PROGRAMAÇÃO

 SET EXPO 2022

Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento

# Programação em construção e  sujeita a ajustes #

Segunda-Feira – 22/08/2022

9h | Sala 1
Inovação
Futuro da Codificação e Padrões imersivos
Hugo Nascimento
9h | Sala 2
Conectividade
Infraestrutura IP – Minha nova matriz será 2110 ou estará na nuvem?
Roberto Hoffmann

11h | Sala 1
Consumo de midia
Oportunidades e desafios dos Canais FAST
Marcelo Souza
11h | Sala 2
Produção de Conteúdo
Gestão de Assets – O futuro das plataformas de MAM e PAM
Adilson Dolci

12h45 - 13h45 | Sala 1
SET Express | Produção
Raimundo Lima
12h45 - 13h45 | Sala 2
SET Express | Conectividade
Valderez Donzelli
14h | Sala 1
Negócios
A transformação da publicidade – Formatos comerciais inovadores com publicidade integrada ao negócio
Marcos Cabrera
14h | Sala 2
Conectividade
5G – além da Infraestrutura – como as Aplicações 5G ampliarão as Possibilidades de Mídia
Fernando Gomes de Oliveira

16h | Sala 1
Negócios
Muito Além da Grade Linear: as Estratégias digitais que potencializam Negócios para o Rádio e para a TV
Carlos Aros
16h | Sala 2
Segurança
Deepfake
Diego Piffaretti

Segunda-Feira – 22/08/2022

Horário Palestras
Horário Palestra

9h | Sala 1

 

 

22 de Agosto de 2022

Inovação | Sala 1

Futuro da Codificação e Padrões imersivos

Nesta sessão composta por três palestras, abordaremos as aplicações de codificação em um futuro proximo. Os palestrantes compartilham suas abordagens e resultados impressionantes para codificar utlizando padroes e protocolos última geração.

A Bitmovin apresenta uma breve história e histórico do desenvolvimento e adoção do AV1, comparando o desempenho de AV1 vs VP9, HEVC/H.265 e AVC/H.264. Traz ainda cases de implantação/suporte AV1 na região LATAM e em todo o mundo.

A crescente popularidade das aplicações de XR está levando a industria de media a buscar tecnologias de codificação e transmissão capazes de suportar os imensos volumes de dados gerados pelas experiencias imersivas. Nesta segunda palestra vamos apresentar a norma Visual Volumetric Video-based Coding (V3C) desenvolvida pelo grupo MPEG para vídeos volumétricos.

Apresentaremos ainda uma visão geral do sistema de áudio MPEG-H e dos requisitos do projeto de TV 3.0 para o componente de áudio. Com amplo apoio da indústria, o sistema de áudio MPEG-H traz som imersivo, interatividade avançada, e opções de acessibilidade, bem como características avançadas como entrega híbrida, sonoridade consistente após interação do usuário, opções de conectividade para dispositivos de som externo e mudanças de configuração de forma transparente.

Hugo Nascimento

Moderador: Hugo Nacimento - CTO da AD Digital | Coordenador do Grupo de Trabalho “Indústria 4.0 da SET”

Formado em engenharia, tem mais de 15 anos atuando em projetos de Broadcast e PayTV em diversos ramos como IPTV, DTH e ambientes de produção e pós-produção. Em sua carreira, ele atuou em empresas e clientes referência no mercado, como Cisco, Google, Telefônica, etc, assim como em projetos que envolviam equipes multidisciplinares em diversos países para Telefônica, Megacable, Claro, NET e sua experiência contempla projetos em pré e pós-venda com profundo conhecimento técnico nesse mercado. Atuou nos mais exigentes mercados como Alemanha, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Espanha entre outros.

Quando o AV1 estará pronto para adoção na América Latina? Já?!

Quão eficiente é o AV1 em comparação com outros codecs? Quais navegadores e dispositivos suportam a reprodução AV1? O AV1 está pronto para implantação na América Latina?

Junte-se a Manfred Runkel,  Arquiteto de soluções sênior da Bitmovin, itmovinenquanto ele responde a essas perguntas e muito mais sobre codificação, teste e o potencial ROI de adicionar AV1 à sua estratégia de streaming multi-codec.

Breve história e histórico do desenvolvimento e adoção do AV1.
Comparando o desempenho de AV1 vs VP9, ​​HEVC/H.265 e AVC/H.264.
Implantação/suporte AV1 na região LATAM e em todo o mundo.
Testando a reprodução do AV1 com o Bitmovin Streamlab.

Palestrante: Manfred Runkel - Arquiteto de soluções sênior da Bitmovin

Arquiteto de soluções sênior na Bitmovin, permitindo que clientes/desenvolvedores obtenham ótimos resultados nas plataformas de streaming OTT. Especialista em Arquitetura de Software / Ciência de Dados e Arquiteto de Soluções Microsoft Azure com 15 anos de experiência em tecnologia atuando como Desenvolvedor, Arquiteto de Nuvem e Gerente de Software.

Visão geral da norma MPEG V3C para codificação de vídeo imersivo

Um vídeo volumétrico consiste numa sequência de frames, em que cada frame é uma representação estática 3D de um objeto do mundo real ou de captura de uma cena num instante de tempo diferente.

No entanto, tais conteúdos podem necessitar uma largura de banda considerável. A compressão do vídeo volumétrico é necessária para obter taxas transmissão e tamanhos de ficheiros que possam ser economicamente viáveis para a indústria. A padronização é necessária para assegurar a interoperabilidade.

A norma Visual Volumetric Video – based Coding (V3C) especificada pelo grupo MPEG define um mecanismo genérico de codificação de vídeo volumétrico e pode ser utilizada por aplicações que visam diferentes tipos de conteudos volumétricos, tais como nuvens de pontos, video imersivo com produndidade ou tranparencia de frames visuais volumétricos.

 

Palestrante: Celine Guede - Arquiteta em Pesquisa e Inovação - InterDigital

Celine Guede formou-se em engenharia em 1998 pela Polytech Orleans School, França. No ano seguinte, ingressou na Technicolor como engenheira de P&D, onde primeiro se especializou em desenvolvimento de softwares de tempo real e, em 2013, ingressou nas atividades de Sistemas Avançados de Televisão, onde dedicou seu conhecimento às contribuições para os padrões de transmissão de televisão ATSC 3.0.
No final de 2016, Celine uniu-se ao projeto de Compressão de Nuvem de Pontos e fez contribuições para o emergente padrão MPEG de Compressão de Nuvem de Pontos chamado V-PCC (Video-Based Point Cloud Compression).
Em 2019, mudou-se para a InterDigital como arquiteta, onde contribuiu para finalizar o padrão MPEG V-PCC. Desde 2022, o seu trabalho é dedicado à transmissão de vídeo volumétrico e está fortemente envolvida na divulgação de V-PCC e MIV (MPEG Immersive Video) desenvolvendo um codec em tempo real para essas tecnologias e preparando contribuições para esse padrão.

MPEG-H Audio selecionado para a próxima geração do sistema de transmissão de TV 3.0 no Brasil

Sob o nome de “Projeto TV 3.0”, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Terrestre (SBTVD) emitiu a Convocação de Propostas (CfP) para um sistema brasileiro de televisão digital de próxima geração, em julho de 2020.

Após uma fase de testes e avaliação muito rigorosa realizada por laboratórios independentes, e considerando aspectos de mercado e propriedade intelectual de todas as tecnologias candidatas, o Fórum SBTVD selecionou o codec de vídeo VVC e o sistema de áudio MPEG-H, para o sistema de transmissão de TV 3.0 da próxima geração no Brasil.

Esta palestra fornece uma visão geral do sistema de áudio MPEG-H e dos requisitos do projeto de TV 3.0 para o componente de áudio.

Palestrante: Adrian Murtaza - Gerente Sênior, Tecnologia e Padrões - Fraunhofer IIS

Adrian Murtaza recebeu seu mestrado em Sistemas de Comunicação pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça em 2012 com uma tese sobre “Backward Compatible Smart and Interactive Audio Transmission”. Após a formatura, ingressou no Fraunhofer IIS, onde trabalha como Engenheiro de Pesquisa Sênior.
Adrian Murtaza ingressou na MPEG em 2013 e desde então contribuiu para o desenvolvimento de vários padrões técnicos de áudio em MPEG-D e MPEG-H. Ele atua como Gerente Sênior de Padrões da Fraunhofer em vários órgãos de padrões do setor, incluindo DVB, ATSC, SBTVD, CTA e SCTE, e é coautor de várias especificações nesses grupos.
Mais recentemente, ele se concentrou na especificação de entrega e transporte de áudio de próxima geração em sistemas ATSC 3.0 e sistemas DVB baseados em fluxo de transporte MPEG-2, bem como na habilitação de serviços de áudio MPEG-H em diferentes ecossistemas de transmissão e streaming.

Versatile Video Coding (VVC) – O codificador de vídeo de próxima geração

A norma de compressão de vídeo denominada Versatile Video Codec (VVC), desenvolvida conjuntamente pelo MPEG (ISO/IEC) e pelo VCEG (ITU-T) no âmbito da JVET (Joint Video Expert Team) foi publicada respetivamente pela ISO e ITU-T e no final de 2021 o VVC foi adotado pelo SBTVD como o principal codificador de vídeo para a TV3.0.
O VVC pode ser considerado como o codificador de vídeo de estado da arte de próxima geração, sucedendo ao HEVC (High Efficiency Video Coding), com um ganho estimado de 40% em relação ao HEVC para formatos HD e 4K. O VVC pode ser visto como um desenvolvimento incremental sobre o HEVC, com aperfeiçoamentos das ferramentas de codificação existentes, juntamente com a introdução de múltiplas novas ferramentas de codificação em todos os componentes da arquitetura do codificador.

Esta apresentação visa fornecer uma visão geral das fases de desenvolvimento do VVC, casos de uso e requisitos do VVC e das principais novas ferramentas de codificação.

Palestrante: Ralf Schaefer - Vice-presidente de Padrões - InterDigital Research & Innovation - InterDigital

Ralf recebeu seu diploma de engenharia (Dipl.–Ing.) pela Technical University Kaiserslautern/Alemanha e ingressou na InterDigital em junho de 2019. Em tempo integral, Ralf preside o AhG da Codificação de Gráficos Baseados em Vídeo do MPEG WG7, é vice-presidente do Módulo Comercial DVB e eleito membro do Conselho Diretor DVB. Além disso, Ralf é um colaborador ativo dos grupos de trabalho de padrões em DVB, ETSI, SBTVD Brasil, NorDiG e FAVN na França. Anteriormente, ele presidiu o AhG da Compressão de Nuvem de Pontos do MPEG 3DG, que alavancou o trabalho de Compressão de Nuvem de Pontos Baseado em Vídeo (V-PCC), entre reuniões do MPEG, que levou à publicação da ISO/IEC 23090-5:2021.
Antes de ingressar na Interdigital, Ralf ocupou uma posição semelhante na Technicolor, onde contribuiu para ATSC3.0 e NGBF South Korea. Anteriormente, ele ocupou cargos de P&D em vários níveis na Thomson e presidiu grupos de trabalho em DVB relacionados a IPTV, Home Networking e Telas Complementares.

9h | Sala 2

 

 

22 de Agosto de 2022

Conectividade | Sala 2

Infraestrutura IP – Minha nova matriz será 2110 ou estará na nuvem?

Como devo encarar a infraestrutura de transporte de vídeo na minha emissora? O SDI virou história e devo olhar somente para o IP? O pior passou e ele já é a melhor escolha? E nuvem, ela veio mesmo para dominar ou será mais uma variável nesta equação? Neste painel vamos discutir a evolução da infraestrutura e tentar responder, com renomados especialistas, algumas dessas perguntas.

 

Moderador: Roberto Hoffmann Netto, Gerente de projetos de tecnologia e regulatórios na RBS TV Porto Alegre

Engenheiro eletricista, com ênfase em automação, graduado pela Unisinos. Atua há mais de 15 anos em empresas de broadcast e telecomunicações, com ampla experiência em projetos de sistemas de gerenciamento, redes multisserviços e em plataformas de TI e Broadcast. Trabalhou em implantações no Brasil e na América Latina, tendo passagens por Claro, Deutsche Telekom e Smartcom PCS. Atualmente é gerente de projetos de tecnologia e regulatórios na RBS TV Porto Alegre.

Palestrante: Boris Kauffmann - Arquiteto de Soluções Especialista em Broadcast na Amazon Web Services (AWS).

Formado em Engenharia Elétrica e Eletrônica com ênfase em Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é atualmente Arquiteto de Soluções Especialista em Broadcast na Amazon Web Services (AWS).
Possui mais de 15 anos de experiência na indústria audiovisual fornecendo soluções para empresas de broadcast e pós-produção com o uso tecnologias de ponta para o transporte e processamento de som e imagem. Desenvolveu diversos projetos de infraestrutura on-premises de vídeo sobre IP baseado nos padrões SMPTE 2110 e SMPTE 2022-6, e atualmente é responsável pelo desenho das arquiteturas em cloud para os clientes de mídia e entretenimento da AWS na América Latina.

Felipe Domingues

Palestrante: Felipe Domingues - Gerente de Pré-Vendas - CIS Group

Engenheiro eletricista com mais de 18 anos de experiência no mercado Broadcast, sempre desempenhando funções em áreas técnicas. Neste período, atuou em empresas como Snell Advanced Media (SAM), Imagine Communications e Grass Valley. Há 4 anos atua como Gerente de Pré-Vendas para CIS Group auxiliando clientes a encontrar a melhor solução para suas necessidades.

Palestrante: Eduardo Lopes - Diretor de Tecnologia da Rede Amazônica

Eduardo Lopes é graduado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pelo Inatel. Possui especializações em Sistemas (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI), Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV), TV Digital e IPTV (Inatel), Administração de Empresas (Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG) e Estratégias Digitais para Empresas de Mídia (ISE Business School). Atualmente, exerce o cardo de diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na Região Norte.

Palestrante: Marcelo Minami - Arquiteto de Soluções | AD-Digital

Formado em Análise de Sistemas, possui mais de 28 anos de experiência no mercado Broadcast.
Em sua jornada profissional liderou projetos técnicos, gestão de projetos, suporte e implantações. Atuou intensivamente em relevantes projetos de digitalização com grandes fabricantes e integradores no Brasil e na América Latina.

 

11h | Sala 1

 

 

22 de Agosto de 2022

Consumo de midia | Sala 1

Oportunidades e desafios dos Canais FAST

Moderador: Marcelo Souza - Diretor de Tecnologia para Produtos Digitais da Globo | Conselheiro da SET

Líder de Tecnologia dos produtos digitais da Globo incluindo Globoplay, Globosat Play, Premiere Play, Combate Play, Sites Globo.com, G1, Globoesporte, GShow, Cartola. Formado em engenharia eletrônica e computação pela UFRJ, mestrado em processamento de imagens na COPPE/UFRJ, MBA em gestão de negócios no IBMEC-RJ e curso de especialização em Leading Product Innovation da Harvard Business School. Há 21 anos na indústria de mídia, trabalhou em projetos de transmissão de vídeo digital, implantação da TV Digital no Brasil, operações de distribuição de canais de TV e Pós Produção de Conteúdo, Planejamento Estratégico, Tecnologia de Publicidade (ADTECH) e Estratégia de Tecnologia em Mídias Digitais

A monetização dos Canais FAST e a ascensão da TV conectada

Aproveitando as tecnologias de nuvem, a Amagi construiu a infraestrutura de transmissão de última geração, incluindo DAI escalável para o futuro.
Saiba por que a Amagi acredita que todo o Broadcast está configurado para migrar para a nuvem e por que a Amagi acredita que os canais FAST dominarão o setor de transmissão nos próximos 20 anos.

Palestrante: Paul Finster - VP, Global Business Development - Amagi

Paul Finster é um executivo de tecnologia com experiência e histórico em Solution Selling, Prestação de Serviços e Operações, Desenvolvimento de Produtos e Engenharia de Software em diversos setores, trabalhando agora ênfase no mercado de Mídia e Entretenimento. Na Amagi, ele é responsável pela Inovação em Streaming e Desenvolvimento de Negócios.

Palestrante: Rita Mesquita - Diretora - Xandr, a Microsoft Company

Rita Mesquita é diretora da Xandr no Brasil . Com mais de 10 anos de experiencia na indústria de marketing digital, Rita é a responsável pelas áreas comercial e de client services, com conhecimento profundo em midia digital e em plataformas de tecnologia, tendo trabalhado com diferentes clientes em toda a América Latina, tando no buy-side, com agencias e trading desks, como no sell-side , com veículos e publishers de toda a região.

Revolucionando a publicidade na TV e conectando conteúdos, marcas e consumidores

Revelando o novo ecossistema de plataforma de publicidade de TV da Samsung – Samsung Ads – e todas as oportunidades de conexão possíveis apoiadas por nosso conhecimento holístico sobre hábitos de consumo de conteúdo alimentados por dados e insights proprietários.

Palestrante: Essio Floridi - Diretor de Vendas e Operações América Latina – Samsung Ads

Essio Floridi é um executivo com mais de 20 anos de experiência na indústria de publicidade. É formado em economia pela USP, com MBA em Marketing de Serviços pela ESPM e Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV.
Iniciou carreira em Milão (Itália) em 1998 e, de volta ao Brasil no ano 2000, trabalhou como Diretor de Mídia Digital por 2 anos tanto na JWT bem como na AgênciaClick.
Como profissional de veículo foi Gerente de Vendas no Yahoo! Brasil de 2004 a 2009 e Diretor de Publicidade de Mídias Digitais na Globosat por 6 anos.
Em 2016 assumiu a posição de Country Manager na Tradelab (startup francesa de mídia programática) onde ficou até 2020, quando passou a assumir – dentro da Samsung Electronics – o cargo de Diretor de Vendas e Operações América Latina, da nova unidade de negócios Samsung Ads (solução de publicidade ominichannel da Samsung) implementada com a sua chegada.

11h | Sala 2

 

 

22 de Agosto de 2022

Produção de Conteúdo | Sala 2

Gestão de Assets – O futuro das plataformas de MAM e PAM

Neste painel, iremos mostrar como empresas estão tratando o tema do gerenciamento dos ativos, do ponto de vista de quem produz conteúdo. Teremos a visão de como controlar e compartilhar, tendo em vista a necessidade de otimização de processos, reformatação e monetização. Também veremos o depoimento de uma empresa que usa estes serviços, apontando seus desafios na utilização e integração para os vários formatos. Participe com a gente!

Moderador: Adilson Dolci - Diretor Geral de Tecnologia - CNN Brasil

Adilson Dolci atualmente é CTO da CNN Brasil. Formado em análise de Sistemas, é também Mestre em Tecnologia da Informação, especialista  em Gestão Financeira e Gestão Empreendedora de Negócios.
Já foi professor universitário e atuou por mais de 20 anos na afiliada Globo TV TEM, onde era responsável pela gestão estratégica das áreas de Tecnologia e Broadcast.

Gestão de ativos na nuvem gerando novas receitas

A tecnologia em nuvem está revolucionando a velocidade e o processo de criação, gerenciamento, distribuição e monetização de conteúdo permitindo alta escala em pouco tempo para disponibilizar o conteúdo ao mercado através de diferentes segmentos como Broadcast, Cable e Streaming.

Palestrante: Ronaldo Dias - Diretor de vendas para Americas - Amagi

Ronaldo Dias é Diretor de Vendas da Amagi, onde é responsável pelos segmentos Hispânico e Faith & Family nas Américas. Com mais de 15 anos de experiência no mercado de mídia e entretenimento, Ronaldo está envolvido em todas as etapas do negócio apoiando a jornada de transmissão para a nuvem e em oportunidades FAST desde a criação, distribuição e monetização de conteúdo. Antes dessa função, Ronaldo ocupou os cargos de Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Negócios na Ericsson/MediaKind, Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios na SondaIT e Diretor de Soluções de Transmissão e Cabo na Harmonic. Ronaldo é formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Brasil, e pós-graduado em finanças e marketing (MBA/CEAG) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Brasil.

O papel das plataformas MAM e PAM num mundo “cloud-ificado”

Essa apresentação abordará como a evolução e adotação de tecnologias modernas na indústria de mídia e entretenimento, junto com a convergência dos mundos broadcast e TI, vem influenciando e moldando o papel das plataformas MAM e PAM na cadeia de criação de conteúdo ao longo dos últimos anos.

Palestrante: Matt Silva - CEO do CIS Group Corp

Matt Silva tem graduação em Business, Finance and Economics pela Stern School of Business – New York University. Trabalhou como analista de investimentos em em instituições financeiras como o CitI e Credit Suisse em N.Y. No CIS Group atuou como Diretor de Desenvolvimento Corporativo, COO e correntemente é CEO da empresa.

Palestrante: Rafael M. Duzzi Oliveira - Diretor de Engenharia e Tecnologia - CNN Brasil

Formado em Engenharia de Telecomunicações com pós-graduação em gestão de projetos pelo SENAC, Rafael Duzzi atua há mais de 20 anos no mercado de M&E e Tecnologia.
Com passagens pela NET, RedeTV, AD-Digital, LM Telecomunicações e Adstream, gerenciou e executou projetos de Tecnologia e Broadcast em diversas emissoras de TV.
Neste momento, atua como diretor de engenharia e tecnologia na CNN Brasil e tem como desafio diário gerir as áreas de Engenharia, TI, SI e projetos de tecnologia no geral.

Palestrante: Carol Alberto Correia Garcia - Gerente Engenharia - Rádio e Televisão Bandeirantes  

Engenheiro Elétrico e Engenheiro de Produção pela FEI, atua há 18 anos no mercado de televisão e produção de conteúdo, gerenciando e conduzindo processos de implantação, integração e operação de sistemas integrados como MAM, automação, vídeo servidores, gráficos entre outros.
Participou de eventos como copa do mundo e olimpíadas com a usabilidade e aplicabilidade dessas soluções.
Atua como gerente de engenharia na RTV Bandeirantes, conduzindo as áreas técnicas de sistemas, implementação, media center e central de exibição, operacionalizando e orientando o workflow da emissora, entre as áreas de jornalismo, esporte e entretenimento para um melhor fluxo de produção e entrega de conteúdo.

