Catarinense de Comunicações, a segunda emissora a migrar no Brasil do AM para o FM.
Gestão do trabalho de modelagem, cristalização do conteúdo – rádio migrante – com ampla recuperação de audiência em Lages e Região.
Comprovação através de pesquisas de audiência. Mercado e o Desafio!
Sucesso pós migração com crescimento do faturamento. Emissoras do Grupo fortalecidas e motivadas.

Palestrante: Roberto Dimas Ribeiro do Amaral – Diretor de Produto – Sistema Catarinense de Comunicações

 

Debatedor: Paulo Machado de Carvalho Neto – Presidente da AESP Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de SP

 

Para fazer sua inscrição acesse: https://www.set.org.br/events/setexpo/credenciamento-congresso/

ASSOCIADO AESP TEM O MESMO DESCONTO DO ASSOCIADO SET