Congresso SET EXPO 2022 com palestras confirmadas

Entre os temas em pauta nesta edição, destaque para TV 3.0, produção de conteúdo, questões regulatórias, distribuição de conteúdo, futuro das telecomunicações, conectividade e segurança da informação.

A menos de um mês da realização do maior Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento da América do Sul, a organização já tem o cronograma de palestras e moderadores confirmados.

Como há mais de 3 décadas, o Congresso SET EXPO, espera reunir especialistas nacionais e internacionais apresentando novas tecnologias em apresentações de alto teor técnico e profissional. Para o primeiro dia de Congresso (22/8), destaque para a palestra moderada por Fernando Gomes de Oliveira que debaterá “Como o 5G pode habilitar novos negócios“, e a “A transformação da publicidade. Formatos comerciais inovadores com publicidade integrada ao negócio“, moderada por Marcos Cabrera (Globo), que analisará como o Mercado Publicitário reagiu aos novos hábitos dos consumidores impulsionados pelas novas tecnologias, adotando estratégias D2C (Direct to consumer) para que possam ter cada vez mais conhecimento sobre seus consumidores de forma a agregar-lhes valor.

Na terça-feira (23/8), entre diversos temas, já estão confirmadas a palestra moderada por Ana Eliza Faria e Silva (SET/Globo) que debaterá “Nova Parabólica: a Migração para a banda Ku“. A migração das recepções domésticas de parabólica da Banda C para a Banda Ku será em parte custeada com os recursos arrecadados pelo Leilão do 5G. Cerca de 18 milhões de famílias brasileiras têm no serviço de TV aberta gratuita por satélite, a principal fonte de informação e entretenimento. Desse total, cerca de 10 milhões de famílias que integram os programas sociais do governo federal (CadÚnico), poderão receber gratuitamente o kit com os novos equipamentos. Ana Eliza afirma que a ideia é “entender todos os detalhes desse processo com representantes da ANATEL, MCOM e da entidade criada para administrar esse processo, e que atende pela marca Siga Antenado”.

Nesse dia, Luiz Fausto, Coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD moderará: “Como a TV 3.0 impactará a experiência do usuário e as cadeias de produção audiovisual?”, isto porque a próxima geração da TV Digital Terrestre do Brasil (em desenvolvimento através do Projeto TV 3.0 do Fórum SBTVD) trará uma série de novos recursos tecnológicos. Fausto comenta que “o painel vai discutir de que forma esses recursos impactarão na experiência do usuário e nas cadeias de produção e distribuição audiovisual dos radiodifusores”.

Outra destaque será o painel moderado por Daniela Souza (Conselheira da SET e SVP AD Digital): “Streaming: as placas tectônicas continuam se movendo”, que contará com a presença de Melissa Vogel (CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil); Roberto Araújo (CEO – Grupo Jovem Pan); Aline Jabbour (Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Aquisição de Conteúdo para América Latina – Samsung); e Luis Camargo (Media & Entertainment Business Developer Lead – Google Brasil).

O painel analisará como no mundo da publicidade e D2C, “um modelo que vem ganhando corpo é o FAST (Free ad – supported streaming TV)”, explica Daniela e afirma que “vários dos novos formatos foram pensados para o consumo destas plataformas nos aparelhos de TV Conectada em conjunto com ativações no celular, como segunda tela. As empresas FAST indicam que vão fortalecer suas ofertas e formas de melhorar sua monetização, com melhor integração do streaming de TV nos modelos de mix de marketing e soluções de publicidade digital na distribuição linear (DAI), além de atenderem a necessidade do consumidor que está fatigado com o número de assinaturas atuais. Temos também a necessidade de muitos produtores e ou distribuidores de conteúdo de criarem novas oportunidade de negócios em novas janelas. Será este o novo futuro para TV? O que é TV? Neste painel, abordaremos o tema com a discussão entre profissionais que representam toda a cadeia de valor, desde o content owner, plataformas, métricas e comportamento do consumidor”.

No terceiro dia de Congresso (24/8 – quarta-feira), moderado por Daniel Monteiro (Globoplay) se analisará “Produtos digitais: Experiências que geram negócios direto com o consumidor“. Os produtos digitais proporcionaram uma forma de empresas poderem falar diretamente com seu consumidor e com isso impulsionar seus negócios e ampliar suas fronteiras. “Nesse painel vamos abordar as estratégias, técnicas e processos usados e desenvolvimento de produtos, com um olhar de inovação sobre as experiências centradas no usuário e no uso intensivo de dados na construção e na otimização de suas jornadas”, afirma Monteiro.

No último dia (25/8), destaque para o rádio. Para isso, Eduardo Cappia, Conselheiro da SET e Diretor EMC; e Daniel Starck (Tudoradio.com), moderam “O Futuro do rádio está nas redes?“. O aumento do número de afiliados às redes de Rádio tem sido um fenômeno em alta expansão nos últimos anos.  migração do Rádio AM para o FM e as Redes de Rádio da Amazônia, com a preservação do conteúdo local, abriram possibilidades nas grifes das redes. Qualidade, conteúdo jornalístico nacional e local, além da otimização publicitária, favorecem seu crescimento,” são os destaques do painel, explicou Cappia à reportagem.

Se quer ver a programação completa, clique aqui