12h45 - 13h45 | Sala 1

 

 

22 de Agosto de 2022

| Sala 1

SET Express | Produção

  • Fluxo de Trabalho baseado em nuvem: um novo modo moderno de criar, editar, compartilhar e transmitir
  • “Quem Matou Sara?” – um case de sucesso usando edição remota
  • Unreal: revolucionando a forma de produzir e contar histórias

Moderador: Raimundo Lima - Diretor Executivo da PRODUPIX / Conselheiro da SET

Com passagens pelas principais redes de televisão brasileiras, colaborou nos setores de Produção, Engenharia, Transmissão, Operações e Tecnologia, atua nas áreas de Entretenimento, Jornalismo, Dramaturgia e Esportes. É membro atuante nas principais associações do setor e participante ativo das feiras e congressos do mercado de mídia.

 

Produção utilizando serviço de nuvem – revolucionando a criação de conteúdo para jornalismo ao vivo e esportes

Caminhões de externa e DSNGs foram um sinônimo de bons serviços e qualidade. Entretanto, ano a ano, com o avanço da tecnologia e pressões por menores custos, está demandando por soluções mais inovadoras, cortando custos elevados de hardware e substituindo por uma produção remota com tecnologia estado da arte. Esta apresentação explora um novo modo moderno de criar, editar, compartilhar e transmitir, por usando um novo conceito da LiveU denominado Fluxo de Trabalho baseado em nuvem, construindo uma produção flexível, escalável e custo eficiente para Jornalismo ao Vivo e Transmissão de Esportes.

Palestrante: Jose Luis Reyes - Vice Presidente para America Latina - Live U

Na indústria de Broadcast desde 1985. Gerente de Vendas da Cine Materiales – 2003. Gerente de Projetos de Broadcast e depois gerente de vendas da Inviso em Miami (Miranda – ADC-Belden – 2005 a 2007), Vice-presidente de Vendas e Operações da Inviso (Miranda – ADC-Belden – 2007 a 2013), Gerente Regional de Vendas LaTam Sul (Grass Valley – 2013 a 2016). VP América Latina na LiveU desde 2016 até o presente. Responsável pela direção da operação de negócios na região da América Latina para o México, América Central, América do Sul (incluindo Brasil) e Caribe

Produção virtual em Unreal

Estamos vivenciando uma revolução na produção de mídia no mundo e esse movimento está sendo liderado pela engine de game da Epic chamado de Unreal. O inicio desse movimento começa principalmente com produções da Disney em Hollywood dentre elas Mandalorian, que fizeram tudo que até então tínhamos aprendido em produção virtual serem repensado.

A projeção que nos próximos 6 anos até 2028 a produção virtual crescerá 15% ao ano e isso tende a continuar com uma demanda que estava reprimida por não ter acesso a essa tecnologia.

Vamos mostrar estudos de casos , pesquisas e como se preparar para esse processo que coloca a produção virtual no centro das discussões da produção de conteúdo e muda como podemos contar nossas histórias.

Palestrante: André Dias Arnaut - Gerente em produção virtual - RecordTV

Especialista em produção virtual e liderando uma equipe de 42 pessoas na Recordtv.
Com 19 anos de experiência em diversas plataformas e participando das principais implantações de plataformas gráficas e produções virtuais em emissoras e produtoras de conteúdo participando de mais de 40 projetos de estúdios virtuais.
Com obras e passagem pelo SBT, Rede Bandeirantes, Tv Cultura, Espn, Fox, Globo São Paulo, Rede Tv, Rede Vida, Rede Amazônia, Maze, TsMusic, Ministério da Saúde Tv Sus, Pixit entre outros.

Case Netflix “Who Killed Sara” – Edição remota colaborativa

A série em espanhol “Quem Matou Sara?” se tornou uma das surpresas dos sucessos da Netflix de 2021, ganhando um destaque como o título não-inglês mais popular do serviço de streaming um mês após seu lançamento.

A equipe de pós-produção conseguiu um fluxo de trabalho de edição remota fácil e eficiente, colaborativo e confiável usando produções no Adobe Premiere Pro e LucidLink.

A edição simultânea usando produções no Premiere Pro permitiu que vários editores poderiam editar o mesmo episódio. Tornou a edição mais colaborativa porque todos estavam trabalhando juntos. Se alguém estivesse preso em uma cena, poderia ter outro editor dar uma olhada para ajudar.

Palestrante: Luis Bechtold - Gerente Estratégico da Adobe.

Atualmente liderando Desenvolvimento Estratégico Adobe de Soluções Enterprise SaaS Adobe Creative Cloud com os Clientes Corporativos e Parceiros de Indústria para acelerar o crescimento de negócios e a inovação de produtos.
Líder com foco em clientes com mais de 20 anos de experiência na Indústria de Mídia Digital e Entretenimento.

12h45 - 13h45 | Sala 2

 

 

22 de Agosto de 2022

| Sala 2

SET Express | Conectividade

Neste painel serão abordados os aspectos técnicos da conectividade no apoio da produção de TV, expansão de alcance e audiência, comunicações com rede híbrida e multiórbita

Moderadora: Valderez de Almeida Donzelli - Diretora Técnica da ADTHEC | Conselheira da SET

Graduada pela FEI em engenheira eletrônica, eletrotécnica e produção. Mestre em engenharia elétrica. Pós-graduada em Neurociências pelo Instituto Israelita Abert Einstein. Especialização em TI pela FESP , gestão da TIC e Gerenciamento de Projetos pela FGV , Ciência de Dados pela Awari, Sistema de TV Digital Avançado pelo INATEL e DMC – Decodificação Mente Corpo com o Dr Carlos Alberto Ribeiro. Desenvolve projetos de pesquisas em conectividade, mídias digitais e aplicação dos conceitos de neurociências na engenharia e no desenvolvimento humano.
Diretora de Engenharia, Tecnologia e Regulatório da empresa de engenharia ADTHEC (www.adthec.com.br), com atuação na s áreas de consultoria assessoria, planejamento, projetos, treinamento, pesquisa e análise de solução para estações de rádio, televisão e telecomunicações do setor público e privado, com ênfase em projeto e implantação de sistemas de transmissão. Participa de diversos grupos de trabalho coordenados pela Anatel, Ministério das Comunicações, Universidades, Associações e Centros de Pesquisa. A empresa é membro do Forum SBTVD.
Membro do conselho deliberativo da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão), do Comitê técnico da AESP (Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do estado de São Paulo)

Intelsat: Passado, Presente e Futuro – Inovação e Investimento em Conectividade Global

Uma discussão sobre a história da Intelsat como arquiteta fundamental da tecnologia de satélite; uma passagem sobre os recentes investimentos na América Latina e em todo o mundo, permitindo que os nossos clientes de mídia possam expandir seu alcance e audiências; e uma prévia de nossos planos para construir o futuro das comunicações com a primeira rede híbrida, multiórbita e definida por software do mundo de 5G.

Palestrante: Marcelo Amoedo - Diretor de Vendas Senior - Intelsat Serviços de Broadcast, Brasil

Profissional na área de negócios com mais de 20 anos de experiência no mercado de Broadcast e com conhecimento em sistemas de transmissão e compressão de vídeo, TV Digital e serviços de comunicação via satélite. Na Intelsat trabalha como responsável pela comercialização de segmento espacial para uso em serviços de broadcast permanentes e uso ocasional, bem como serviços de mídia gerenciados. Tecnólogo em Redes de Computadores, Bacharel em Administração de Empresas e Pós-Graduando no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias.

Transporte de Vídeo sobre 5G: Potencial da Tecnologia no Apoio à Produção de TV

A tecnologia 5G irá apoiar os radiodifusores em processos de produção e de distribuição de conteúdo. A apresentação irá focar na utilização do 5G nos processos de produção de jornalismo, eventos e também em estúdios. Serão discutidos alguns casos de teste e apresentaremos recomendações para o uso do 5G no curto prazo.

Palestrante: Glaucia Mattioli - Gerente Executiva de Vendas - Embratel

Graduada em Engenharia de Telecomunicações pela UFF, com MBA em gestão de negócios pelo IBMEC-RJ.
Atua na Embratel como gerente de vendas do segmento de Mídia.
Possui mais de 20 anos de experiência no mercado de Telecomunicações, tendo atuado nas áreas de pré-vendas, pós-vendas e vendas.
Participou de testes com a tecnologia 5G para atender clientes de mídia.

A Importância da Monitoração em um Workflow OTT

As plataformas OTT continuam se multiplicando e oferecendo diversos conteúdos e experiências para a cada vez maior base de assinantes. Prover uma qualidade de serviço de excelência é crucial para o sucesso do serviço de streaming, além de ser um imenso desafio devido ao ecossistema ser extremamente complexo principalmente quando comparado aos serviços lineares tradicionais. Nesta apresentação abordaremos a importância da monitoração em uma plataforma OTT e formas de implementá-la.

Palestrante: Guilherme Castelo Branco - Diretor - Phase Engenharia

Graduado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, com especialização em gestão de negócios pela FGV – SP, atua na área de soluções para sistemas de Televisão desde 2004. Atualmente é sócio da Phase Engenharia e fica baseado em São Paulo.

14h | Sala 1

 

 

22 de Agosto de 2022

Negócios | Sala 1

A transformação da publicidade – Formatos comerciais inovadores com publicidade integrada ao negócio

O Mercado Publicitário está muito mais competitivo do que há dez anos. Os hábitos dos consumidores estão mudando, impulsionados pelas novas tecnologias.  
Muitos anunciantes estão adotando a estratégia D2C (Direct to consumer) para que possam ter cada vez mais conhecimento sobre seus consumidores de forma a  agregar-lhes valor. 
As empresas de mídia evoluirão na parceria com os anunciantes, participando da jornada de construção de suas marcas, apoiando-os no atingimento de seus KPIs, buscando a conexão com seu público alvo, formando novos modelos de negócios através de produtos publicitários inovadores através de criatividade e tecnologia e que geram valor efetivo para os esses anunciantes.

Moderador: Marcos Cabrera - Diretor de Novos Formatos Publicitários e Futuro - Globo

Formado em engenharia pela USP e com MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Negócios na FGV, Marcos Cabrera é diretor de Novos Formatos e Futuro da Globo. Começou na empresa em 2013, como diretor de Inteligência de Mercado da área de Comercialização de Mídias Digitais, atuando em diversas áreas dentro da Globo como Operações Comerciais, produtos e projetos Digitais, Merchandising e Planejamento de projetos de conteúdo. Anteriormente, atuou no mercado publicitário em agências como Havas (MediaContacts), Ogilvy, AgenciaClick e X%

Leonardo Pontes - Gerente de Novos Formatos & Futuro - Globo

Gerente de Novos Formatos & Futuro na Globo, onde iniciou sua jornada em 2014 como trainee e passou por áreas como Pesquisa & Desenvolvimento em Negócios, Criação Digital, Account Manager, Desenvolvimento Comercial. Possui experiência em temas como inovação, metodologia ágil, gerenciamento de produtos, estratégias comerciais voltadas para publicidade e marketing, business development, gestão de equipes multidisciplinares. Leonardo já atuou em empresas como Itaú, Colgate, Walt Disney Company e Mercedes-Benz.

Palestrante: Gabriela Amarante - Gerente de Midia - L'oreal

Sou uma profissional de mídia multi plataforma com sólida experiência em grandes agências de publicidade e também na indústria hoje trabalho na L´Oréal. Entusiasta digital, data driven e sempre focada nos resultados de negócio acredito nas boas ideias e na excelência de execução.

 

14h | Sala 2

 

 

22 de Agosto de 2022

Conectividade | Sala 2

5G – além da Infraestrutura – como as Aplicações 5G ampliarão as Possibilidades de Mídia

A infraestrutura de conectividade 5G está em construção, neste ano todas as capitais mais o Distrito Federal terão acesso às redes 5G SA e novas possibilidades e oportunidades serão criadas, mas as aplicações para o pleno uso desta nova tecnologia são essenciais. O Brasil, conhecido pela sua criatividade, poderá assumir protagonismo no desenvolvimento de software e aplicações do 5G no mercado de mídia e entretenimento. Para tanto, é necessário muita colaboração e cooperação entre todos os atores envolvidos no ecossistema de comunicação.

Moderador: Fernando Gomes de Oliveira - Diretor - Future Maker

Fernando Gomes de Oliveira estudou Engenharia de Computação na POLI-USP, analista de Governança/Compliance, especialista em broadcast, serviços móveis (4G/LTE, 5G e WiFi 6), fibra ótica, investidor-anjo da Poli Angels, mentor em startups, co-fundador da Roboyell, startup de AI com foco em visão computacional, e da KYtron, uma Deep Tech com foco em robótica.
Membro dos comitês de Inovação, Machine Learning e ESG na I2AI – Associação Internacional para Inteligência Artificial, do comitê de inovação da ABOTTs – Associação Brasileira de OTTs, colunista na Revista da SET, Conselheiro da OLA-CCI e coordenador do Grupo de Trabalho 5G da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia.
Fala sobre o mundo digital, inovação, tecnologias ruptivas, futurismo, startups, pessoas, diversidade, educação, meio ambiente, 5G, IoT, cidades inteligentes e sociedade.

Palestrante: Hermano Pinto - Diretor - Informa Markets

Hermano Pinto é engenheiro eletricista, graduado pelo Escola Politécnica da USP (EPUSP) e bacharel em Economia pela FEA-USP, com mestrado profissional em gestão empresarial pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA).
Exerceu por 30 anos atividades profissionais em empresas do Grupo Siemens, nas áreas de telecomunicações e tecnologia, onde ocupou várias posições no Brasil, América Latina e Europa. Foi Presidente Mundial da Unidade de Negócios de Acesso sem Fio da Siemens AG em Munique.
Conselheiro em diversas associações de classe, além de ocupar posição de Diretor da Divisão de Telecomunicações do Departamento de Infraestrutura (DEINFRA) da FIESP.
Atualmente é Diretor Geral do Núcleo Infra&Tech (Infrastructure & Technology) para o Brasil no grupo britânico Informa.

Palestrante: Alexandre Britto - Presidente da Abott’s – Associação Brasileira de OTT

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Engenharia, possui mais de 20 anos na indústria de tecnologia, telecomunicações, TV, streaming, conteúdo digital e mídia. Especializado em Desenvolvimento, Planejamento e Implantação de Negócios, Formulação de Estratégia de Marketing e Comercial, e Estratégia e Execução de Go-to-Market.

Palestrante: Guilherme Saraiva - Diretor Comercial - Embratel

Guilherme Saraiva é diretor comercial para os segmentos de Mídia e Satélite na EMBRATEL, onde apoia clientes no desenvolvimento de seus negócios nos mundos físico e digital. No grupo Globo atuou como CTO do Telecine, onde lançou a plataforma de streaming do Telecine Play. Foi gerente de planejamento de tecnologia da Globosat durante a migração dos canais para HD e do lançamento dos produtos digitais OTT.
Liderou a área de marketing e produtos corporativos da NET, participando do lançamento dos serviços  de internet banda larga. Coordenou o planejamento de expansão da British Telecom na América Latina, colaborando em projetos de inclusão digital em vários países.
Engenheiro de telecomunicações pelo IME, com MBA em marketing pela FGV, Master em Finanças pela FGV e MBA em Ciência de Dados pela PUC-RJ.

Palestrante: Uirá Moreno Rosário e Barros - Analista de Telecom – Estratégia e Tecnologia | Globo

Graduado em Engenharia Elétrica e também em Rádio e TV, com Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie, atua como Analista de Telecom Sênior em Estratégia e Tecnologia na Globo.
Na área de Telecom tem como enfoque o estudo e implantação de novas tecnologias na emissora. Foi responsável pela Primeira Transmissão Ao Vivo em Dolby Atmos em ISDB-T, no ano de 2020, e atualmente implanta de forma definitiva o áudio imersivo na TV Digital em São Paulo. No último ano tem como uma das frentes o estudo das aplicações de inovação com o 5G em produtos da Globo, já tendo realizado o Carnaval de São Paulo 2022 com a tecnologia.
Além da Globo também é professor universitário na Faculdade Cásper Líbero, lecionando no Curso de Rádio, TV e Internet, à frente das disciplinas de “Tecnologia” e “Captação e Edição de Áudio”.

 

16h | Sala 1

 

 

22 de Agosto de 2022

Negócios | Sala 1

Muito Além da Grade Linear: as Estratégias digitais que potencializam Negócios para o Rádio e para a TV

Cada vez mais as produções audiovisuais extrapolam os limites do rádio e da TV. As redes sociais e plataformas digitais se tornaram ambientes de alto engajamento e disputam a atenção do telespectador e do ouvinte. Quais os cases de sucesso? De que formas o digital pode alavancar o negócio offline? Quais as tendências e os desafios para o setor? Como desenvolver um ambiente de negócios verdadeiramente multiplataforma?

 

Moderador: Carlos Aros - Diretor de Conteúdo Rede Jovem Pan News

Diretor de Conteúdo da Rede Jovem Pan News, jornalista especializado em Tecnologia e Inovação, editor-executivo da MIT Technology Review Brasil.

Palestrante: Roberto Araújo - CEO - Grupo Jovem Pan

CEO do Grupo Jovem Pan com MBA na FIA com especialização em Cambridge, Lion e Beijing. Tem sua carreira pautada na estruturação de empresas em múltiplos segmentos. É um entusiasta sobre o futuro e como a tecnologia irá transformar as relações humanas.

Palestrante: Felipe Aranha (Jimmy) - Coordenador de Planejamento e Performance na Viu Hub - Globo

Trabalha no desenvolvimento de projetos de branded content há 11 anos e atualmente coordena o planejamento na VIU Hub unidade de negócios onde são implementados modelos comerciais multiplataformas que unem os canais Globo às redes sociais e influenciadores em estratégias integradas.

Palestrante: Izabela Ianelli - Digital Director na Endemol Shine Brasil

Izabela Ianelli lidera o departamento de digital da Endemol Shine Brasil, que cria, produz e distribui conteúdos e estratégias multiplataforma e venceu o prêmio Rising Star of Development. A executiva é formada em Rádio e TV na Universidade Metodista e acumula passagens no UOL e Record.

Palestrante: Antonio Abibe - Diretor de Parcerias e Conteúdo - Kwai Brasil

16h | Sala 2

 

 

22 de Agosto de 2022

Segurança | Sala 2

Deepfake

Neste painel, iremos mostrar como o deepfake tem se desenvolvido, as implicações de segurança e cenários de ameaças que ele pode trazer para o nosso contexto de mídia. Faremos também demonstrações do potencial de uso desse tipo de tecnologia. Adicionalmente falaremos sobre as eleições e como esses temas se relacionam.

Moderador: Diego Piffaretti - Líder de Segurança Ofensiva (Red Team) – Especialista em Segurança da Informação - Globo

Piffaretti é formado em Computação e atualmente está cursando mestrado em computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Possui 17 anos de atuação em TI, sendo 10 anos de experiência em segurança da informação, com ênfase na parte de segurança ofensiva, atuando como ethical hacker em diversos clientes e segmentos, experiência com testes de intrusão em ATM (caixa eletrônico), redes, infraestrutura e aplicações.
Desenvolve pesquisas pessoais em deepfake, desde 2019, quando utilizou um aplicativo chinês ZAO para seus primeiros experimentos.
Na Globo atua como líder técnico do time de segurança ofensivo, time formado por “hackers do bem”, atuando com testes de invasão e apoiando outras áreas como referência técnica na temática de cybersegurança.

Palestrante: Fernando Ribeiro - Especialista em Tecnologia e Inovação - Globo

Fernando tem 11 anos de experiência trabalhando em desenvolvimento de jogos, educação e como generalista em empresas nacionais e internacionais. Sua experiência profissional inclui desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis e VR, modelagem 3d, animação, captura de movimento, técnicas de fotogrametria, composição e motion graphics para empresas e institutos de ensino.
Com vasta experiência na criação de experiências em VR em seu trabalho para a OculusVR/Facebook e anteriormente como consultor para Unity Technologies desenvolvendo UMA – Unity Multipurpose Avatar, Fernando também dirige o Goblin Workshop, onde está envolvido na pesquisa, criação e customização de avatares, consultoria para usuários UMA e alta qualidade de conteúdo para Unity AssetStore.
Atualmente Fernando trabalha na Globo como especialista no MediaTech Lab com foco em humanos sintéticos e em cenários virtuais, estando a frente de linhas de pesquisa com utilização de DeepLearning, desenvolvimento de novas metodologias de geração de personagens virtuais e criação de cenários virtuais dinâmicos.

Bruno Sartori - Jornalista e Deepfaker | CEO - FaceFactory.AI

Bruno Sartori, também conhecido pelo nome de Bruxo dos vídeos, é um jornalista, humorista e influenciador digital brasileiro considerado um dos pioneiros na criação de sátiras através da técnica deepfake no Brasil. Sartori ganhou notoriedade com vídeos que satirizam entidades públicas como Jair Bolsonaro, Sérgio Moro e Lula.
Alguns de seus mais famosos trabalhos usando a técnica de síntese de imagens ou sons humanos com inteligência artificial envolvem a renderização de vídeos de seriados famosos como Chaves e Chapolin Colorado; cenas clássicas de telenovelas como Tieta e Avenida Brasil; e de clips de músicas contidas nas obras de Whitney Houston e as de Mariah Carey na confecção de sátiras.


