Deepfakes, desinformação, vazamentos de dados: riscos para 2024

Informe do NAB Amplify afirma que o Fórum Econômico Mundial destaca os perigos dos feeds de mídia social orientados por algoritmos e deepfakes em seu Relatório de Riscos Globais de 2024, citando a desinformação como o principal problema que afetará a política e a segurança globais nos próximos dois anos.

Matéria de Adrian Pennington, no NAB Amplify, destaca que com as próximas eleições nos Estados Unidos, Índia, México, Indonésia, Reino Unido e União Europeia (EU) em 2024, o monitoramento da atividade on-line em busca de desinformação é essencial, mas é improvável que funcione. E reforça que “as informações falsas e a polarização da sociedade estão ligadas, relata o Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum/WEF), com potencial para se amplificarem mutuamente. Há medidas em andamento para combater, regular e monitorar as redes de mídia social, mas elas podem ser “muito pouco e muito tarde”.

Segundo de relatório de “Riscos Globais 2024: Os riscos estão crescendo, mas nossa capacidade de resposta também” (Global Risks Report 2024: The risks are growing — but so is our capacity to respond), entre os principais riscos estão o crime cibernético, os resultados adversos da Inteligência Artificial e os eventos climáticos extremos, mas segundo os especialistas do Fórum Econômico Mundial, “embora o desafio de cada um deles seja grande, também é grande a nossa capacidade de resposta. Mudança climática, mudanças demográficas, tecnologia e geopolítica. Essas são as “forças estruturais” em transformação que estão tornando o mundo menos estável”, por que “as consequências já estão afetando bilhões de vidas. O clima extremo, a desinformação gerada por IA, a crise de custo de vida, os ataques cibernéticos e a polarização sociopolítica já estão chegando”.

 

10 principais riscos apontados pelo relatório: Global Risks Report 2024: / Foto: Reprodução

 

Se quer ler o informe completo da WEF, clique aqui