Terça-Feira – 23/08/2022

9h – Cerimônia de Abertura
Carlos Fini
11h | Sala 1
Negócios
Streaming: as placas tectônicas continuam se movendo
Daniela Souza
11h | Sala 2
Regulatório
Nova Parabólica: a Migração para a Banda Ku
Ana Eliza Faria e Silva
11h | Sala 3
Produção de Conteúdo
Da Produção até a Exibição e Distribuição em Nuvem
Carlos César Abrahão

12h45 - 13h45 | Sala 2
SET Express | Infraestrutura
Valderez Donzelli
12h45 - 13h45 | Sala 3
SET Express | IP
Caio Klein
14h | Sala 1
Negócios
Gestão de Negócios
Patrícia Rego
14h | Sala 2
Regulatório
Atualização regulatória: Mcom e Anatel / Programa Digitaliza Brasil
Francisco Peres
14h | Sala 3
TV 3.0
Como a TV 3.0 impactará a experiência do usuário e as cadeias de produção e distribuição audiovisual?
Luiz Fausto de Souza Brito
16h | Sala 1
Negócios
Negócios em publicidade: novas oportunidades, dados e performance
Clarissa Gaiatto
16h | Sala 2
Produção de Conteúdo
O Uso do AI / ML como Solução de Enriquecimento e Otimização da Cadeia de Produção do conteúdo
Fabio Ferraz
16h | Sala 3
TV 3.0
Como a TV 3.0 impactará o Mercado da TV?
Sérgio Santoro

Terça-Feira – 23/08/2022

Horário Palestras
Horário Palestra

9h | Sala 1

 

 

23 de Agosto de 2022

Abertura | Sala 1

Abertura

Carlos Fini, Presidente da SET

Madeleine Noland, Presidente do ATSC

Masayuki Takada, Diretor Executivo do DiBEG

Luiz Claudio Costa, Presidente do Fórum SBTVD

Hiroshi Yoshida, Vice-Ministro do MIC do Japão

Evolução do Entretenimento Audiovisual

Keynote: Eco Moliterno

Fábio Faria, Ministro das Comunicações

11h | Sala 1

 

 

23 de Agosto de 2022

Negócios | Sala 1

Streaming: as placas tectônicas continuam se movendo

No mundo da publicidade e D2C, um modelo que vem ganhando corpo é o FAST (Free ad – supported streaming TV). Vários dos novos formatos foram pensados para o consumo destas plataformas nos aparelhos de TV Conectada em conjunto com ativações no celular, como segunda tela. As empresas FAST indicam que vão fortalecer suas ofertas e formas de melhorar sua monetização, com melhor integração do streaming de TV nos modelos de mix de marketing e soluções de publicidade digital na distribuição linear (DAI), além de atenderem a necessidade do consumidor que está fatigado com o número de assinaturas atuais. Temos também a necessidade de muitos produtores e ou distribuidores de conteúdo de criarem novas oportunidade de negócios em novas janelas. Será este o novo futuro para TV? O que é TV? Neste painel, abordaremos o tema com a discussão entre profissionais que representam toda a cadeia de valor, desde o content owner, plataformas, métricas e comportamento do consumidor.

Moderadora Daniela Souza - Conselheira da SET e SVP AD Digital

Daniela Souza é fundadora da empresa AD Digital, onde atua atualmente como SVP, Conselheira da SET e Co-curadora do SET Experience. Entrou no mercado de Mídia e Entretenimento em 1994. É palestrante convidada nos principais eventos relacionados com a criação, o gerenciamento e a distribuição de conteúdo, nos quais compartilha sua visão sobre mercado e tendências de futuro para a indústria. Vem participando de grandes projetos no Grupo Globo, YoutubeSpace, Grupo Jovem Pan, CNNBrasil, Afya, Google, entre tantos outros grupos de comunicação, tanto nacionais como regionais.
Também participa do WIN (A WIN é um espaço de mulheres para todos, onde ocorrem trocas de experiências e desafios sobre temas relacionados à inovação.)

Melissa Vogel - CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil

Melissa Vogel é CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil e atual Presidente do IAB Brasil. Com 26 anos de experiência em pesquisa e inteligência de mídia, Melissa já ocupou posições de liderança em diferentes áreas da Kantar, como Comercial, Atendimento ao Cliente, Desenvolvimento de Novos Negócios, Operações, Marketing e Produtos. Tanto no Brasil quanto na América Latina, Melissa compreende com profundo conhecimento as necessidades dos clientes, o que lhe permitiu colaborar com a indústria no desenvolvimento de métricas, produtos e negócios, ampliando assim o portfólio da empresa. Antes de assumir a posição de CEO na Kantar IBOPE Media no Brasil, trabalhou Diretora Global de Agências da Kantar Media, Diretora Executiva de Multimídia e Country Manager no Panamá. Melissa é formada em Rádio e TV pela Universidade São Paulo, possui mestrado em Comunicação de Mercado pela ESPM, Administração pela Fundação Getúlio Vargas e participou do Advanced Management Program pela IESE Business School de Barcelona. Também lecionou Inteligência de Mercado na ESPM. É conselheira consultiva do Conselho Nacional Auto Regulamentação Publicitária – CONAR e da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa – ABEP.

Roberto Araújo - CEO - Grupo Jovem Pan

CEO do Grupo Jovem Pan com MBA na FIA com especialização em Cambridge, Lion e Beijing. Tem sua carreira pautada na estruturação de empresas em múltiplos segmentos. É um entusiasta sobre o futuro e como a tecnologia irá transformar as relações humanas.

Aline Jabbour - Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Aquisição de Conteúdo para América Latina - Samsung

Aline lidera a estratégia de aquisição de conteúdo na América Latina para o Samsung TV Plus, serviço de streaming gratuito proprietário e operado pela Samsung, disponível em 23 países e mais de 100 milhões de dispositivos de TV ao redor do globo. Aline conta com uma experiência profissional de mais de 20 anos atuando nas áreas de Produtos, Marketing e Negociação de Conteúdo em empresas multinacionais e nacionais, como SKY e Claro.

Luis Camargo - Media & Entertainment Business Developer Lead – Google Brasil

Profissional com +13 anos de experiência na indústria de tecnologia e marketing digital, trabalhando em grandes empresas de tecnologia e mídia como Predicta, Grupo Globo e Google. Fala fluentemente sobre Google TV, Mídia e Entretenimento, Vídeo, Cloud for Media, Media Supply Chain, MarTech e AdTech.
Atualmente estou apoiando empresas de Mídia, Entretenimento e Telecom para entender melhor suas estratégias de transformação digital e como a tecnologia pode trabalhar a seu favor, reduzindo custos, melhorando o desempenho e gerando insights para a tomada de decisões de alto nível.
Estou liderando a conversa do Google TV no Brasil, trazendo conteúdo local e novos aplicativos diretos para o consumidor no ecossistema de m&e do Google.

11h | Sala 2

 

 

23 de Agosto de 2022

Regulatório | Sala 2

Nova Parabólica: a Migração para a Banda Ku

A migração das recepções domésticas de parabólica da Banda C para a Banda Ku será em parte custeada com os recursos arrecadados pelo Leilão do 5G. Cerca de 18 milhões de famílias brasileiras têm no serviço de TV aberta gratuita por satélite, a principal fonte de informação e entretenimento. Desse total, cerca de 10 milhões de famílias que integram os programas sociais do governo federal (CadÚnico), poderão receber gratuitamente o kit com os novos equipamentos. Vamos entender todos os detalhes desse processo com representantes da ANATEL, MCOM e da entidade criada para administrar esse processo e promover um debate com a participação das associações de radiodifusão.

 

Moderadora: Ana Eliza Faria e Silva, Gerente Sênior do Regulatório de Tecnologia, Globo

Ana Eliza é gerente sênior do regulatório na área de estratégia e tecnologia da Globo. Em quase 25 anos de carreira, já liderou inúmeros projetos inovadores de distribuição digital de conteúdo e ocupou papel de destaque nas diversas etapas da transição analógico-digital da Globo e do setor. Atua em diversas organizações técnicas de mídia, como a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital e a União Internacional das Telecomunicações. Formada em Engenharia de Elétrica pela UNICAMP, possui mestrado em Telecomunicações e MBA em Gestão.

Palestrante: Maximiliano Salvadori Martinhão - Secretário de Radiodifusão - MCom

Engenheiro de Telecomunicações formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, em Santa Rita do Sapucaí – MG, Mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde no Reino Unido, Advogado formado pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB.
De 1993 a 1998 foi Engenheiro de Planejamento do Sistema Telebrás. De 1998 a 2005 foi Engenheiro de Sistemas da Telebrás, cedido à Anatel. Desde 2005 é Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações na ANATEL.
De 2003 a 2007 foi Gerente de Engenharia do Espectro da Anatel. De 2007 a 2010 foi Gerente Geral de Certificação e Engenharia do Espectro da Anatel. De 2011 a 2016 foi Secretário Nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações – MC.
De 2016 a 2017 foi Secretário Nacional de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. De 2017 a 2018 foi Presidente da Telecomunicações Brasileiras S.A – Telebrás.
De 2018 a 2019 foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
De 2019 a 2020 foi Assessor Especial do Ministro em Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Atualmente é Secretário de Radiodifusão no Ministério das Comunicações – MC.

Palestrante: Moisés Queiroz Moreira - Conselheiro da Anatel - Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações

Gestor Público. Nos últimos 15 anos exercendo cargos públicos no Governo Federal, Estadual e Municipal do Estado de São Paulo. Coordenei atividades de assessoramento técnico na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON SP e assessoramento especial na Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo – COHAB e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no período de 2003 a 2006. Em 2006 assumi a chefia de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde do município de São Paulo. Membro do Conselho de Administração da SPTURIS – São Paulo Turismo S.A. de abril/2008 a março/2009. Desde 2015, atuo no governo federal nos cargos públicos de Assessor Especial do Ministro das Cidades, de Chefe da Assessoria Parlamentar e Assessor Especial do Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Atualmente ocupo a presidência do GIRED – Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV e sou membro do Conselho Diretor da ANATEL.

Palestrante: Leandro Guerra - CEO - Entidade Administradora da Faixa

Leandro Enrique Lobo Guerra é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). E pós-graduado em MBA Executivo pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Atua em telecomunicações há mais de 35 anos nas áreas de Engenharia, Assuntos Regulatórios e Relações Institucionais como executivo dos Grupos TIM, BCI/TIW (atual Claro), Global Telecom (incorporada pela Vivo), Telepar e Telepar Celular.   

Luiz Carlos Abrahão - Diretor de Tecnologia da ABERT

É engenheiro de Telecomunicações com especialização nas áreas de Engenharia de TV e de Gestão Empresarial.
Trabalhou por mais de 42 anos na Rede Globo de Televisão, onde desempenhou diversas funções. Atuou em projetos como, por exemplo, na implantação dos Estúdios Globo no Rio de Janeiro, cobertura de grandes eventos nacionais e internacionais (Olimpíadas, Copa do Mundo, Fórmula 1) e na implantação da Torre de TV digital do DF. Chegou à ABERT em 2018, onde ocupa o cargo de diretor de Tecnologia.

Samir Nobre - Diretor-geral da Abratel

Advogado, com especialização em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal. Começou a carreira no setor de radiodifusão em 2008 e atuou por mais de dez anos no setor público, ocupando alguns dos principais cargos do Ministério das Comunicações. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor-geral da Abratel.

11h | Sala 3

 

 

23 de Agosto de 2022

Produção de Conteúdo | Sala 3

Da Produção até a Exibição e Distribuição em Nuvem

Mais que uma mudança tecnológica, uma oportunidade para o negócio.

Moderador: Carlos Cesar Abrahão – Diretor da Plataforma de Produção de Conteúdo – Globo

Graduado em engenharia eletrônica pela Universidade Gama Filho e MBA em gerência de projetos pelo IBMEC, trabalha na Globo desde que iniciou em suas atividades profissionais. Participou dos maiores projetos de cobertura de eventos nacionais e internacionais tais como Copas do Mundo, Olimpíadas, Rock in Rio, dentre outros, além de estar inserido nos grandes projetos de tecnologia de Soluções de Mídias da empresa.
Por vários anos liderou a área de Suporte de Soluções de mídias e atualmente é o Diretor da Plataforma de Captação e Produção onde é o responsável pela definição de tecnologias e processos de captação e produção além de toda a operação para todos os diferentes gêneros (Entretenimento, Esportes e Jornalismo).

Introdução e Conceituação

Paulo Rabello – Diretor Executivo do Hub de Operações e Distribuição de Conteúdo – Globo

Paulo Rabello é graduado em engenharia eletrônica e de telecomunicações pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação e MBA em gerência de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, membro certificado pelo PMI (Project Management Institute) desde janeiro de 2003. Trabalha na Globo desde 1994 e já liderou as áreas de Projetos e Suporte sendo responsável pela implantação de diversos projetos importantes, tais como os novos estúdios de novelas, shows e do centro de pós produção nos Estúdios Globo.
Atualmente ocupa a posição de Diretor de Tecnologia do Hub de Operações  e Distribuição de Conteúdo, cuja responsabilidade está na definição de tecnologias, dos processos tecnológicos, das operações para produção de conteúdo de Entretenimento, Esportes  e Jornalismo e as respectivas distribuições.

Produção ao vivo na Nuvem

As ameaças e oportunidades deste caminho para os Provedores de Solução e para os Provedores de Conteúdo – Casos de uso

Dr. James Westland Cain - Arquiteto Chefe de Software - Grass Valley

O Dr. James Westland Cain é arquiteto-chefe de software da Grass Valley, onde desenvolve softwares inovadores para dar suporte a fluxos de trabalho colaborativos na produção de notícias e esportes. Responsável pela arquitetura de software na Grass Valley, James está liderando a transição para o desenvolvimento de aplicativos baseados em microsserviços. Seus interesses de pesquisa de trabalho incluem inovação de sistemas de arquivos e produção de vídeo baseada em navegador. Ele recebeu um PhD em Engenharia de Software Avançada pela Reading University e é Visiting Research Fellow na Brunel University. Ele tem mais de vinte patentes internacionais concedidas, publicou dezenas de artigos acadêmicos e palestra regularmente em conferências.

Playout e Distribuição na nuvem

As ameaças e oportunidades deste caminho para os Provedores de Solução e para os Distribuidores de Conteúdo – Casos de uso

Diego Scillamá - Vice-presidente de Vendas e Serviços de Vídeo, América Latina - Harmonic

Diego Scillamá mora em Buenos Aires e trabalha na área de telecomunicações e vídeo há mais de 25 anos. Atualmente é vice-presidente da Harmonic para o negócio de vídeo na América Latina, onde trabalha em soluções de vídeo tanto no local quanto na nuvem pública para streaming, distribuição, inserção dinâmica de anúncios, broadcast ou playout personalizado, entre outros.

Mais que uma Infraestrutura abstraída, o papel dos Cloud Providers na jornada do Media Supply Chain para a nuvem – GCP (Google)

Anshul Kapoor - Head of Media Broadcast Solutions - Google Cloud

Anshul é um executivo de mídia e entretenimento que auxilia empresas de mídia a lançar serviços de vídeo diferenciados no mercado. Anshul lidera as soluções de Broadcast para o Google Cloud globalmente e também lidera o desenvolvimento de negócios de mídia na região EMEA.

Nossa missão no Google Cloud é capacitar as organizações de mídia a transformar as experiências do público por meio da inovação na produção e distribuição de conteúdo.

Anteriormente, Anshul ocupou vários cargos de liderança na Ericsson, incluindo chefe de produto para vídeo online e gerenciamento de mídia.

12h45 - 13h45 | Sala 2

 

 

23 de Agosto de 2022

| Sala 2

SET Express | Infraestrutura

Neste painel serão abordados os aspectos técnicos da infraestrutura de uma estação de broadcasting: Projeto digitaliza Brasil -PDB do projeto até as situações em implantação e já instaladas; uma metodologia para prever a queda de raios e assim proteger estações e equipamentos e a importância da manutenção das estações pelas prefeituras no PDB.

 

Moderadora: Valderez de Almeida Donzelli - Diretora Técnica da ADTHEC | Conselheira da SET

Graduada pela FEI em engenheira eletrônica, eletrotécnica e produção. Mestre em engenharia elétrica. Pós-graduada em Neurociências pelo Instituto Israelita Abert Einstein. Especialização em TI pela FESP , gestão da TIC e Gerenciamento de Projetos pela FGV , Ciência de Dados pela Awari, Sistema de TV Digital Avançado pelo INATEL e DMC – Decodificação Mente Corpo com o Dr Carlos Alberto Ribeiro. Desenvolve projetos de pesquisas em conectividade, mídias digitais e aplicação dos conceitos de neurociências na engenharia e no desenvolvimento humano.
Diretora de Engenharia, Tecnologia e Regulatório da empresa de engenharia ADTHEC (www.adthec.com.br), com atuação na s áreas de consultoria assessoria, planejamento, projetos, treinamento, pesquisa e análise de solução para estações de rádio, televisão e telecomunicações do setor público e privado, com ênfase em projeto e implantação de sistemas de transmissão. Participa de diversos grupos de trabalho coordenados pela Anatel, Ministério das Comunicações, Universidades, Associações e Centros de Pesquisa. A empresa é membro do Forum SBTVD.
Membro do conselho deliberativo da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão), do Comitê técnico da AESP (Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do estado de São Paulo)

Conceito de Infraestrutura compartilhada usada no Programa Digitaliza Brasil 

O maior programa de construção de estações da história da Radiodifusão brasileira saiu do papel com um projeto que abriga até 8 emissoras numa única torre e numa estrutura simples e versátil

Palestrante: Francisco Peres - Coordenador do GT de Compartilhamento de Infraestrutura da SET

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Eletromagnetismo aplicado pela PUC-Rio e MBA pela FGV. Atualmente é Gerente da área de Projetos e licenciamento dos sistemas de Telecomunicações da Globo.

A importância dos Alertas de Raios

Falaremos sobre as descargas elétricas atmosféricas em geral e apresentaremos um resumo dos prejuízos produzidos pela quedas de raios em instalações de transmissão de broadcast..

Apresentaremos a plataforma computacional YANSA que detecta a queda de raios, em tempo real, com antecedência de 10 a 20 minutos.

Como conclusão apresentaremos as possibilidades de utilização da plataforma YANSA para aumentar a segurança e ininterrupção dos sistemas de transmissão em broadcast bem como de elaboração de produto na área meteorológica para divulgação jornalística.

Palestrante: Dr Moacir Lacerda - CEO da EPL Informática

Graduado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1988). Mestrado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1993). Doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (1998), Pos-doutorado em meteorologia pelo Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (2012-2014).
Ao longo dos últimos 30 anos estive dedicado no estudo de eletricidade atmosférica e suas implicações na aplicação das tecnologias existentes e no desenvolvimento de novas tecnologias.
Atualmente sou CEO da EPL Informática desenvolvendo e implementando inovações tecnológicas de impacto que geram informações para a tomada de decisão em tempo real.

Como fica a manutenção das estações do Projeto Digitaliza Brasil: uma análise do cenário e possibilidades de otimização de custos e resultados.

O Projeto Digitaliza Brasil está levando TV Digital para municípios que talvez não fossem contemplados por investimentos, pelo menos no curto prazo, e colaborando com  o aumento da população atendida com programação das redes de TV, oferecendo um acréscimo considerável de audiência a um custo mínimo para as emissoras.
Porém, após a implantação e entrega das estações, faz-se necessário manter os sistemas operando, obrigação que é da prefeitura, conforme o edital que define o projeto.
Há uma preocupação sobre o tema e as emissoras estão buscando soluções para que as estações sejam realmente mantidas em operação.
Esta apresentação busca analisar o cenário que envolve as situações das prefeituras, a viabilidade financeira da operação, os riscos de apagão e os riscos que a falta de manutenção trazem para as emissoras. Também procuraremos discutir os diversos formatos de contratação de serviços de manutenção com base nas nossas experiências de campo na área e em todo o Brasil.

Palestrante: Sérgio Martines - Diretor Executivo - SM Facilities

32 anos de experiência profissional em televisão, especialmente na área de manutenção e implantação de sistemas de transmissão.
Diretor Executivo da SM Facilities, empresa de serviços de engenharia para televisão.
Profissional em Gerenciamento de Projetos, PMP®, com experiência como consultor em diversas área, como financeira, jurídica, indústria e terceiro setor.
Formação em Engenharia Civil – UFPR e Técnico em Eletrônica – Cefet-PR (atual UTFPR).
MBA em Gerenciamento de Projetos – FGV, e Pós-graduação em Gerenciamento de Obras – Cefet-PR.
Vice-presidente do Project Management Institute – Chapter Paraná (PMI-PR).
Professor de pós-graduação (MBA) em gerenciamento de projetos em diversas instituições.

12h45 - 13h45 | Sala 3

 

 

23 de Agosto de 2022

| Sala 3

SET Express | IP

Neste painel vamos abordar novas tecnologias envolvendo os fluxos de trabalho em IP, a importância da interoperabilidade e exemplos de utilização da tecnologia em transmissões.

Moderador: Caio Klein - Diretor Geral da TVE-RS

Engenheiro Elétrico formado pela UFRGS, com Pós-Graduação em Liderança Estratégica em Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Iniciou a carreira na RBS, passando por várias funções dentro do grupo. Depois, por 10 anos, foi Diretor Técnico da TVE-RS. Voltou para a RBS para ser o Gerente Técnico das Rádios do Grupo e depois sendo o Gerente Executivo de Operações da TV, onde participou das coberturas das Copas do Mundo de 2006, 2010, 2014 e 2018, Olimpíadas 2008 e 2012 e Mundial Interclubes em 2006, 2010 e 2017, coordenando a logística do Grupo RBS nestes eventos. Atualmente é o Diretor Geral da TVE/RS

Ecossistema de transmissão IP alimentado por IA de última geração, infundindo abordagens de “machine and deep learning” em AV sobre IP

Com o rápido desenvolvimento da Internet, os sistemas de
transmissão de vídeo em tempo real baseados em rede têm sido amplamente
utilizados em vários campos, como transmissão ao vivo de eventos esportivos,
aplicativos de missão crítica como telemedicina e ferramentas de comunicação
por vídeo. A convergência de Tecnologia da Informação (TI) e Áudio/Vídeo
(AV) permitiu que a indústria avançasse para um método de entrega de
conteúdo mais rápido, econômico e avançado. Comparado aos métodos
tradicionais, o AV sobre IP não é apenas mais barato, mas também oferece
melhor qualidade de sinal e funcionalidades.
Embora a convergência tenha introduzido muitos benefícios, sabe-se que a
transmissão IP tem perda de pacotes, atraso e outras limitações que afetam o
desempenho da transmissão.
Nesta sessão, o público aprenderá sobre os protocolos de transporte IP
tradicionais e como suas limitações trouxeram uma série de protocolos de
transmissão e plataformas de distribuição de nova geração. Com conteúdo de
alta qualidade (4K) e distribuição de baixa latência em tempo real tornando-se
lentamente o padrão, esses ecossistemas de nova geração estão lentamente
ficando para trás, resultando em uma necessidade premente de tecnologias
mais avançadas. O público aprenderá sobre como a ciência de dados pode ser
aplicada aos ecossistemas de transmissão.
Palestrante: John Lau - Director, Solution & Service Architecture, Caton Technology

Liderando a Equipe Global de Arquitetura de Soluções e Serviços da Caton, John alavanca tecnologias e produtos inovadores e de ponta para oferecer soluções e serviços à prova de futuro para diferentes negócios. Com mais de duas décadas de experiência em liderança nos setores de tecnologia, rede, telecomunicações e transmissões, John dirigiu equipes com sucesso para desenvolver algumas das inovações mais revolucionárias, impulsionando as organizações a maiores alturas. Antes de ingressar na Caton, John liderou equipes na Vodafone, BT e na antiga Alcatel Lucent e se tornou uma ponte entre as indústrias de rede, telecomunicações e transmissão, fornecendo estrutura arquitetônica para as indústrias.

Aproveitando a interoperabilidade em um mundo IP

Vinicius fornecerá uma visão geral do que significa conectar dispositivos em um fluxo de trabalho IP e a importância de alavancar a interoperabilidade, especialmente porque os fluxos de trabalho interoperáveis ​​permitem que as emissoras aproveitem os melhores recursos das tecnologias de cada fabricante. Ele explicará como é possível em um mundo ideal combinar diferentes tecnologias de diferentes fornecedores em um fluxo de trabalho contínuo, altamente personalizável e adaptável e por que a interoperabilidade fornece os mais altos níveis de flexibilidade e escalabilidade que as organizações precisam para acomodar o crescimento futuro.

 

Palestrante: Vinicius Val de Casas - Solution Architect / Project Manager at Pebble.

Vinicius Val de Casas atua no setor de broadcast há mais de 20 anos com ampla experiência no suporte de soluções para redes integradas, sistemas de vídeo e dados.
Ocupou diversos cargos seniores em organizações renomadas e altamente respeitadas, como TV RECORD, BAND, SBT e ESPN Brasil, além de grandes integradores de sistemas. Sua experiência abrange funções de desenvolvimento de negócios e vendas, bem como em funções técnicas e operacionais. Nos últimos 5 anos, ele concentrou sua carreira nas áreas de automação de playout, fornecendo soluções de transmissão líderes nos mercados brasileiro e global.

Contribuição IP quando 3G/4G/5G falha (ou nem existe)

Não sempre podemos confiar na disponibilidade da rede terrestre (celular) para contribuições de jornalismo em IP. Congestionamento, areas de sombra ou até areas sem cobertura permanente (lugares remotas) ou temporária (após tempestade) fazem que alternativos podem ser necessários.
Durante a palestra serão abordados alguns casos de contribuição IP por satélite complementando as redes celulares:
– Solar Power Punch – corrida no deserto
– Combinação celular + satélite para o casamento Real na Inglaterra
– Contribuição de eventos esportivos itinerantes (Tour de France)

 

Palestrante: Bart Van Utterbeeck -VP Desenvolvimento de Negocios - ST Engineering

Atuando há 15 anos no mercado de satélites da América Latina, Bart iniciou o escritório regional da Newtec no Brasil em 2006. Sob sua liderança como GM/VP Sales Latam ele expandiu os negócios na região, fazendo a transição da Newtec de um player orientado para broadcast para um líder nos mercados de telecomunicações, offshore e empresarial. Após a aquisição da Newtec pela ST Engineering em 2019, ele continuou seu papel como Gerente Geral do escritório regional, onde agora se concentra no Desenvolvimento de Negócios na América Latina para a ST Engineering iDirect.
Antes de se mudar para o Brasil, trabalhou como Gerente de Projetos para projetos comerciais e de P&D na Newtec na Bélgica.
Bart Van Utterbeeck é formado em Engenharia Eletromecânica pela KIH De Nayer/Thomas More com mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Católica de Leuven.

14h | Sala 1

 

 

23 de Agosto de 2022

Negócios | Sala 1

Gestão de Negócios

É imprescindível que as empresas de mídia tenham uma governança de negócios interna.

A estruturação e higienização de bases de dados, determinação de KPIs de negócios, construção de dashboards para stakeholders internos, entre outros, vão apoiar a projeção e o acompanhamento de receitas e indicadores, bem como a tomada de decisão e o planejamento estratégico e operacional dos negócios.

Além disso, é fundamental a existência de um CRM. Esse sistema deve conter funcionalidades que facilitam o acompanhamento e a supervisão dos diferentes estágios das vendas, desde a prospecção até a conversão, de forma a se obter uma visão de pipeline de vendas que possa alavancar a geração de oportunidades comerciais.

Moderadora: Patrícia Rego - Diretora de Planejamento e Contratos - Globo

Formada em Engenharia na PUC Rio, com MBAs Executivos no IAG Master da PUC RJ, IBMEC RJ e FDC Minas, além de PÓS MBA na Kellogg Executive Education, atualmente é diretora de Planejamento e Contratos da área de Afiliadas na Globo, responsável pelas negociações entre a Globo e suas Afiliadas, pela formação e acompanhamento de modelos de negócios e pela implementação de projetos multidisciplinares, colaborando com insumos para a gestão e para a estratégia de distribuição da Rede. Trabalhou em diversas áreas da Globo, incluindo a Globo de NY, efetuando benchmarkings de modelos de negócios americanos e foi responsável pela implantação de um parque temático indoor. Tem formação de conselheira de administração pelo IBGC e GONew.

Cadu Ventura - Diretor de Gestão de Negócios Integrados em Publicidade - Globo

Palestrante: Tais Costa - Diretora de Estratégia e Gestão de Soluções de Comunicação, LATAM - Salesforce

Tais está na Salesforce há 4 anos e há 1 ano assumiu a diretoria das indústrias de Communications, Media e Technology da Salesforce para a América Latina.  Nesta posição, Tais é responsável por alavancar o sucesso da transformação das empresas através do seu conhecimento dos negócios e das indústrias, das soluções Salesforce e dos projetos de clientes em todo o mundo.

Palestrante: Anna Vidal - Head of expansion and growth - iFood

Graduada em Marketing pela USP e Pós-graduada em Engenharia Financeira pela Fia, nos últimos 13 anos atuou de multinacionais renomadas, como Ambev e Whirlpool, a Startup de tecnologia. Atualmente ocupa o cargo de Head of expansion and growth com o desafio de liderar os times de Customer Success , Expansão e  projetos de digitalização e automatização do comercial.”

14h | Sala 2

 

 

23 de Agosto de 2022

Regulatório | Sala 2

Atualização regulatória: Mcom e Anatel / Programa Digitaliza Brasil

A Radiodifusão brasileira nunca teve tantas estações instaladas e licenciadas em tão pouco tempo. O Programa Digitaliza Brasil fez o setor dar um enorme salto na digitalização da TV terrestre do Brasil profundo. Junto com ele, vemos , nitidamente, evoluções no ambiente regulatório e no processo de transformação digital do Ministério das Comunicações e da Anatel.

Vamos debater o que aconteceu no último ano e conhecer o que vem por aí no ambiente regulatório da radiodifusão.

Moderador: Francisco Peres - Coordenador do GT de Compartilhamento de Infraestrutura da SET

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Eletromagnetismo aplicado pela PUC-Rio e MBA pela FGV. Atualmente é Gerente da área de Projetos e licenciamento dos sistemas de Telecomunicações da Globo.

Palestrante: Geraldo Cardoso de Melo - Representante da Regional Sudeste da SET e membro do Grupo de Trabalho de Espectro da SET

Geraldo Cardoso de Melo é engenheiro de Telecomunicações com graduação e especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Engenheiro consultor em serviços de radiodifusão, Professor da PUC-Minas, membro do Grupo de Trabalho de Espectro da SET e coordenador do SET Sudeste.

Palestrante: Vinícius Caram - Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação - Anatel

Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel. Mestre em Engenharia de Telecomunicações e pós-graduado em Gestão de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Governança e Controle da Regulação pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Consultor de Redes de Telecomunicações entre 1998 e 2011. Professor em cursos de Engenharia Elétrica em universidades privadas de Brasília. Servidor da Agência desde 2011, tendo atuado na área de regulamentação, na área de Gestão de Infraestruturas Críticas e gerente de Controle de Obrigações de Qualidade.

Palestrante: Otavio Caixeta - Diretor de Inovação, Regulamentação e Fiscalização - Ministério das Comunicações

Otávio Viegas Caixeta é Engenheiro Eletricista formado na UnB e mestrando em Administração Pública na FGV.
Servidor concursado da carreira de infraestrutura, está no Ministério das Comunicações desde 2009.
Já atuou em políticas para telecomunicações e inovação, com foco em startups.
Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Inovação, Regulamentação e Fiscalização na Secretaria de Radiodifusão.

14h | Sala 3

 

 

23 de Agosto de 2022

TV 3.0 | Sala 3

Como a TV 3.0 impactará a experiência do usuário e as cadeias de produção e distribuição audiovisual?

A próxima geração da TV Digital Terrestre do Brasil (em desenvolvimento através do Projeto TV 3.0 do Fórum SBTVD) trará uma série de novos recursos tecnológicos. Vamos discutir de que forma esses recursos impactarão na experiência do usuário e nas cadeias de produção e distribuição audiovisual dos radiodifusores.

Moderador: Luiz Fausto de Souza Brito , Coordenador – Módulo Técnico, Fórum SBTVD

Possui Mestrado Profissional em Computação Aplicada pela UECE (2015), MBA Executivo em Tecnologia da Informação pela UFRJ (2011), curso de extensão em Redes e Vídeo sobre IP pela UFRJ (2009) e graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela UFRJ/USU (2005). Atualmente é Especialista em Tecnologia e Regulatório da Globo, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, coordenador do SWG 6B-2 (Multimedia) do ITU-R WP 6B (Broadcast service assembly and access), membro da Delegação do Brasil no ITU-R (SG 6 – Broadcasting Service) e na CITEL (CCP.II – Radiocomunicações).

Codificação de Aplicações na TV 3.0: Novas Experiências dos Usuários e Oportunidades de Negócio

Esta palestra apresenta propostas para a camada de codificação de aplicações do Projeto TV 3.0. Serão discutidas novas facilidades para o desenvolvimento de aplicações, incluindo TV orientada a aplicações, interface de usuário avançada, TV imersiva com efeitos sensoriais e conteúdo VR/AR/XR. Novos casos de uso e oportunidades de negócios também serão destacados.
Palestrante: Débora Christina Muchaluat-Saade - Professora Titular - Universidade Federal Fluminense (UFF); Membro do Grupo Técnico de Codificação de Aplicações da TV 3.0 – Fórum SBTVD

Débora Christina Muchaluat-Saade possui graduação em Engenharia de Computação (1992), mestrado em Informática (1996) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). É professora titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É bolsista de produtividade DT nível 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado (CNE) pela FAPERJ. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) de 2009-2011 pela FAPERJ. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Computação da UFF, avaliado com conceito 6 pela CAPES, de 2017 a 2021, e também foi coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação da UFF de 2014 a 2019. Fundou o Laboratório MídiaCom na UFF em 2003 com foco em pesquisas em redes de computadores e multimídia (www.midiacom.uff.br) e desde então é uma das coordenadoras do laboratório. É membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Suas áreas de interesse são multimídia, mulsemídia, redes de computadores, redes sem fio, redes elétricas inteligentes, Internet das Coisas, televisão digital interativa e saúde digital. Participou do desenvolvimento da linguagem NCL – Nested Context Language – adotada como padrão ABNT NBR 15606-2 no middleware GINGA do Sistema Brasileiro de TV Digital e como recomendação internacional do ITU-T H.761 para serviços IPTV.

TV 3.0: Legendas e codificação de áudio e vídeo

Uma visão geral sobre as camadas de legendas e de codificação de áudio e vídeo da futura TV 3.0 no Brasil.
Palestrante: Carlos Cosme - MediaTech Lab - Globo

Carlos Cosme possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estácio de Sá (2007), pós-graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Gama Filho (2011) e especialização em Redes de Computadores pela PUC Rio (2013). Está na Globo desde 1998, onde atuou nas áreas de operação, suporte e atualmente trabalha no Mediatech Lab – área de pesquisa e inovação da Globo. É membro do Módulo Técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terreste (SBTVD), onde coordena o grupo de trabalho de Codificação de Áudio & Vídeo e o grupo de Captions do Projeto TV 3.0.

Camada Física e Transporte da TV 3.0: Novos Recursos e Aplicações 

Frequência de Reuso-1, MIMO 2×2, Agregação de Canais, Recepção com C/N negativo em canal Rayleigh, Publicidade Direcionada e Camada de Enriquecimento pela internet/CB são alguns dos novos recursos presentes na Camada Física e Transporte da TV 3.0. Esta apresentação pretende explicar e exemplificar estes conceitos que estarão presentes na TV 3.0.

 

Palestrante: Cristiano Akamine -Pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004/2011). É pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1998, realizou estágio no NHK Science and Technology Research Laboratories (STRL) e foi professor Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Atualmente é professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e Editor associado do IEEE Transactions on Broadcasting. Possui várias patentes e diversos artigos publicados e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em TV digital, comunicação digital, codificação de canal, sistemas embarcados, lógica reconfigurável e rádio definido por software.

16h | Sala 1

 

 

23 de Agosto de 2022

Negócios | Sala 1

Negócios em publicidade: novas oportunidades, dados e performance

O sucesso neste novo mundo da publicidade dependerá de dados e da comprovação de performance para os clientes. Cruzando dados de audiência e do engajamento do consumidor com conteúdos e campanhas publicitárias, onde, como e quando se dá o engajamento, serão gerados insights, recomendações e otimização que vão munir os anunciantes para que possam obter melhor performance nas campanhas e consequentemente, maior retorno sobre seu investimento em mídia. Mesa de performance é um exemplo de como isso pode ocorrer.

A Arte do Possível na Publicidade de Performance

Introdução e Moderação: Clarissa Gaiatto – Diretora AI & Data | Transformação Digital |Media & Payments - Deloitte  

Clarissa Gaiatto, tem 25 anos de mercado, já esteve nos papéis de executiva, empreendedora, e atualmente é consultora na Deloitte em AI&Data.
Já trabalhou em empresas de mídia e pagamentos, como Visa, Terra, Turner, América Online e Grupo WPP, passando por agências, veículos e anunciantes.
Atualmente lidera projetos de transformação digital conectando e desenvolvendo soluções com dados e tecnologias de ponta.
Acredita no poder da Cloud e da colaboração para inovar e gerar mais valor para as organizações. 
É graduada em Publicidade, formada em Negócios pela FGV e com extensões na ESPM e Stanford University. 

Palestrante: Arthur Rebeque - Gerente Data Intelligence - Globo

Experiência de mais de 12 anos em tecnologia. Lidera a equipe de Data Intelligence na Globo e é apaixonado por resolver problemas usando soluções tecnológicas. Especialista em estudo comportamentais para grandes marcas e portais, com vivência em empresas de inteligência de dados como Predicta e Tail.

Palestrante: Bruno Moreli - Gerente Performance - Globo

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Cásper Libero, possui mais de 10 anos de experiência no mercado publicitário, atuando por grandes agências de São Paulo. Há 4 anos ingressou na Globo, com o desafio de apoiar na construção da equipe de Performance. Hoje é um dos Gerentes da área, liderando a atuação do seu time no gerenciamento de campanhas digitais e de tv linear.

 

 

16h | Sala 2

 

 

23 de Agosto de 2022

Produção de Conteúdo | Sala 2

O Uso do AI / ML como Solução de Enriquecimento e Otimização da Cadeia de Produção do conteúdo

Introdução e Moderação

Fábio Ferraz - Diretor de Soluções de Mídias – Globo

Especialista em Gestão de Projetos, Negócios e TI pela FGV-RJ (Pós-MBA e MBA) e em Gerenciamento de Projetos de Software pela PUC-RJ, Fabio Viviani Ferraz completou 22 anos atuando como Executivo de Negócios de Tecnologia na Indústria de Mídia (Televisão e Rádio), estando nos últimos anos a frente da gestão do portfólio de Projetos de Tecnologia de Soluções de Mídias da Globo, voltados para a Cadeia de Valor do Conteúdo (Captação, Produção, Pós-Produção, Preparação de Mídias, Exibição e Distribuição).

Onde nascem as ideias?

Onde nascem as Ideias? Da ideação até o desenvolvimento aplicado de soluções baseadas em padrões de áudio e vídeo (AI & ML), gerando valor para o Conteúdo e a Experiência do Usuário.

Paulo Henrique Castro – Diretor do Mediatech Lab - Globo

Componentização

Componentização – não é só infraestrutura que se busca no Cloud Provider: Conjunto de engines e APIs do Google em apoio a Empresas e desenvolvedores na ideação e construção de artefatos

Gabriel Carvalho - Key Account Executive - Google Cloud

Aplicações reais baseadas em AI & ML para Media Supply Chain

Aplicações reais baseadas em AI & ML para Media Supply Chain – Automação e otimização de Processos, possibilidade de monetização  e ajudando o conteúdo a contar novas histórias

Fernando Alonso - Diretor da Plataforma de Pós Produção - Globo

Mensagens do Vale do Silício:

Mensagens do Vale do Silício: O que o Ecossistema da Inovação traz de tendências e oportunidades de futuro com AI & ML para Media Supply Chain

Luiz Gabriel Vasconcelos Especialista de Ecosistema & Parcerias - Globo

Formado em Engenharia Eletrônica e de Computação pela UFRJ, com Mestrado em AI/ML e Processamento de Sinais pela COPPE, possui mais de 15 anos de experiência em inovação, tecnologia e desenvolvimento de produtos. Hoje está baseado no escritório da Globo no Vale do Silício, Califórnia, de onde se conecta com o ecossistema de inovação internacional para firmar parcerias que acelerem o crescimento da empresa. É alum de Stanford e ganhou um Leão de Prata em Cannes na categoria Inovação Tecnológica.

16h | Sala 3

 

 

23 de Agosto de 2022

TV 3.0 | Sala 3

Como a TV 3.0 impactará o Mercado da TV?

Com o futuro advento da TV 3.0 no Brasil,  e com a implantação de novas gerações da TV Digital em outras regiões do mundo,  quais os desafios, benefícios e adaptações que essa mudança trará ao mercado da TV?

Moderador: Sergio Eduardo Di Santoro Bruzetti - Assessor de Planejamento de Engenharia - RecordTV

Graduado em Engenharia Elétrica, Pós-Graduado em Administração Contábil e Financeira e em Engenharia de Software, atua no mercado de radiodifusão desde 1977, com passagens por vários cargos nas áreas de engenharia da TV Gazeta de SP, SBT e CNT. Atualmente na RecordTV, coordenou a implantação dos sistemas de transmissão digitais terrestres de suas principais emissoras e atualmente coordena a transmissão de eventos esportivos internacionais, como as Olimpíadas de Londres 2012, os Jogos de Inverno de Sochi 2014, os Jogos Pan-americanos de Toronto 2015, as Olímpiadas do Rio 2016 e os Jogos Pan-americanos de Lima 2019. Presentemente exerce a atividade de Assessor de Planejamento de Engenharia.
É coordenador do Módulo de Mercado do Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre – SBTVD e conselheiro da Sociedade de Engenharia de Televisão – SET

Palestrante: Carlos Fini - Presidente da SET

Consultor e advisor para renovação, inovação e adequação tecnológica, com carreira no segmento de mídia e comunicação e vivência nas principais inovações tecnológicas e transformações empresariais das últimas décadas. Atuou na TV Globo e afiliadas, participou da implantação da TV Digital no Brasil e atuou como Diretor de Tecnologia do Grupo RBS.
Atualmente tem participação ativa no setor como membro do Conselho Diretor da SET (Presidente do CD) , Conselho do FSBTVD (Fórum Brasileiro de TV Digital) , Membro do IBC Council e sócio proprietário da CF Tecnologia e Assessoria LTDA ( www.cftecnologia.com), e grande know-how sobre as demandas organizacionais e corporativas, sendo capaz de criar e implementar o direcionamento tecnológico consonante com as premissas do negócio.

Status da implantação do ATSC 3.0 nos EUA

Uma transição de tecnologia de televisão é por vezes caracterizada como um desafio “ovo ou a galinha”, isto considerando-se apenas lançamentos de emissoras e receptores de consumo. Embora esses dois elementos sejam importantes, há outras peças-chave que também precisam se encaixar para uma transição bem-sucedida, seja ela obrigatória ou voluntária. Esta apresentação explorará a transição do ATSC 3.0 em andamento nos EUA, considerando lançamentos de estações, serviços e conteúdo disponíveis, dispositivos de consumo, olhando além dos serviços de televisão, impulsionadores de negócios, mensagens ao consumidor e muito mais.

Palestrante: Madeleine Noland - Presidende do ATSC (Advanced Television Systems Committee Inc.)

Amplamente respeitada por seu estilo de liderança de construção de consenso, ela presidiu o grupo de tecnologia ATSC que supervisiona o padrão de transmissão de última geração ATSC 3.0 antes de ser nomeada presidente da ATSC em maio de 2019. Anteriormente, ela presidiu vários grupos de especialistas relacionados ao ATSC 3.0, grupos ad hoc e equipes de implementação desde 2012.
Com 15 anos de experiência na indústria, Noland ocupou cargos importantes de gerenciamento de tecnologia e padrões na Backchannelmedia Inc., Telvue Corp. e LG Electronics. Ela recebeu o prêmio “2019 Futurist” Women in Technology Award da TV NewsCheck e foi nomeada uma das “Mulheres poderosas na tecnologia de consumo” de 2018 pela revista Dealerscope. Em 2016, ela recebeu a maior honra técnica do ATSC, o Prêmio Bernard J. Lechner Outstanding Contributor. Ela se formou cum laude pela Universidade de Massachusetts.

Transmissão 5G – Liberando uma nova atmosfera de negócios

Como parte do ecossistema 5G, o 5G Broadcast oferece às emissoras e operadoras de rede oportunidades para criar experiências de consumo empolgantes em uma variedade de áreas de negócios novas e existentes – ao mesmo tempo em que permite alta eficiência espectral e custos reduzidos. A transmissão por 5G não se restringe à distribuição de conteúdo linear e ao vivo. Para provedores de conteúdo de mídia e operadoras de rede, ele oferece uma gama completamente nova de modelos de negócios para fornecer conteúdo ou dados a um número ilimitado de consumidores e sem afetar a rede móvel 5G celular normal. Os setores de locais e automotivos são particularmente adequados para novas aplicações de consumo, enquanto a alta potência e torre alta free-to-air/no-SIM oferece serviços de emergência e autoridades nacionais maneiras mais seguras de entregar mensagens públicas durante desastres naturais ou emergências.

Palestrante: Fiore Mangone - Diretor Senior de Vendas e Desenvolvimento de Negócios - Qualcomm Latin America

Fiore Mangone trabalha na Qualcomm Latin America como Diretor Senior de Vendas e Desenvolvimento de Negócios. Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Telecom / TI, trabalhou em Marketing de Produtos, Desenvolvimento de Negócios e Vendas em empresas multinacionais como Microsoft, Apple, Nokia, Nortel Networks e NEC. Fiore é graduado em Engenharia Eletrônica pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, com MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

 


Quarta-Feira – 24/08/2022

9h | Sala 1
Produção de Conteúdo
Produção virtual/Tecnologias Imersivas
Carlos Cauvilla
9h | Sala 2
Futurecom
Já somos um país conectado?

11h | Sala 1
Consumo de midia
Tendências: o futuro da mídia
Roberto Franco
11h | Sala 2
Conectividade
Como suportar uma audiência de milhões na internet
Carolina Duca
11h | Sala 3
Midia Digital
Full Connect
Wagner Kojo

12h45 - 13h45 | Sala 2
SET Express | Nuvem
Luiz Vinicius Febronio
12h45 - 13h45 | Sala 3
SET Express | Mcom
Thiago Aguiar Soares
14h | Sala 1
Consumo de midia
Como a transformação do consumo de mídia tem impactado nos negócios: é necessário insistir ou reinventar?
Marcelo Torres
14h | Sala 2
Conectividade
Produção Remota: Como conectar os dois Lados  
Caue Franzon
14h | Sala 3
Inovação
Produtos digitais: experiências que geram negócios direto com o consumidor
Daniel Monteiro
16h | Sala 1
Negócios
Futuro dos Games: A Entrada do Ecossistema de Jogos no Metaverso e na Web 3.0
Gui Barbosa
16h | Sala 2
Workshop
Análise de Viabilidade Técnica – Planos Básicos de Radiodifusão / Mosaico – ANATEL
Geraldo Cardoso de Melo
16h | Sala 3
Inovação
Inovação aberta: Promovendo Crescimento através do Ecossistema
Luiz Gabriel Vasconcelos

Quarta-Feira – 24/08/2022

Horário Palestras
Horário Palestra

9h | Sala 1

 

 

24 de Agosto de 2022

Produção de Conteúdo | Sala 1

Produção virtual/Tecnologias Imersivas

Empresas com grande expertise na utilização e fornecimento de soluções para estas demandas, mostrarão sua visão e capacidade de entregar a flexibilidade e escalabilidade tão necessária atualmente. O painel trará exemplos de produções já realizadas, mostrando o enorme ganho quando se utilizam estes recursos. Venha participar e se inspire com as exposições dos nossos painelistas.

Moderador: Carlos Cauvilla - Diretor de Tecnologia de Operações - SBT

Diretor de tecnologia e operações no SBT, Engenheiro com MBA em negócios, e Tecnologia da Informação. Pedalar perto das montanhas, é meu jeito de liberar espaço para absorver novos

Tecnologias Virtuais e Imersivas aplicadas em Produções de Broadcast

Tecnologia para produção ao vivo que fornece aos produtores visuais possibilidades ilimitadas de contar facilmente histórias que envolvem o público Para estúdios de qualquer tamanho usando conjuntos virtuais 3D avançados e interativos, gráficos de realidade aumentada e apresentações de realidade mista para qualquer produção. Tecnologia AI (Inteligência Artificial) para aplicativo Object Tracker, que rastreia vários objetos em um vídeo em tempo real para adicionar gráficos e aprimorar a experiência do espectador.

Palestrante: Paula Brecci - Diretora de Operações de Vendas Latam - Vizrt

Paula Brecci trabalha na Vizrt como Diretora de Operações de Vendas | Latam com sede em Santiago do Chile. Tem mais de 10 anos de experiência trabalhando em estreita colaboração com emissoras da região, expandindo o uso do Vizrt em produções ao vivo.

Produção Virtual utilizando a computação em nuvem

Entenda através de uma arquitetura de referência, onde e como utilizar a nuvem para aumentar a colaboração, reduzir complexidade e custo do seu projeto.

 

Palestrante: Marlon Campos - Specialist SA M&E – Content Production - Amazon Web Services

Marlon Campos é formado em Redes de Telecomunicações pela Universidade Federal de Minas Gerais, e atualmente trabalha como Arquiteto Especialista em Produção de Conteúdo na AWS em Londres no Reino Unido. Com mais de 8 anos de experiência na indústria, Marlon é apaixonado por produção e pós-produção. Em sua função atual, ele tem orientado clientes globais a inovarem através da adoção de computação em nuvem. Em seu tempo livre, ele gosta de jogar FIFA 2022 contra sua esposa, e também viajar pelo mundo para conhecer novas culturas.

Gráficos no Storytelling

Realidade virtual, realidade aumentada.

Render em tempo real como instrumento de criação de linguagem integrada ao conteúdo para ajudar a contar histórias na TV.

Esse é o nosso assunto na SET Expo 2022.

Serão apresentados casos onde essas tecnologias foram ferramentas para gerar engajamento na audiência.

Trabalhos realizados para a cobertura da Copa de 2018, para as Olimpíadas e programas de variedades da Globo, dentre outros, serão mostrados e explicados.

Alexandre Arrabal - Diretor Globo Design

Há vários anos na Globo, teve participação marcante em várias inovações na televisão brasileira.
O primeiro cenário virtual (com tracking e corte de câmeras) a ir ao ar, em 1996, a apresentação dos telejornais locais a partir de estúdios panorâmicos, mostrando a cidade (o assunto do programa) foram alguns desses. Depois veio transferência do Jornal Nacional para a redação no ano 2000 e toda a evolução em sua experiência gráfica/cenográfica até chegar ao modelo atual, onde o real e o virtual se fundem.
Nas Olimpíadas do Rio, liderando um grupo de designers defendeu a implantação de um prédio no parque Olímpico para abrigar o grupo Globo. O estúdio e o prédio se integravam a complementos virtuais, relacionados aos acontecimentos do evento num design a favor do Storytelling da transmissão. O estúdio virou cartão postal, em harmonia com a s belas arenas.
Na cobertura da Copa da Rússia em 2018, liderou a criação da “caixa mágica”, projeto de design que “transformava” o estúdio de 20 metros quadrados em uma área espaçosa com 180 graus de visão.Tudo integrado com muita realidade aumentada e realidade virtual. O projeto foi desenvolvido, aliás, como todos os outros, com intensa integração entre todas as áreas de tecnologia e o conteúdo.
Mais recentemente, nos mesmos moldes de ação colaborativa, veio a “caixa mágica 2.0”, evolução da versão russa, que transportou Tóquio para os estúdios Globo.
Com a criação do Centro de Design da Globo, que juntou quase todas as áreas de produção gráficas da Globo, passou a liderar cerca de 300 designers, que buscam, todos os dias, surpreender e encantar nossa audiência. A partir daí passou a participar também das contribuições para o entretenimento, com destaque para o Big Brother, rico em design, inserção virtual e situações engajadoras como a disputa “Tadeu X RoBBB mau” e o Metaverso BBB. Nesse período foram conquistadas várias premiações, também na área de efeitos visuais, destaque para Passaporte para Liberdade e Falas da terra, que se juntaram a vários reconhecimentos internacionais conferidos à turma do Centro de Design.

9h | Sala 2

 

 

24 de Agosto de 2022

Futurecom | Sala 2

Já somos um país conectado?

Neste painel, uma parceria SET e Futurecom, vamos explorar e debater:

  • Panorama da infraestrutura e da capilaridade no Brasil
  • Situação do consumidor final
  • Capacidade e robustez nos grandes centros para suportar migrações para a nuvem
  • Relação pequenas operadoras x grandes operadoras
  • Previsão de investimentos

.

Moderador: Hermano Pinto - Diretor Geral do Núcleo Infra&Tech (Infrastructure & Technology) para o Brasil - Informa (UK)

Hermano Pinto é engenheiro eletricista, graduado pelo Escola Politécnica da USP (EPUSP) e bacharel em Economia pela FEA-USP, com mestrado profissional em gestão empresarial pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA).
Exerceu por 30 anos atividades profissionais em empresas do Grupo Siemens, nas áreas de telecomunicações e tecnologia, onde ocupou várias posições no Brasil, América Latina e Europa. Foi Presidente Mundial da Unidade de Negócios de Acesso sem Fio da Siemens AG em Munique.
Conselheiro em diversas associações de classe, além de ocupar posição de Diretor da Divisão de Telecomunicações do Departamento de Infraestrutura (DEINFRA) da FIESP.
Atualmente é Diretor Geral do Núcleo Infra&Tech (Infrastructure & Technology) para o Brasil no grupo britânico Informa.

Palestrante: Eduardo Tude - Presidente | Teleco Consultoria

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.
Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).
Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

 

Vitor Menezes - Diretor de Relações Institucionais - Ligga Telecom

Advogado, com pós-graduação em Direito Administrativo, Gestão Pública e em Regulação Avançada de Serviços Públicos de Telecomunicações, foi Superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, além de Secretário de Telecomunicações tanto no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações quanto no Ministério das Comunicações. Também foi Secretário-Executivo do Ministério das Comunicações, Presidente do Conselho de Administração da Telebras e membro do Conselho de Administração dos Correios. Atualmente, ocupa a Diretoria de Relações Institucionais do Grupo Copel Telecom.

 

Diogo Della Torres - Coordenador de Infraestrutura na Conexis Brasil.Digital

Engenheiro de Telecomunicações graduado pela Universidade de Brasília (UnB), com larga experiência no setor de telecomunicações em fabricantes e operadoras na área de operação de redes móveis: core de voz, core de dados e acesso 2G/3G/4G/5G. Atualmente, atuo como Coordenador de Infraestrutura na Conexis Brasil.Digital (entidade que representa as operadoras) lidando com questões de regulatórias e relacionamento institucional acompanhando temas de interesse setorial.

Mauricio Almeida - CEO da Watch Brasil

Maurício Almeida é formado em Engenharia Elétrica pelo Mackenzie e cursou Marketing na São Paulo Business School. Possui mais de 25 anos de experiência em projetos de TI, infraestrutura e suporte a desenvolvimento de Hardware e Software. Liderou o desenvolvimento de um dos primeiros e-commerce do Brasil nos anos 2.000 e passou os últimos 10 anos na indústria de convergência tecnológica, onde desenvolveu novas soluções para TVIP e TV Digital, ISDBT. Foi co-fundador do ISP Nova Telecom, cofundador e atual CEO da Watch Brasil, hub de conteúdo de streaming.

André Bedin Alves - Executivo de Evolução de Redes, AI & 5G para a América Latina na IBM Consulting

André Bedin Alves começou na IBM no início de 2021, com a responsabilidade de desenvolver a indústria de Telecomunicações na região da América Latina promovendo soluções de redes abertas, Inteligência Artificial e Telco Cloud. Anteriormente, foi o responsável pela área de Marketing e Vendas da Huawei para a mesma região, atuando diretamente com diversas operadoras em vários países na preparação de suas redes para o 5G. Também teve atuação na Vivo em diversas áreas ligadas ao Planejamento de Redes. É engenheiro de telecomunicações, graduado no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

11h | Sala 1

 

 

24 de Agosto de 2022

Consumo de midia | Sala 1

Tendências: o futuro da mídia

A transformação do hábito de consumo e consequentemente dos negócios é uma pauta latente nos dias atuais, embora seja um tracking do congresso da SET há cerca de 20 anos. Nesse painel vamos entender com a visão de especialistas qual o cenário atual, o que esperar do futuro e principalmente o que é necessário para ter sucesso nessa transformação que está se desenhando.

Moderador: Roberto Dias Lima Franco, Conselheiro da SET e Diretor de assuntos institucionais e regulatórios do SBT

Graduado em engenharia elétrica com enfoque em eletrônica e telecomunicações pela Universidade Federal da Bahia e Pós em Marketing e Gestão de Empresas pelas FGV e ESPM. No decorrer de sua carreira, foi responsável pelo projeto e implantação de diversas empresas de rádio e televisão no Brasil. Foi Presidente da SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão no período de 2002 até 2008 e Presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital nos períodos de 2005 a 2008 e de 2015 a 2017, após este período ingressou como membro do Conselho de ambas Entidades. Em 2009 Fez parte do Conselho Consultivo da ANATEL, em Agosto de 2012, tomou posse no Conselho de Comunicação Social até 2017 e atualmente é Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT.

Palestrante: Melissa Vogel - CEO - Kantar IBOPE Media - Brazil

Melissa Vogel é CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil e atual Presidente do IAB Brasil. Com 26 anos de experiência em pesquisa e inteligência de mídia, Melissa já ocupou posições de liderança em diferentes áreas da Kantar, como Comercial, Atendimento ao Cliente, Desenvolvimento de Novos Negócios, Operações, Marketing e Produtos. Tanto no Brasil quanto na América Latina, Melissa compreende com profundo conhecimento as necessidades dos clientes, o que lhe permitiu colaborar com a indústria no desenvolvimento de métricas, produtos e negócios, ampliando assim o portfólio da empresa. Antes de assumir a posição de CEO na Kantar IBOPE Media no Brasil, trabalhou Diretora Global de Agências da Kantar Media, Diretora Executiva de Multimídia e Country Manager no Panamá. Melissa é formada em Rádio e TV pela Universidade São Paulo, possui mestrado em Comunicação de Mercado pela ESPM, Administração pela Fundação Getúlio Vargas e participou do Advanced Management Program pela IESE Business School de Barcelona. Também lecionou Inteligência de Mercado na ESPM. É conselheira consultiva do Conselho Nacional Auto Regulamentação Publicitária – CONAR e da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa – ABEP.

Palestrante: Luis Mauricio Chopard Bonilauri- Managing Director – Media & Entertainment Industry Lead for Latam - ACCENTURE

Consultor experiente com um histórico comprovado de trabalho na indústria de serviços profissionais, liderando a prática da indústria de mídia e entretenimento na América Latina para a Accenture.
Especialista em Transformação Digital, Turnaround Corporativo, Fusões e Aquisições, teve oportunidade de liderar diversas transformações de empresas do setor nos últimos anos. Graduado em Engenharia eletrônica pela UFRJ, possui pos graduação em Analise de Sistemas pela PUC e MBA pela Coppead/Ufrj
Casado e com 3 filhos, tem por hobbies a música e o esporte, e já participou de vários festivais de blues e jazz como musico no Brasil. Atualmente se dedica aos esportes, onde pretende completar a sua 3ª maratona em Chicago em outubro deste ano.

Palestrante: Jefferson Lopes Denti - Sócio da Deloitte em Inteligência Artificial & Dados

Jefferson é o líder da prática de Inteligência Artificial & Dados da Deloitte no Brasil. Sua missão é auxiliar empresas a se tornarem Insight Driven Organizations. Graduado em Administração de Empresas (UAM) e MBAs em Finanças (FGV), Marketing & Data Mining (ESPN) e Estratégia (FAAP). Possui mais de 25 anos de experiência profissional, atendendo clientes de diversos setores, com iniciativas em gestão da informação, transformação digital, IoT, Analytics, Big Data e inteligência artificial, incluindo a implementação de centros de inteligência e programas de capacitação.
Acredita na combinação de tecnologias emergentes, experiência do cliente e monetização de dados. Fomenta a conexão e desenvolvimento de ecossistemas de mídia, apostando na transformação digital com a colaboração de empresas tradicionais, startups, bigtechs, reguladores e associações.
Jefferson participou de diversos fóruns como palestrante e ministra aulas de apoio nas principais universidades do Brasil, além de desenvolver programas de jovens talentos e diversidade nas competências de dados e tecnologias.

11h | Sala 2

 

 

24 de Agosto de 2022

Conectividade | Sala 2

Como suportar uma audiência de milhões na internet

A transmissão de grandes eventos pela internet é uma realidade, e como é possível garantir uma audiência de milhões de telespectadores que antes só era possível através da tv aberta? Nesse painel vamos discutir os diversos aspectos que norteiam essa discussão e quais os desafios para atender essa demanda que só cresce!

Moderadora: Carolina Duca, Gerente Sr de Tecnologia, TV Globo

Engenheira e Mestre em Sistemas de transmissões digitais, vem atuando há mais de 10 anos na área de produção e distribuição de conteúdo. Atualmente é responsável pela área de telecomunicações da Globo.

Palestrante: Erike Souza - Gerente de Tecnologia - Google Cloud

Gerente de engenharia no Google Cloud para indústria de Telecom e Media. Participou de diferentes projetos com foco em conectividade, resiliência e escalabilidade nos ambientes de nuvem e on-premise.

Palestrante: Elisangela Bottino - Product Owner da Infra CDN - Globo

Formada em Engenharia de Telecomunicações pelo CEFET-RJ e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.
Certificada em CSPO, LSS Black Belt, CBPP e ITIL. Experiência de mais de 15 anos em projetos e processos end to end de tecnologia para produção, pós-produção, quality control e distribuição broadcasting e no digital. Atua na estratégia para expansão dos pontos de presença da CDN da Globo.

 

Palestrante: Rogerio Mariano - Global Head, Network Edge Strategy da Azion

Rogerio Mariano é Global Head, Network Edge Strategy da Azion. Graduado pela UGF e fundador do Brasil Peering Forum – BPF , foi presidente da LACNOG (Latin America and the Caribbean Network Operators Group) entre 2014-2018, na ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), foi fellow do programa da ICANN 54 na Irlanda. Foi aluno da Escola Brasileira de Governança da Internet (EGI.br) e da South School on Internet Governance (SSIG) na OEA em Washington, DC, graduado e Alumni da OSA Submarine Cable School (Polvijärvi, Finlândia) e membro da Subsea OFC. Atualmente também é membro do comitê do programa Global Peering Forum – GPF e aluno da London School of Economics and Political Science. Ele tem 20 anos de experiência em Network-Scale, Cabos Submarinos, Interconexão e Edge Networks.”

Palestrante: Antonio M. Moreiras - Gerente - NIC.br

Antonio M. Moreiras é engenheiro e atua como gerente no NIC.br, trabalhando em diversas iniciativas para melhorar a qualidade técnica da Internet e fomentar seu uso, como por exemplo nos Internet Exchanges do IX.br e no projeto de infraestrutura compartilhada chamado OpenCDN.
Anteriormente trabalhou na Agência Estado, em diversas funções técnicas, e foi professor em faculdades como Unicid, Radial e Tancredo Neves, e também em cursos técnicos e cursos livres. Por formação, Moreiras é engenheiro eletricista, com ênfase em computação, pela Escola Politécnica da USP, e mestre em engenharia pela mesma instituição. Com um MBA pela UFRJ e especializações em Governança da Internet pela SSIG e pela Diplo Foundation.

11h | Sala 3

 

 

24 de Agosto de 2022

Midia Digital | Sala 3

Full Connect

Moderador: Wagner Kojo, Conselheiro SET e Curador SET eXPerience Full Connect

Com consistente experiência em negócios, marketing, inovação e tecnologia nos últimos 10 anos tem assumido posições de liderança em Empresas referência nos setores de Tecnologia e Comunicação. Conselheiro, Consultor, Investidor Anjo, Curador e Speaker, Kojo, também tem grande proximidade com o ecossistema de startups e negócios digitais e colabora com iniciativas estratégicas envolvendo escolas de negócios, gestão e liderança, tais como, Inova Business School, FDC, HSM, MIT e INSEAD.
Formado Marketing e Comunicação pela Universidade Paulista, MBA pela Business School São Paulo, especialização em Negócios Internacionais em UPC Barcelona Tech, pós-MBA em TrendsInnovation e Conselheiro TrendsInnovation pela Inova Business School e Membro ACTIB – Associação dos Conselheiros TrendsInnovation do Brasil.

Web3 a revolução em curso que vc nao está vendo

Palestrante: Robson Harada - CMO do MB Guild

Especialista em inovação e transformação digital em organizações complexas e empresas nativa digital. Atualmente como CMO do MB Guild – maior exchange de criptoativos da América Latina, responsável por branding, content, experience e growth. Embaixador e entusiasta da Web 3.0, em uma missão de acelerar adoção e prover acesso aos benefícios da tecnologia blockchain. Profissional de marketing atuante e investidor do segmento de games e-sports. Membro catalizador da Alma DAO e membro dos conselhos da Mobile Marketing Association, Grupo de Mídia de São Paulo e da Dux Cripto. Trabalhou em empresas de tecnologia e grandes corporações como Facebook, Uber, Google e Itaú Unibanco, desenvolvendo negócios e metodologias para integração de marketing, growth e tecnologia. Bacharel em Marketing e Sistemas de Informação.

Como explorar as oportunidades de retail media nas tv conectadas

Quais são as estratégias da sua empresa e as prioridades para o desenvolvimento de um negócio de mídia de varejo?
O melhor primeiro passo é considerar construir seus serviços de mídia, produtos e estratégia de entrada no mercado com base no que é mais importante para o seu negócio.
Mas como a nova realidade da TV e suas redes podem ajudar a gerar resultados assertivos e precisos ?
É verdade que hoje podemos ter mais resultado de um meio tão explorado e conhecido?
Quais são as estratégias que os anunciantes podem realizar para aproveitar o meio mais tradicional com camadas de inteligência para efetivar sua ações.
Palestrante: Marcelo Mattar - Manager Director- LiveRamp

Marcelo tem mais de 18 anos de experiência em vendas de anúncios via data-driven, desenvolvimento de negócios e marketing digital em importantes empresas nacionais e globais. Sua função é ajudar a aumentar a demanda entre marcas e agências por soluções data-driven fornecidas pelo parceiro da LiveRamp, Carrefour Links, que permite a análise de dados de clientes e a ativação de públicos de alto valor dentro da plataforma de varejo Carrefour.
Em sua função, também impulsiona a adoção de Retail Media Networks no Brasil, que permite que os anunciantes comprem espaço publicitário nas lojas do varejista. É especialista em alavancar dados do consumidor em plataformas digitais, tais como Microsoft AD Expert, Terra/Telefônica, Samsung TV Plus, Samsung Pay e Mastercard Database para América Latina. Antes da LiveRamp, foi Diretor Regional de Parcerias com Clientes no escritório brasileiro da Teads, o principal mercado de publicidade em vídeo do mundo. Atuou ainda na Mastercard Advisors, Samsung, Microsoft, Globo, Terra Networks e Jovem Pan.

 

Passado, presente e futuro de OOH

Antes da pandemia, o setor de publicidade OOH ( Out-of-Home) era a midia que mais vinha crescendo em relação às demais . Com a restricão à circulação, o setor teve uma brusca queda de performance.  Hoje, quando as pessoas voltam às ruas, está havendo uma retomada? Em que nível?

Com a evolução das tecnologias de displays digitais  e as possibilidades de produção e controle remoto dos conteúdos, o OOH  evolui para o DOOH( Digital Out-of-Home). Exibições em tempo real, anuncios geolocalizados , interação consumidor-display, abrem novos caminhos para os anunciantes.

Fábio Palma e Aga Porada, dois publicitários renomados , vão nos levar ao futuro do OOH.

 

Palestrantes: Aga Porada e Fábio Palma - Co - presidentes da Rua. Africa

Aga Porada é uma profissional com mais de 15 anos de experiência e sólida carreira internacional no mercado de mídia. Polonesa radicada no Brasil há quase 9 anos, a executiva da Africa está no cargo de vice-presidente e líder de toda a área de mídia, dados e performance há mais de um ano, e é co-presidente da Rua. Africa, divisão especializada em OOH.
Em sua trajetória, Aga acumula passagens por agências como Zenith Optimedia, i-Level e Isobar Global, todas em Londres, e AKQA e RGA, DPZ&T e Wieden+Kennedy em São Paulo, com atendimentos a renomados clientes como Itaú, Vivo, Natura, Coca-Cola, Uber, Facebook, Nike, Reckitt Benckiser, JP Morgan, Google, Toyota, Netflix, TIM, Samsung, Mastercard e Red Bull.
———————————————————————————
Fabio Palma é CTO da Africa e Co-Presidente da Rua.Africa. Conta com mais de 50 Leões em Cannes, sendo um Grand Prix, destes prêmios, 18 são em OOH. Formado em Engenharia Eletrônica, atua no mercado de publicidade há mais de 15 anos. Referência em inovação e projetos especiais interativos de OOH, trabalhou com empresas como Eletromídia, JCDecaux, Ótima, Clear Channel entre outras em projetos para inúmeros clientes em OOH. Além do mercado publicitário é investidor serial e cofundador do Distrito, maior hub de inovação aberta da América Latina.

12h45 - 13h45 | Sala 2

 

 

24 de Agosto de 2022

| Sala 2

SET Express | Nuvem

Moderador: Luiz Vinicius Febronio - Coordenador de Projetos de Tecnologia - SBT

Com MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo e Gestão de Negócios pela Rio Branco, graduado em Tecnologia de Telecomunicações pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Direito pela Rio Branco atua no segmento de broadcast há 22 anos. Atualmente Coordena o departamento de Projetos de Tecnologia do SBT atuando com pesquisa e estudo de tecnologias, gestão e implementação de projetos importantes de diversas naturezas e áreas como produção, pós-produção, infraestrutura, conectividade, delivery, archive entre outros. Além disso, teve passagem pela ESPN Brasil na área de recepção e transmissão de sinais, participando de eventos importantes como Copa do Mundo e Olímpiadas.

Otimizando uso de novas tecnologias em arquiteturas híbridas

– Workflow colaborativo de vídeo na nuvem

– Cloud Playout e alternativas de arquiteturas híbridas

– Ecossistemas de App para Vídeo e Televisão

– Centralização de Infraestruturas de TV com Interoperabilidade na transição IP & Cloud

– Implementação de sistemas DAI (Dynamic Ad Insertion) com CASES de sucesso.

Palestrante: Marcelo Blum - Gerente de Arquitetura e Tecnologia - Videodata

Eng. Eletrônico pela UFRJ, com 30 anos de atuação no mercado de Engenharia de Televisão, Gerente de Arquitetura e Tecnologia da Videodata, especializado em Desenvolvimento de Negócios e parcerias, Gestão de Projetos e Tecnologias de video com destaque em sistemas de missão crítica incluindo playout, media asset management, cloud, streaming e OTT. Sócio da Set há mais de 26 anos, tem contribuído apresentando inúmeras palestras em seus eventos.

Sistemas de Distribuição de Sinais em Nuvem

Com o uso de tecnologias como o SRT e Zixi, a distribuição de sinais sem utilização de links dedicados (ex. via internet pública) se tornou uma realidade no mercado broadcast como alternativa às formas tradicionais como satélite e links IP.
Nesse âmbito, a nuvem tem se mostrado um meio bastante eficiente para diversos processamentos de mídia incluindo a parte de distribuição. Desde o “simples” roteamento de sinais SRT até a facilidade e agilidade de gerar os diferentes formatos e/ou a possibilidade da geração de canais variantes com comercialização regionalizada têm atraído o mercado na procura por este tipo de solução. A apresentação abordará as vantagens e aspectos importantes a serem considerados no processo de distribuição de sinais em nuvem.

Palestrante: Danillo Ono -Gerente de Suporte Técnico - Phase Engenharia

Graduado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Comunicações Digitais pela Universidade Mackenzie. Trabalhou no laboratório de TV Digital do Mackenzie, realizando testes comparativos entre os três padrões de TV Digital e como consultor no desenvolvimento do SBTVD. Durante 6 anos trabalhou como engenheiro de P&D e supervisor de RF na Globo SP. Atualmente é sócio da Phase Engenharia baseado em São Paulo, onde desde 2014 atua na área de soluções para sistemas de Televisão.

A migração de aplicativos de mídia A/V em implantações de nuvem híbrida de várias camadas

À medida que a migração de mídia para funções nativas da nuvem se acelera, o desafio para as equipes de engenharia e operações é duplo. Eles devem primeiro considerar as diferenças funcionais do fornecedor de software/aplicativo e como eles se integram e interoperam. Em segundo lugar, eles devem revisar as diferenças relacionadas a como cada um é implantado em uma arquitetura cloud-fog-edge de várias camadas.

Nesta palestra, consideramos alguns dos modelos atuais de implantação de nuvem, como o conceito de nuvem multicamada se aplica e exploramos as vantagens e os desafios que os cercam.

Palestrante: Manuel Martinez Serruys - Head of sales engineering LATAM

Arquiteto de soluções com 20 anos de experiência em design na indústria de mídia e entretenimento, em atividades de integração de solução de streaming/broadcast de ponta a ponta em MVPD / broadcasters / D2C.
Liderando o grupo de engenharia de vendas na MediaKind | América Latina para ajudar os clientes na busca de soluções de mídia de acordo com suas necessidades de tecnologia, negócios operacionais e base de consumidores.
Mindset orientada para o cliente com arquitetura, implementação e integração de fluxos de mídia E2E (tubulação A/V) seguindo uma arquitetura distribuída entre nuvem local e pública com soluções aaS.

12h45 - 13h45 | Sala 3

 

 

24 de Agosto de 2022

| Sala 3

SET Express | Mcom

Transformação Digital do Ministério das Comunicações

Nesta sessão o Ministério das Comunicações apresentará as evoluções de seus sistemas informatizados, que estão sendo desenvolvidos no âmbito do Programa de Transformação Digital, instituído em 2021. Em especial, serão apresentados os novos sistemas de solicitação de outorgas de RTV Digital e o Protocolo Digital, sistema da plataforma GOV.BR que substituirá os peticionamentos realizados atualmente via CADSEI.

Apresentador: Thiago Aguiar Soares - Coordenador-Geral de Inovação, Regulamentação e Sistemas - Secretaria de Radiodifusão, Ministério das Comunicações

Thiago Aguar Soares é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Regulação de Telecomunicações pelo Instituto Nacional e Telecomunicações (Inatel) e mestrando em Engenharia Elétrica pela UnB. Trabalhou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por 12 anos, coordenando projetos em televisão digital, rádio digital, gerenciamento de espectro, regulamentação técnica de serviços de radiodifusão, implementação de sistemas de TI, dentre outros. Desde 2020 é Coordenador-Geral de Inovação, Regulamentação e Sistemas na Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações. Thiago é vice-presidente da Comissão de Estudos 6 (Radiodifusão) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

14h | Sala 1

 

 

24 de Agosto de 2022

Consumo de midia | Sala 1

Como a transformação do consumo de mídia tem impactado nos negócios: é necessário insistir ou reinventar?

Dando seguimento ao tracking , onde o ponto de discussão, há mais de 20 anos na SET, é a transformação do consumo da mídia e consequentemente a transformação do mercado. Convidamos importantes executivos dos principais mercados de mídia para um debate em que o ponto central é mapear o que está acontecendo e para onde o mercado deve ir.

Moderador: Marcelo Torres - Jornalista , apresentador do SBT Brasil

Formado em jornalismo pela Unesp, com mestrado em Jornalismo Internacional pela University of Wesminster (Londres). Trabalhou na Globo, no Serviço Mundial da BBC e está no SBT há 17 anos, tendo começado como correspondente em Londres. Há dois anos é apresentador titular do SBT Brasil. Na reportagem, cobriu as guerras do Iraque, Afeganistão e Primavera Árabe, além de duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas. Também participou da cobertura de todas as eleições do país desde 1998.

Palestrante: Roberto Dias Lima Franco, Conselheiro da SET e Diretor de assuntos institucionais e regulatórios do SBT

Graduado em engenharia elétrica com enfoque em eletrônica e telecomunicações pela Universidade Federal da Bahia e Pós em Marketing e Gestão de Empresas pelas FGV e ESPM. No decorrer de sua carreira, foi responsável pelo projeto e implantação de diversas empresas de rádio e televisão no Brasil. Foi Presidente da SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão no período de 2002 até 2008 e Presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital nos períodos de 2005 a 2008 e de 2015 a 2017, após este período ingressou como membro do Conselho de ambas Entidades. Em 2009 Fez parte do Conselho Consultivo da ANATEL, em Agosto de 2012, tomou posse no Conselho de Comunicação Social até 2017 e atualmente é Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT.

Palestrante: Raymundo Barros - Conselheiro da SET e Diretor de Estratégia & Tecnologia - Globo

Como Diretor Executivo de Estratégia de Tecnologia da Globo, Raymundo Barros está à frente das áreas de estratégia corporativa, parcerias e ecossistemas além de tecnologia. Na empresa, o executivo liderou iniciativas de grande relevância para o setor de mídia, como o Projeto de expansão da digitalização do sinal analógico no Brasil, a implantação de infraestrutura IP, 4K na produção e distribuição de conteúdo, Globoplay e a integração das áreas de tecnologia das empresas do Grupo Globo. Atualmente é responsável pela implementação da estratégia de D2C, Adtech e Monetização de Dados da Globo. Raymundo está na Globo há 39 anos. Antes de assumir o cargo de CTO/CSO da empresa, Raymundo atuou como técnico, engenheiro, gerente de operações e, posteriormente, diretor de Engenharia em SP. Também ocupou o cargo de Diretor de Tecnologia de Entretenimento, onde liderou projetos para novelas, séries e programas de variedades. Raymundo também é diretor ativo em entidades como a SET.

Palestrante: José Marcelo Amaral - Diretor de Engenharia e Operações- RecordTV

Graduado em Matemática pela FAHUPE-RJ, Pós-graduado em Sistemas de Informação pela PUC-RJ e FGV-SP e MBA em Tecnologia da Informação pela USP-SP, José Marcelo do Amaral tem uma extensa contribuição no setor de radiodifusão. Ingressou na RecordTV em 1991 e hoje ocupa o cargo de diretor de Engenharia e Operações. Na emissora, desenvolveu sistemas para as áreas de operação comercial de rádio e TV; implantou sistema para produção de notícias; gerenciou projeto de sistema de gestão integrado (ERP) e criou sistema de acompanhamento de audiência a partir de dispositivos móveis, dentre outros trabalhos. Como diretor de tecnologia participou de iniciativas para implantação de sistemas de edição não lineares, arquivamento digital e fluxo de trabalho tapeless. Nessa época, também passou a se envolver com questões relativas a vídeo digital e transporte de vídeo utilizando protocolo de internet (IP). Foi Diretor do Segmento de TV Aberta na SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), tendo como principal desafio desenvolver a tecnologia de televisão digital para o Brasil e é o responsável pela sua implementação e expansão para todo o grupo Record. A atuação de Amaral se estende ainda ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, onde ocupou a Presidencia da instituição em diversos mandatos. Um dos seus mais desafiadores projetos foi o lançamento do portal R7, que é hoje o segundo maior portal de internet do Brasil. Também teve em sua carreira profissional a oportunidade de estar à frente do planejamento e coordenação técnica e operacional de grandes eventos esportivos transmitidos pela RecordTV.

Palestrante: André Luiz Costa - CEO da Vibra Digital

André Luiz Costa é CEO da Vibra Digital, empresa de inovação e tecnologia do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Jornalista formado pela ECA/USP, atuou 25 anos em Jornalismo, como repórter, editor e diretor de Redação. Liderou a criação e a implantação da Rede BandNews FM, da qual foi diretor por 9 anos até ir para a TV, onde em 2013 assumiu a direção-executiva de Jornalismo da Band. Em 2020, deixou o cargo para implantar e liderar a startup Vibra.

14h | Sala 2

 

 

24 de Agosto de 2022

Conectividade | Sala 2

Produção Remota: Como conectar os dois Lados  

Produção remota de conteúdo já é uma realidade. Diferentes abordagens tem sido adotadas, desde o modelo mais tradicional até a produção em Cloud. Sabe-se que estes modelos viabilizam uma maior capilaridade e redução de custos, mas de que forma é possível garantir uma qualidade de conexão entre a estrutura de captação e a de produção? Neste painel, nossos participantes irão dividir e discutir sobre suas experiências no uso destas tecnologias e sobre tudo da conexão entre estes dois universos.

 

Moderador: Cauê Franzon, Gerente Executivo de Tecnologia de TV e Rádio, RBSTV

Formado em Engenharia, Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA em Gerenciamento de Projetos, FGV. Iniciou a carreira em TV em 1996. Trabalhou por mais de 10 anos como técnico e engenheiro de suporte de sistemas de áudio e vídeo, coordenou por 3 anos um grupo de pesquisa de produtos e soluções em televisão, atuou como gerente de infraestrutura e projetos de TV e Rádios e atualmente gerencia a área de tecnologia da RBSTV. Foi líder de diversos projetos como a remodelação da Rádio Gaúcha, implantação de cenografia virtual, modernização e restruturação das produções e exibições das emissoras do grupo no interior do estado, implantação de infraestrutura IP (2110) na emissora de Porto Alegre entre outros.

Home-Editing: Edição Remota – Abordagens, prós e contras.

Nunca se produziu tanto vídeo quanto nesta era de mais câmeras e telas do que pessoas. A pandemia parou o mundo, mas fez a roda da história digital girar mais rápido. O que já era tendência virou necessidade e o trabalho virou remoto para grande parte de nós. Não tem sido diferente com a edição de vídeo.

Conheça as diferentes maneiras de editar vídeo remotamente, suas técnicas, equipamentos, softwares e fluxos de trabalho, e entenda as vantagens e desvantagens de cada abordagem.

Palestrante: João Paulo Quérette - Fundador e CEO | ALFRED

João Paulo Quérette é o fundador e CEO da ALFRED, empresa de desenvolvimento de software para gestão de mídia. Com formação em física, computação e uma história de mais de 25 anos dedicados ao vídeo digital, liderou a implantação de dezenas de projetos em empresas e instituições de todo o país, além de estar à frente de projetos de pesquisa e desenvolvimento. João Paulo já apresentou em eventos como os congressos da SET, NAB, IBC, IFTA e TNW.

Conectividade para Produção de Eventos na Nuvem

Nesta apresentação serão abordadas as possibilidades de conectividade para produção de eventos na nuvem. Serão discutidos aspectos que devem ser lavados em consideração para decidir entre contratação ocasional ou permanente e quando empregar tecnologias wired ou wireless.

Palestrante: Fernando Wiktor - Gerente de Soluções de Telecom na área de Infraestrutura e Segurança da Globo

Em 26 anos de carreira, já atuou nas áreas de projetos, operações e suporte, realizando entregas de alta relevância, como as soluções de conectividade de 4 copas do mundo e 2 olimpíadas. Atualmente é responsável pelas equipes de desenvolvem e implantam projetos nas áreas de redes locais, WAN e na cloud, segurança e soluções de telecom para broadcast.

Desafios de Conectividade para Produção Remota

Abordagem prática e atualizada sobre a conectividade para produção remota. Classificação e qualificação das necessidades e gerenciamento integrado da operação. Apresentação de exemplos de produções remotas com tecnologias IP e proprietárias.

Palestrante: Mauricio Belonio - Diretor - Alliance

Graduado em Engenharia Eletrônica e Pós-Graduado em telecomunicações pela Universidade São Judas Tadeu. Atua há 26 anos no mercado de broadcast e produção de conteúdo como Engenheiro de Projetos, Gerente de Engenharia e Diretor Técnico. Hoje é Sócio Fundador da Alliance Technologies, Distribuidora Riedel e Coralbay, Revenda Ross Video, EVS, Aviwest e Quantum para o mercado Brasileiro.

14h | Sala 3

 

 

24 de Agosto de 2022

Inovação | Sala 3

Produtos digitais: experiências que geram negócios direto com o consumidor

Os produtos digitais proporcionaram uma forma de empresas poderem falar diretamente com seu consumidor e com isso impulsionar seus negócios e ampliar suas fronteiras. Nesse painel vamos abordar as estratégias, técnicas e processos usados ne desenvolvimento de produtos, com um olhar de inovação sobre as experiências centradas no usuário e no uso intensivo de dados na construção e na otimização de suas jornadas.

Moderador: Daniel Monteiro - Head de Desenvolvimento de Produto & Tecnologia - Globoplay

Formado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ e apaixonado por novas tecnologias, entrou na Globo como estagiário em 1998, trabalhando por 20 anos em áreas de pesquisa e desenvolvimento e inovação. Desde o início de 2021 está a frente do desenvolvimento de produto e tecnologia do Globoplay, liderando os times que criam e desenvolvem os aplicativos do Globoplay para todas as plataf

Gestão estratégica de produto como alavanca para inovação

Inovação pode ser definida como o processo pelo qual novas ideias são desenvolvidas, testadas e lançadas no mercado. Porém, o custo do fracasso sempre foi alto, portanto, evitá-lo era e ainda é fundamental. É nesse contexto que iremos abordar a importância da Gestão do Produto de forma estratégica, passando pelas habilidades, os conhecimentos e os processos adotados por Product Managers que estão no centro da criação de produtos inovadores de sucesso.

Palestrante: Roberta Luzio - Gerente de Produto – Globoplay

Com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e com certificados CSPO e Product Management Leadership, atualmente ocupa a posição de Product Manager no Globoplay, atuando na construção e comunicação da estratégia do produto, conduzindo a evolução através da união entre negócios e tecnologia e da orquestração de times multidisciplinares. Apaixonada por pessoas, estratégia e produtos digitais, tem também especializações em Social Media, Reputação e Branding e Pós-graduação em Gestão de Pessoas, carreira, liderança e coaching

Growth: a metodologia de testes para dar tração ao negócio

Palestrante: Efrain Corleto - Chief Growth Officer (CGO)  & Partner- Vidia

Os desafios de tecnologia no lançamento de novos produtos

Palestrante: Bruno Bulso - Diretor de Operações e Co-Fundador da Kobe – Creative Software House

Formado em Sistemas de Informação, com MBA em Gerenciamento de Projetos Digitais, Marketing e Gestão, lidera equipes na criação de aplicativo mobile SaaS para potencializar vendas e a experiência dos usuários, aplicando técnicas utilizadas pelas empresas e startups mais bem sucedidas no mercado.
Como diretor de operações na Kobe, startup referência em tecnologia mobile commerce no Brasil com mais de 40 milhões de pessoas impactadas ao redor do mundo, participou da construção de produtos de alta performance e referência no mercado, para marcas como Tok&Stok, Decathlon, Mobly, Grendene e Multilaser.
 

16h | Sala 1

 

 

24 de Agosto de 2022

Negócios | Sala 1

Futuro dos Games: A Entrada do Ecossistema de Jogos no Metaverso e na Web 3.0

Com a construção e constante evolução da Web 3.0, games e usuários já se preparam para novas possibilidades e formatos de jogo. Quais as maiores dificuldades enfrentadas para se adaptar à web3? Como funciona o metaverso? Nesse painel, especialistas de mercado discutem essas e outras questões relacionadas ao futuro dos jogos.

Moderador: Gui Barbosa - Diretor Geral - BAYZ

Gui Barbosa recentemente liderou parcerias de jogos no TikTok e ByteDance para a América Latina, Anteriormente, foi responsável pelo desenvolvimento de negócios regionais da Krafton (PUBG Corp), ocupando também cargos executivos na nøline, BBL e ESL Brasil. Antes de trabalhar na indústria de jogos, Gui passou mais de uma década em finanças em empresas como Cerner, Universal Music Publishing Group e Deloitte.

Palestrante: Ronaldo da Silva Marques - Líder de Parcerias de Entretenimento do TikTok Brasil

Líder do time de parcerias de conteúdo do TikTok Brasil, Ronaldo Marques tem 33 anos, é formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e trouxe a experiência de dez anos de produção de conteúdo e audiência em redações e setores digitais de veículos de comunicação tradicionais do país – como Band, UOL e SBT – ao aplicativo de vídeos curtos.

O poder das comunidades em Projetos Web 3.0

Qual a força das comunidades dentro dos projetos da blockchain? Porque a dinâmica de comunicação e engajamento é tão importante dentro da Web 3.0? Nesse novo ambiente descentralizado, a co-criação e a construção com os usuários é o que faz toda diferença, e é dentro desse tema, que faremos as discussões nesse painel.
Palestrante: Heloisa Passos de Sousa - CEO Sp4ce Games e Criadora do Boom Boogers

Heloísa Passos é CEO da SP4CE Games, uma das principais empresas do setor de blockchain games do Brasil, criadora do jogo Boom Boogers e fundadora de uma das maiores comunidades de Instagram da América Latina de NFT Games. Formada em Desenho de animação e Pós-graduada em Gestão em Economia Criativa, trabalhou no desenvolvimento de projetos criativos para startups e empresas como Stone, Magalu, ABIPAG, Disney, Honda, Rabobank, entre outras.

16h | Sala 2

 

 

24 de Agosto de 2022

Workshop | Sala 2

Análise de Viabilidade Técnica – Planos Básicos de Radiodifusão / Mosaico – ANATEL

Moderador: Geraldo Cardoso de Melo - Representante da Regional Sudeste da SET e membro do Grupo de Trabalho de Espectro da SET

Geraldo Cardoso de Melo é engenheiro de Telecomunicações com graduação e especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Engenheiro consultor em serviços de radiodifusão, Professor da PUC-Minas, membro do Grupo de Trabalho de Espectro da SET e coordenador do SET Sudeste.

Paulo Eduardo dos Reis Cardoso - Coordenador de Sistemas e Modelos de Gestão da Radiodifusão Anatel

Doutor pelo DECOM-FEEC-Unicamp (2018) em Regulação da TV Digital; Mestre em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pelo DEMIC-FEEC-Unicamp (2005); e graduado em Engenharia Elétrica pela FEEC-Unicamp (2002). Atualmente é Especialista em Regulação da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, onde atua como Coordenador de Sistemas e Modelos de Gestão de Radiodifusão, na Gerência de Espectro, Órbita e de Radiodifusão, sendo responsável por estudar, aprimorar e elaborar o Regulamento Técnico de Radiodifusão, incluindo seus atos de requisitos técnicos e operacionais; por acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias de radiodifusão e prospectar o futuro da radiodifusão, incluindo a definição de suas necessidades; além de acompanhar o desenvolvimento dos módulos de radiodifusão do Sistema Mosaico. É líder do Grupo de Relatores do GRR6: Radiodifusão, da Comissão Brasileira de Comunicação – CBC2: Radiocomunicações, coordenando as atividades internacionais do grupo, incluindo a coordenação de estações de serviço de radiodifusão em áreas de fronteira; atuando principalmente no Grupo de Estudos 6 – SG6 da União Internacional de Telecomunicações – UIT.

16h | Sala 3

 

 

24 de Agosto de 2022

Inovação | Sala 3

Inovação aberta: Promovendo Crescimento através do Ecossistema

Em um cenário de crescente competitividade global e crescimento acelerado, é imperativo que empresas, sejam elas entrantes ou incumbentes, entendam que o tempo de construir o futuro sozinhas ficou no passado. Segundo a McKinsey, 51% das corporações brasileiras já possuem o tema Corporate Venture Capital em suas agendas, o que reforça a crença de que a colaboração é uma ferramenta essencial para provocar mudanças. Neste painel, vamos discutir os benefícios de ser um participante ativo no Ecossistema de Inovação sob as perspectivas de startups, corporações, aceleradoras e investidores.

Corporações como players do ecossistema de inovação

As corporações perceberam que fazer parte do Ecossistema de Inovação não apenas acelera o ritmo da inovação na empresa, mas também atua como plataforma de lançamento para alimentar novas tecnologias, produtos e empreendimentos em todo o setor. Nesta palestra, discutiremos como os modelos de colaboração podem ser usados como alavanca para corporações que desejam atingir seus objetivos de forma ainda mais rápida.

Moderacão e Introdução: Luiz Gabriel Vasconcelos - Especialista de Ecosistema & Parcerias - Globo

Formado em Engenharia Eletrônica e de Computação pela UFRJ, com Mestrado em AI/ML e Processamento de Sinais pela COPPE, possui mais de 15 anos de experiência em inovação, tecnologia e desenvolvimento de produtos. Hoje está baseado no escritório da Globo no Vale do Silício, Califórnia, de onde se conecta com o ecossistema de inovação internacional para firmar parcerias que acelerem o crescimento da empresa. É alum de Stanford e ganhou um Leão de Prata em Cannes na categoria Inovação Tecnológica.

O que Israel pode nos ensinar sobre como fomentar ecossistemas de inovação?

Israel é conhecido há muito tempo como a nação das startups, devido ao seu incrível histórico de produção de inovação e empreendedores de sucesso. Mas o que faz de Israel um ecossistema tão bem-sucedido? Quais são as principais características que permitem que esse ecossistema prospere e produza tantas grandes empresas? Esta palestra explorará alguns elementos e lições aprendidas com o ecossistema israelense e como isso pode ser aplicado como melhores práticas em outros ecossistemas em desenvolvimento ao redor do mundo.

Palestrante: Daniel Ibri - Daniel Ibri - Sócio Gerente | Mindset Ventures

Daniel é sócio-gerente e cofundador da Mindset Ventures e foi listado como um dos investidores mais influentes pela Venture360. Além disso, Daniel também é conselheiro de diversas startups no Brasil e no exterior, mentor na Endeavor, Artemisia, Quintessa, ACE e Lisbon-Challenge, membro do Comitê de Empreendedorismo e Inovação da ABVCAP e professor de empreendedorismo e finanças no INSPER, em São Paulo. Daniel também é coautor do livro Private Equity and Venture Capital in Brazil.

Como construir um ecossistema para impulsionar a inovação aberta?

Nesta sessão, discutiremos um modelo de inovação aberta e compartilharemos como a Plug and Play construiu com sucesso um ecossistema em 37 locais em 17 países diferentes. O público terá a oportunidade de aprender como Plug and Play alcançou este modelo global através da colaboração com os seguintes agentes de mudança: Universidades, Prestadores de Serviços, Investidores de Capital de Risco, Consultores e Investidores Anjos, Corporações, Organizações Governamentais, Aceleradores + Incubadoras.

Palestrante: Mehrad Moeini - Chefe de Desenvolvimento de Negócios | Plug and Play Tech Center

Mehrad tem mais de 8 anos de experiência em desenvolvimento de negócios, estratégia e consultoria trabalhando para empresas de tecnologia, incluindo Oracle [NYSE: ORCL] e Paycom [NYSE: PAYC]. Ele iniciou sua carreira na Plug and Play em 2019 para liderar os esforços para lançar o ecossistema de inovação de mídia e publicidade. Plug and Play é uma firma de capital de risco (VC) para empresas em estágio inicial conhecida por dar saída a companhias como PayPal, Dropbox e Honey e plataforma de inovação para corporações da Fortune 500. Por fim, Mehrad é investidor e consultor de startups em estágio inicial.

Colaboração no ecossistema a partir da perspectiva de uma startup

Com a velocidade da digitalização que estamos testemunhando hoje, a colaboração no ecossistema não é mais uma opção, mas um imperativo para acelerar a inovação. As startups podem fornecer uma perspectiva nova, ágil e digital sobre pessoas, processos e tecnologia, ao mesmo tempo em que se beneficiam de recursos e acesso de outros players do ecossistema. Por meio de histórias e parcerias reais de clientes, Robby demonstrará os benefícios mútuos que a sinergia no ecossistema pode trazer.

Palestrante: Robby Arguelles - Executivo de Vendas | Headspin

Robby estudou na Universidade de São Paulo e também morou na Cidade do México e São Francisco, tornando-o trilíngue. Sua experiência com startups em São Francisco deu a ele uma compreensão de como tecnologias emergentes e engenharia resolvem problemas de negócios. Ele é apaixonado por trabalhar com equipes técnicas e apresentar novas tecnologias para os principais stakeholders. O objetivo profissional de Robby é capacitar as empresas latino-americanas, introduzindo soluções de alta tecnologia para que possam competir no mercado global por meio da transformação digital.


Quinta-Feira – 25/08/2022

9h | Sala 1
Rádio
O Futuro do Rádio está nas Redes?
Eduardo Cappia / Daniel Starck
9h | Sala 2
Conectividade
Desafios da Implantação da TVRO em Banda Ku
Claudio Borgo

11h | Sala 1
Rádio
Rádio 100+ A Mídia, o Ouvinte e o Negócio
Eduardo Cappia / Marco Moretto
11h | Sala 2
Segurança
Pirataria – Conquistas e novos desafios
André Felipe Teixeira
11h | Sala 3
Inovação
Liderança & Inovação
Daniel Monteiro
12h45 - 13h45 | Sala 1
SET Express | Rádio
Ronald Almeida

12h45 - 13h45 | Sala 3
SET Express | TV digital
Alberto Botelho
14h | Sala 1
Rádio
A palestra mais FRUSTRANTE da SET Expo 2022
Robson Ferri
14h | Sala 2
Acadêmico
Acadêmico Call for Papers – Sessão 1
Rangel Arthur
14h | Sala 3
Inovação
Tecnologias aplicada em Conteúdo. Como se preparar para o Conteúdo do Futuro
Pablo Bioni
16h | Sala 1
Acadêmico
TV aberta, Plataformas OTT e Hábitos de Consumo na Pós-pandemia
Fernando Moura
16h | Sala 2
Acadêmico
Acadêmico Call for Papers – Sessão 2
Cristiano Akamine
16h | Sala 3
Conectividade
Tecnologias de Nuvem
Eduardo Lopes

Quinta-Feira – 25/08/2022

Horário Palestras
Horário Palestra

9h | Sala 1

 

 

25 de Agosto de 2022

Rádio | Sala 1

O Futuro do Rádio está nas Redes?

O aumento de número de afiliados às redes de Rádio tem sido um fenômeno em alta expansão nos últimos anos.
A migração do Rádio AM para o FM e as Redes de Radio da Amazônia, com a preservação do conteúdo local, abriram possibilidades nas grifes das redes.
Qualidade, conteúdo jornalístico nacional e local, além da otimização publicitária, favorecem seu crescimento.
Venham conhecer mais de perto o assunto com os executivos das redes no painel moderado por Daniel Starck.

Moderador: Eduardo Cappia, Conselheiro da SET e Diretor EMC

JOSE EDUARDO MARTI CAPPIA – Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Especialista em sistemas irradiantes FM, mensuração e cobertura.
Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991
EMC – empresa distinguida para implantação de testes do Rádio Digital na UFMG – Belo Horizonte, em parceria com o Ministério das Comunicações. Responsável Técnico por testes de HD Radio em Cordeirópolis – SP e DRM em Belo Horizonte, com foco nas estações de baixa potência. Avaliação e defesa de tese junto ao IBiquity nos EUA, sobre convivência de emissoras digitais em primeiros canais adjacentes FM.
Implantação em 2014 da estação de testes, cientifica e experimental em eFM – 84,7 MHz – Jovem Pan – São Paulo com o apoio da AESP- ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RADIO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO, onde atua como líder do Comitê Técnico desde 2011 tendo sido renovado em sua atuação até 2023.
Diretoria / Conselho SET – SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO – desde 2011.
Autor artigos em colunas e sites de divulgação do setor e de trabalhos temáticos sobre eficiência espectral, com apoio de mensuração de diagramas de antenas irradiantes e seus ganhos efetivos.
Participação ativa em Grupos Regulatórios e Discussão de Normatização do Setor, com atuação no processo de Migração do Radio AM para o FM desde 2009, (MCTIC e Anatel (Mosaico)).

Co-moderador: Daniel Starck - Diretor - tudoradio.com

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimentos na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

Palestrante: Carlos Aros - Diretor de Conteúdo Rede Jovem Pan News

Diretor de Conteúdo da Rede Jovem Pan News, jornalista especializado em Tecnologia e Inovação, editor-executivo da MIT Technology Review Brasil.

Palestrante: Luiz Benite - Diretor Geral na Rede Massa FM

Publicitário com pós em Marketing.Criou o modelo de expansão da Rede Massa FM, segunda maior rede de Rádios do Brasil e líder em diversos mercados.
Criou e expandiu formatos de Redes de Rádio como a Rede Transamérica Hits.Foi Diretor da Rede Band FM Santa Catarina e Top FM São Paulo

Palestrante: Jean Pierre Zanetti Vandresen - Gerente Técnico no Grupo Bandeirantes de Comunicação

Com visão sistêmica, dinâmica, gestão de projetos, processos e execução, na busca das melhores soluções com qualidade e resultados para a companhia. Desenvolvimento de OPEX e CAPEX das operações. Formação na área técnica, engenharia e certificações em redes (TI), com foco em áudio e sistemas IP em emissoras de rádio e televisão. Nos últimos 21 anos, estando a frente de duas grandes redes de rádios, como Grupo RBS e Grupo Bandeirantes, liderando equipes das área de engenharia e operações internas e externas, desenvolvendo projetos e soluções junto a fabricantes e fornecedores, com destaque aos estúdios e central técnica da Rádio Gaúcha e AoIP no Grupo Bandeirantes, além de planejamento e execução de eventos nacionais de todos os portes e eventos internacionais (4 Copas do Mundo, 3 Olimpíadas, 3 Copas América, Champions League, Mundial de Clubes, Panamericano, F1) entre outros eventos esportivos, entretenimento ou de jornalismo.  

9h | Sala 2

 

 

25 de Agosto de 2022

Conectividade | Sala 2

Desafios da Implantação da TVRO em Banda Ku

Para mitigar a potencial interferência do sinal da tecnologia celular 5G na faixa Banda C, foi criado um programa de migração das recepções domésticas de parabólicas da Banda C para a Banda Ku, sendo parte desta migração suportada com recursos do leilão 5G. Considerando principalmente os prazos definidos no cronograma da entrada do 5G, este programa tem um grande desafio técnico e operacional no uplink  do sinal TVRO num novo sistema de transmissão MCPC (Multiple Channels per Carrier) em Banda Ku, o desafio da especificação, compra, fabricação, fornecimento, e instalação de um kit de receptores pra famílias que integram os programas sociais do governo federal (CadÚnico), e ainda o desafio na adaptação dos softwares da base receptores domésticos legada mas com capacidade de migração de banda junto com os modelos novos.

Com o foco tecnológico, vamos entender os detalhes desse programa com representantes da EMBRATEL/CLARO, da EAF – Entidade Administradora da Faixa de 3,5GHz criada para administrar esse processo e que atende pela marca Siga Antenado – e da participação de um fabricante da indústria de Receptores Domésticos .

Moderador: Claudio Borgo – Diretor Engenharia de Vídeo - Claro

Palestrante: Guilherme Saraiva - Diretor Comercial - Embratel

Guilherme Saraiva é diretor comercial para os segmentos de Mídia e Satélite na EMBRATEL, onde apoia clientes no desenvolvimento de seus negócios nos mundos físico e digital. No grupo Globo atuou como CTO do Telecine, onde lançou a plataforma de streaming do Telecine Play. Foi gerente de planejamento de tecnologia da Globosat durante a migração dos canais para HD e do lançamento dos produtos digitais OTT.
Liderou a área de marketing e produtos corporativos da NET, participando do lançamento dos serviços de internet banda larga. Coordenou o planejamento de expansão da British Telecom na América Latina, colaborando em projetos de inclusão digital em vários países.
Engenheiro de telecomunicações pelo IME, com MBA em marketing pela FGV, Master em Finanças pela FGV e MBA em Ciência de Dados pela PUC-RJ.

Palestrante: Antonio Parrini – Diretor de Operações - EAF

Antônio Parrini tem quase 30 anos de experiência profissional, todos eles em Telecom. Os últimos 8 anos foram como Executivo C-level em empresas de torres como BR Towers (COO), Centennial (CEO) e Phoenix Tower (VP). Antes disso, trabalhou para operadoras de telecomunicações, como ATL (antes de ser adquirida pela Claro), Oi e GVT (antes de ser adquirida pela Vivo).
Na Oi foi Diretor de Redes e Operações, nas divisões Fixo e Wirelles, por quase 10 anos. Participou de diversas startups, como na Oi Mobile (funcionário nº 3) e BR Towers (funcionário nº 2). É engenheiro de telecomunicações graduado pela Universidade Federal Fluminense e tem MBA pela escola de negócios COPPEAD UFRJ.

Palestrante: Marcio Cauduro – Gerente de Negócios e Produtos em TV - Elsys

Executivo com mais de 20 anos de experiência em estratégia, gestão, desenvolvimento e lançamento de Produtos e Serviços atuando em Operadoras de Telecom, Startups, Indústria de Eletrônicos e Prestadores de Serviços. Atuação em diferentes mercados de Tecnologia como TV, Internet, Aplicativos móveis e motores de busca em bancos de dados. Construção de parcerias tecnológicas e comerciais com parceiros locais e internacionais para oferecer Produtos customizados.
Engenheiro de Computação pela UNICAMP com pós-graduação em Administração na FGV/SP e MBA pelo IE Business School – Espanha.

12h45 - 13h45 | Sala 1

 

 

25 de Agosto de 2022

| Sala 1

SET Express | Rádio

Moderador: Ronald Almeida - Gerente Técnico – Engenharia | O Povo – Grupo de Comunicação / Representante SET Nordeste

Engenheiro com experiência de mais de 17 anos na área de Radiodifusão atuando em emissoras de TV, rádio e portal web. Desenvolvendo atividades relacionadas a Telecomunicações, Engenharia e TI. Atuando principalmente em gestão, planejamento, manutenção, implantação de novos projetos, entre outras.
Diretor de relações exteriores da ACERT – Associação cearense de emissoras de rádio e televisão (2o Biênio)
Trabalhou na operação e implantação técnica das emissoras afiliadas da TV Cultura, Canal Futura, SBT e Band, rádios CBN, Nova Brasil e Globo, na cidade de Fortaleza/CE.

Ano 101 do Rádio – Relevância para geração de novos negócios

130 milhões de pessoas consomem algum tipo de áudio no Brasil.*
O consumo é amplo e vai do radinho da dona de casa ao aplicativo de celular do executivo de uma multinacional
Não há o que se questionar sobre a força da comunicação de rádio no país.
O crescimento no consumo de podcasts reforça ainda mais a relevância do meio rádio com a possibilidade da distribuição on demand.
O investimento no setor aumenta com a mídia programática digital e a migração do AM.
Por que então um grupo pequeno de emissoras fica com a maior parte da verba publicitária?
As 10 emissoras que mais faturam no mercado brasileiro são aquelas que personalizam suas programações e focaram em públicos específicos.
Todas têm um perfil de programação e de público nichado o que dá a elas repertório para disputar mercado com as demais mídias.
Nessas emissoras, o patrocinador é um parceiro dentro de um projeto de negócio. A relação com os patrocinadores deve ser sempre de longo prazo.
A audiência está cada vez mais personalizada. Não é uma questão de quantidade de ouvintes, mas o tipo de ouvinte que o mercado quer falar.
A dificuldade no meio está justamente em buscar essa personalização uma vez que 3 a cada 5 emissoras de rádio no país veiculam exatamente o mesmo tipo de conteúdo. A discussão não é mais em qual device vamos entregar o conteúdo e sim o que vamos entregar para o nosso ouvinte.

Palestrante: Juliana Paiva -Sócia-diretora Radiodata

Experiência em curadoria e produção de conteúdo em áudio em vídeo. Gestão de projetos integrados para empresas de mídia com ênfase em expansão e consumo para empresas como Rádios CBN e Globo, CNN Rádio/Rede Transamérica, UOL, Nova Brasil e o Antagonista.
Tenho experiência de mais de 20 anos em áudio com passagens pelas rádios Jovem Pan, CBN e Rádio Globo.

A gestão do relacionamento com a audiência como chave para o sucesso do rádio atual

Desde sua origem, o rádio busca entregar conteúdo relevante para sua audiência. Durante grande parte deste centenário no Brasil, a interação com os ouvintes era essencialmente one-way. Por ser um meio de massa, a programação buscava atender o máximo de ouvintes e o feedback com pesquisas ganhou força a partir da década de 40. No contexto publicitário, o rádio dividia com poucos players a audiência e a verba total de mídia.

Nos últimos 15 anos, mudanças significativas na tecnologia transformaram o comportamento e expectativas das pessoas, aumentando seu poder de escolha e a maneira como consomem, interagem e engajam com conteúdo e publicidade. Alguns dos fatores que mais contribuíram: a chegada dos smartphones; a ampliação do acesso à internet; o surgimento dos serviços de streaming e o boom das redes sociais.

A grande oferta de opções e a facilidade de acesso sob demanda trouxe a necessidade de enxergar novos formatos para conectar ouvintes à programação e às marcas.

Ao mesmo tempo, a evolução da tecnologia e do marketing trouxeram novas métricas para análise de ROI, o que tornou mais complexa a negociação de contratos e a comprovação dos resultados.

Gigantes como Netflix, Amazon, Meta e Google tem investido em conhecer profundamente seus clientes para entregar mais resultado. O radiodifusor precisa acompanhar.

Ações, ferramentas e opções para qualificar a audiência e transformar os demais meios em aliados são o foco dessa palestra.

Palestrante: Carolina Sasse - Sócia e Diretora de Marketing & Vendas - Cadena

Carolina Sasse é formada em Administração de Empresas e é atualmente Diretora de Marketing e Vendas da Cadena, empresa há mais de 20 anos fornecendo soluções em software para gerenciamento, automação e inteligência de audiência para emissoras de rádio.
Desde 2007, tem estado em contato com milhares de profissionais do rádio em todo o Brasil para conhecer mais sobre suas rotinas, desafios diários e como ajudá-los a simplificar processos, aumentar o engajamento dos ouvintes e vendas da rádio e dos seus anunciantes, com ferramentas e conteúdo. Acredita no poder do rádio de conectar pessoas e marcas.
Atuou por 10 anos nas áreas de Qualidade e Sucesso de Clientes no Brasil e América Latina liderando equipes e projetos.
Já palestrou nos principais eventos do meio, como SET EXPO 2018, Congressos ACAERT 2018/2022, Seminários e Encontros Regionais SERT/SC 2016-2022, AESP Talks, Encontros e Livesda AMIRT e AESP, Fala Norte e Nordeste.
Além de colunista convidada do TudoRadio.com, disponibiliza periodicamente conteúdos e lives com assuntos e profissionais referência no blog e YouTube da Cadena.
Participa regularmente de eventos de Rádio e Marketing como NAB Show, RD Summit e outros.

Como a mídia programática coloca o meio Rádio em sintonia com o mercado anunciante

Palestrante: Thiago Fernandes - fundador da Nextdial

Thiago Fernandes, fundador da Nextdial (@nextdialbr), startup de tecnologia que está descomplicando a vida de profissionais de rádio, agências e anunciantes. Foi Evangelista da Microsoft e tem graduação em Ciências da Computação, MBA em Engenharia de Software pelo ITA e especialização em Marketing pela ESPM.

11h | Sala 1

 

 

25 de Agosto de 2022

Rádio | Sala 1

Rádio 100+ A Mídia, o Ouvinte e o Negócio

Completando 100+ anos no Brasil, o rádio está em contínua transformação. Sua capacidade de adaptação e sua agilidade fazem com que seja sempre contemporâneo, incorporando novas tecnologias e novas propriedades. O rádio de hoje é um mix digital e ampliado do conteúdo de áudio. Se reinventando a cada dia, o rádio do futuro será uma versão melhor ainda que a atual.

Neste painel, discutiremos o cenário atual do conteúdo de áudio multiplataforma representado pelo rádio, podcasts e streaming. Discutiremos também o processo de transformação digital que se impõe como estratégia de mudança e que tem impactos no modelo de negócios, no relacionamento com clientes e no engajamento dos usuários (o ouvinte inserido em um contexto mais amplo).

Moderador: Eduardo Cappia, Conselheiro da SET e Diretor EMC

JOSE EDUARDO MARTI CAPPIA – Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Especialista em sistemas irradiantes FM, mensuração e cobertura.
Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991
EMC – empresa distinguida para implantação de testes do Rádio Digital na UFMG – Belo Horizonte, em parceria com o Ministério das Comunicações. Responsável Técnico por testes de HD Radio em Cordeirópolis – SP e DRM em Belo Horizonte, com foco nas estações de baixa potência. Avaliação e defesa de tese junto ao IBiquity nos EUA, sobre convivência de emissoras digitais em primeiros canais adjacentes FM.
Implantação em 2014 da estação de testes, cientifica e experimental em eFM – 84,7 MHz – Jovem Pan – São Paulo com o apoio da AESP- ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RADIO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO, onde atua como líder do Comitê Técnico desde 2011 tendo sido renovado em sua atuação até 2023.
Diretoria / Conselho SET – SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO – desde 2011.
Autor artigos em colunas e sites de divulgação do setor e de trabalhos temáticos sobre eficiência espectral, com apoio de mensuração de diagramas de antenas irradiantes e seus ganhos efetivos.
Participação ativa em Grupos Regulatórios e Discussão de Normatização do Setor, com atuação no processo de Migração do Radio AM para o FM desde 2009, (MCTIC e Anatel (Mosaico)).

Co-Moderador: Marco Moretto - Diretor na Rádio HOT107 FM e Membro do Conselho de Administração da AESP

Marco Moretto, iniciou suas atividades no rádio em 2006, ainda quando criança, com 12 anos de idade. Integrado ao meio, se profissionalizou e especializou-se em administração voltada a veículos de comunicação. É um dos administradores mais jovens do rádio brasileiro. Graduou-se no Centro Universitário de Bauru (Instituição Toledo de Ensino) e especializou-se na FGV EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), com vasta experiência em congressos e feiras nacionais e internacionais. É Diretor da Rádio HOT107 FM e Membro do Conselho de Administração da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo).

Hábitos de consumo de mídia dos ouvintes no universo digital

Palestrante: Giovana Alcantara - Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media

Giovana Alcantara é Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media e lidera os times de atendimento nas filiais da empresa em todo o país. A executiva é formada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing. Giovana Alcantara atua há mais de duas décadas no mercado publicitário brasileiro, com passagem por posições estratégicas em agências e veículos, nas áreas de planejamento e pesquisa.

 

 

A transformação digital do rádio – novos paradigmas, modelos de negócios, relacionamento com clientes e engajamento da audiência

Os hábitos mudam cada vez mais rápido. O concorrente de uma emissora de rádio não é mais apenas outra emissora de rádio. O mundo digital e a diversidade crescente de meios de comunicação tornam cada vez mais complexo o desafio de conquistar e, principalmente, manter a atenção. Ao mesmo tempo, produzir e distribuir em múltiplas plataformas traz novas oportunidades de monetização dos conteúdos e de relação com o público. Não existe um modelo certo, mas não testar novos modelos é um erro.

Palestrante: Allen Chahad - Head de Parcerias Estratégicas - Vibra Digital (Grupo Bandeirantes)

Head de Parcerias Estratégicas da Vibra, empresa spin-off de Tecnologia e estrategista digital do Grupo Bandeirantes. Jornalista de formação, tem 20 anos de experiência no mercado, sempre conectado à missão de promover transformação digital. Foi repórter, editor, coordenador e gerente de conteúdo do Terra Networks. Na rádio Jovem Pan foi diretor de conteúdo das plataformas digitais. E, no Grupo Bandeirantes, passou pelos cargos de coordenador de integração e chefe de redação do Jornalismo TV antes de participar da criação da Vibra. Em 2022 coordenadou o Projeto de Colaboração da ABERT com Meta e ICFJ no programa “Acelerando a Transformação Digital” para emissoras de Rádio e TV de todo o Brasil.

Podcasts no Brasil e Mundo  

Palestrante: Rodrigo Tigre - Country Manager - Entravision Cisneros Interactive

Rodrigo Tigre desenvolve projetos na Internet desde 1997. Tem também participado na criação e desenvolvimento de várias start-ups. Rodrigo é sócio da RedMas / Audio.ad, primeira empresa de soluções de áudio advertising digital na América Latina. Com sede na Argentina e estabelecida em São Paulo em 2016 possui localmente mais de trinta clientes, incluindo Nissan, Outback e Losango. Além do Brasil, a RedMas / Audio.ad tem escritórios em mais de 15 países da América Latina e nos EUA e conta com mais de 200 colaboradores. Desde 2011 faz parte do Grupo Cisneros, um dos maiores grupos privados de mídia, entretenimento, telecomunicações e produtos destinados às comunicações de massa no mundo.

11h | Sala 2

 

 

25 de Agosto de 2022

Segurança | Sala 2

Pirataria – Conquistas e novos desafios

Em um contexto de digitalização acelerada, crise econômica e pós pandemia, faremos um balanço do combate à pirataria nos últimos anos e discutiremos as diretrizes para atuarmos daqui em diante, abordando o tema pelo ângulo da tecnologia, indústria, poder público e jurídico.

Moderador: André Felipe Teixeira Gerente de Segurança de Conteúdo - Globo

Pirataria Audiovisual: Como restringir as Transmissões ilegais pela Internet?

A pirataria audiovisual evoluiu. Novas técnicas e operações modernas espalhadas pela internet têm desafiado a indústria legal e as autoridades públicas nacionais. Milhares de ofertas piratas estão disponíveis na internet e são a preferência de milhões de brasileiros, que não sabem dos riscos cibernéticos que estão assumindo. O problema é grave e precisa ser equacionado. Como, então, restringir as transmissões piratas pela internet no Brasil? Ações coordenadas, público-privada, uso de tecnologia e bloqueios na infraestrutura de telecomunicações. Esses são alguns dos ingredientes.

Palestrante: Jonas Antunes - Diretor - ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura

Jonas Antunes Couto é economista e advogado, doutor em Direito Econômico pela USP. Diretor da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), hoje ele é membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça e coordena os esforços da indústria na prevenção e combate à pirataria audiovisual.

Palestrante: Eduardo Luiz Perfeito Carneiro - Coordenador de Combate à Pirataria - Ancine

Bacharel em Direito. Especialista em Propriedade Intelectual pela PUC-Rio. Coordenador de Combate à Pirataria da ANCINE. Membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça. Membro do Conselho Estadual de Combate à Pirataria de Santa Catarina. Consultor da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/SP. Membro do Conselho de Combate ao Mercado Ilegal da Fecomércio/RJ.

 

 

 

Vídeo: evolução da tecnologia e a pirataria

Palestrante: Danilo de Almeida - Diretor técnico de engenharia de soluções - Synamedia

Diretor técnico de engenharia de soluções na Synamedia, graduado em Sistemas de Informação pela FIAP, com especialização em gestão de operações pela POLI-USP e Inovações/Transformação Digital pela FIAP. Atua há mais de 20 anos no mercado de tecnologia e há 11 anos no mercado de TV digital. Palestra sobre tecnologia, ad-tech, broadcast & streaming e combate a pirataria no mercado audiovisual. Guitarrista e churrasqueiro ocasional.

Account Sharing e a pirataria de assinaturas

Palestrante: Felipe Senna - Diretor da Ltahub , Sócio do CQS | FV Advogados

Felipe Senna é advogado, LL.M em Direito dos Estados Unidos pela Temple University Japan Campus e Pós-Graduado em Direito da Empresa pela FGV. É Sócio do CQSFV Advogados e Diretor de Políticas Públicas e Relações com a Indústria da LTAHub. Especialista em Propriedade Intelectual, Crimes Cibernéticos, Antipirataria e Proteção de Conteúdo, tendo atuado como Associado do Azevedo Sette Advogados, Head Antipirataria da SKY Brasil e Diretor de Antipirataria da FOX Networks Group Latin America. Faz parte do conselho de associações privadas e iniciativas públicas de combate à pirataria e proteção de conteúdo. 

11h | Sala 3

 

 

25 de Agosto de 2022

Inovação | Sala 3

Liderança & Inovação

Moderador: Daniel Monteiro - Head de Desenvolvimento de Produto & Tecnologia - Globoplay

Formado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ e apaixonado por novas tecnologias, entrou na Globo como estagiário em 1998, trabalhando por 20 anos em áreas de pesquisa e desenvolvimento e inovação. Desde o início de 2021 está a frente do desenvolvimento de produto e tecnologia do Globoplay, liderando os times que criam e desenvolvem os aplicativos do Globoplay para todas as plataf

Palestrante: Pablo Canano - COCEO fundador de Driven.cx

COCEO fundador de Driven.cx, empresa especializada em experiência do consumidor e jornada de compra.
Pós em Marketing Digital – ESPM
Pablo tem Pós em User experience – Centered Design.
Foi fundador da primeira agência especializada em UX para e-commerce a Profite.Seleccionado por e-commerce Brasil entre os melhores profissionais do Brasil em UX.Professor de Estácio de Sá, Instituto Infnet e Impacta. Tem 10 premios nacionais e internacionais em experiencia de compra.

Palestrante: Fernando Bittencourt - Ex-presidente da SET

Engenheiro eletrônico, é fundador da FB Consultoria e ex-diretor geral de Engenharia da Rede Globo. Faz parte do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD e é membro das entidades internacionais: IEEE, IBC e SMPTE. Em 1994, tornou-se o coordenador do grupo criado pela SET e pela ABERT que estudou e implantou a TV digital no Brasil. Foi conselheiro titular do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. É reconhecido mundialmente como engenheiro de notório saber na área de comunicações.

Palestrante: Carlos Henrique Moreira - Diretor de Ecossistema e Parcerias Internacionais - Grupo Globo

Co-fundou e desenvolveu o Esporte Interativo, a primeira rede nacional de televisão e plataforma multimídia do Brasil totalmente dedicada a esportes ao vivo com um formato envolvente inédito, adquirido pela WarnerMedia. Exerceu cargos de liderança na Nike e no Twitter. Agora está liderando inovação e CorpDev como Diretor Sênior de Ecossistemas Internacionais e Parcerias no Grupo Globo com sede no Vale do Silício.
Investidor em JWS, Galy, Strofe, Jiffy.ai, FeverUp, Republic (via Tribe Capital), Conta Simples, Hamama, IDWall, GamersClub (saída para Immortals Team), Peer5 (saída para Microsoft) e EasyCarros. LP operacional na Canary, Parceiro e consultor de empreendimentos na Mindset Ventures, Fundador e Diretor da Reaction Global e investidor na Tau Ventures.
Mentor na Endeavour e Supernode, consultor no Stanford Seed Program e membro do Stanford Angels and Entrepreneurs. Pai de 3. Desportista e amante do oceano.

Palestrante: Thiago Taranto - CEO e sócio-fundador da Mobi2buy

Empreendedor desde os 17 anos quando lançou o portal de segurança hacker.com.br, aficionado por tecnologia e como ela pode proporcionar inovação nos negócios. Hoje em sua quarta startup, atua como CEO e sócio-fundador da Mobi2buy, empresa de tecnologia com mais de 8 anos de atuação no mercado atendendo clientes como Oi, Claro, TIM, Havaianas, Estácio, entre outros. ​

12h45 - 13h45 | Sala 3

 

 

25 de Agosto de 2022

| Sala 3

SET Express | TV digital

Moderador: Alberto Botelho - Engenheiro de Projetos de Radiodifusão - LM Telecom

É doutorando em engenharia elétrica (Mackenzie). Possui graduação em Engenharia Elétrica (UNIP), especialização em Engenharia de Sistemas de Televisão Digital (Inatel) e Engenharia de Redes de Telecomunicações (Inatel), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e Mestrado em Engenharia Elétrica (Mackenzie). Trabalhou na Rede TV! e atualmente trabalha na LM Telecom como engenheiro de projetos de radiodifusão desde 2002.

Rede Amazônica: A experiência da Implementação do Áudio MPEG-H no canal Amazon Sat

O Grupo Rede Amazônica é a primeira emissora da América Latina a oferecer o Áudio MPEG-H, 24 horas por dia, 7 dias por semana, no canal Amazon Sat, usando o padrão ISDB-Tb.

O Áudio MPEG-H foi incluído na TV 2.5, principalmente, devido à sua capacidade de oferecer som imersivo e, ainda mais importante, suas opções avançadas de personalização e acessibilidade, recursos que nenhum outro sistema de áudio disponibiliza atualmente.

Como o sistema de áudio MPEG-H foi projetado para funcionar nos canais de áudio do padrão HD-SDI, ou sobre IP, as estações podem começar a implementar os recursos do MPEG-H como quiserem, sem alterar sua planta interna ou procedimentos operacionais.

Você será apresentado a um exemplo prático de como o MPEG-H é integrado hoje às instalações profissionais de produção e distribuição.

Palestrante: Gabriel Thomazini - Consultor de Áudio - Fraunhofer IIS

Gabriel Thomazini started his career as a recording engineer and went to different studios, working with artists from different genres. In the early 2000s he began designing audio systems and creating immersive content for planetariums. At the same time, he worked as an audio engineer in TV stations and since then he became increasingly involved in AV applications. He carried out projects in IP-based OB vans, studios, and control rooms, as well as the development of remote workflows and mixing for 3D audio formats. He collaborated on extended reality initiatives, developing audio solutions for VR and AR applications. After more than 20 years in the broadcast area he joined the Fraunhofer IIS Institute in 2021, where he acts as an audio consultant for the development of the MPEG-H audio ecosystem in Brazil.

Transmissões de TV em HDR com metadados dinâmicos

O SBTVD inclui soluções HDR com metadados dinâmicos em suas especificações da TV2.5 e TV3.0. Nesta apresentação iremos abordar o HDR usando metadados dinâmicos. Começamos a apresentar brevemente o que é o HDR e suas vantagens para transmissões de televisão em comparação com as transmissões SDR padrão. Posteriormente, explicaremos os benefícios do uso de metadados dinâmicos para transmissões HDR e como eles podem ser usados para obter imagens perfeitamente adaptadas às telas de TV pela conhecida técnica chamada “display adaptation”.
Além disso, mostraremos que um sistema HDR com metadados dinâmicos pode operar com diferentes camadas base, como SDR, HDR10 e HLG, e como tal, atender a diferentes tipos de requisitos técnicos e comerciais. Em seguida será apresentado como usar esses diferentes sistemas em uma cadeia de produção e o exemplo do teste do Rock in Rio 2019, onde o SL-HDR1 e o áudio MPEG-H foram implantados. O SL-HDR1 é a variante de camada base SDR, do sistema HDR de metadados dinâmicos “Advanced HDR by Technicolor”.
Continuaremos expondo as características técnicas e os parâmetros de desempenho de um sistema HDR. Usaremos o SL-HDR1 e 2, partes do “Advanced HDR by Technicolor”, que são especificados publicamente pelo ETSI, para discutir as características técnicas. Os parâmetros típicos de desempenho, verificados durante os testes de sistemas HDR, também serão levados em consideração. Concluiremos com alguns resultados típicos de alto nível.

Palestrante: José Filipe Ferraz Valente - Engenheiro de Padronização de Vídeo - Philips

José Filipe Ferraz Valente é Bacharel em Engenharia Eletrônica.
Atua na área de Broadcast há mais de trinta anos em diferentes funções. Atualmente trabalha como Engenheiro de Padronização de Vídeo para a Philips e como tal, é envolvido nos novos padrões da TV2.5 e TV3.0 no Brasil pelo fórum SBTVD. Anteriormente, na Globo | Globosat atuou na implantação e projetos de sistemas de TV e participou da elaboração e execução de grandes eventos como Olimpíadas, Copas do Mundo e shows musicais, como o Rock in Rio. Durante este período, Filipe atuou também como coordenador na área de produção de eventos ao vivo. Além disso, trabalhou na Seal B&C – Convergint, empresa integradora de sistemas de broadcast e conteúdo, como Engenheiro de Sistemas e na Oi, empresa de Telecom, como Consultor Especialista na área de vídeo.

A norma MPEG V3C ( V-PPC, MIV) para video imersivo

A norma Visual Volumetric Video-based Coding (V3C) define um mecanismo genérico de codificação de vídeo volumétrico utilizados em videos imersivos XR.

O Moving Picture Experts Group (MPEG) especificou duas aplicações que utilizam o V3C: Video-based Point Cloud Compression (V-PCC) – ISO/IEC 23090-5, e MPEG Immersive Video (MIV) – ISO/IEC 23090-12. O V-PCC e o MIV foram adotados no final de 2021 para a TV3.0 de modo satisfazer os requisitos XR do Fórum SBTVD.

Esta apresentação fornece uma visão geral dos conceitos genéricos das tecnologias V-PCC e MIV.

A apresentação está relacionada com demonstrações, que apresentamos no nosso stand comum com a Philips e  Fraunhofer na feira de exposições  do SET Expo 2022.

Palestrante: Celine Guede - Arquiteta em Pesquisa e Inovação - InterDigital

Celine Guede formou-se em engenharia em 1998 pela Polytech Orleans School, França. No ano seguinte, ingressou na Technicolor como engenheira de P&D, onde primeiro se especializou em desenvolvimento de softwares de tempo real e, em 2013, ingressou nas atividades de Sistemas Avançados de Televisão, onde dedicou seu conhecimento às contribuições para os padrões de transmissão de televisão ATSC 3.0.
No final de 2016, Celine uniu-se ao projeto de Compressão de Nuvem de Pontos e fez contribuições para o emergente padrão MPEG de Compressão de Nuvem de Pontos chamado V-PCC (Video-Based Point Cloud Compression).
Em 2019, mudou-se para a InterDigital como arquiteta, onde contribuiu para finalizar o padrão MPEG V-PCC. Desde 2022, o seu trabalho é dedicado à transmissão de vídeo volumétrico e está fortemente envolvida na divulgação de V-PCC e MIV (MPEG Immersive Video) desenvolvendo um codec em tempo real para essas tecnologias e preparando contribuições para esse padrão.

14h | Sala 1

 

 

25 de Agosto de 2022

Rádio | Sala 1

A palestra mais FRUSTRANTE da SET Expo 2022

“Melhor aproveitar os conteúdos das salas 2 e 3, que irão ocorrer também no mesmo horário, para não perder o seu precioso tempo. Não tem nada de interessante de tecnologia por aqui.”

Robson Ferri, Criatividade com RF, promete não ter nada de atrativo em sua palestra.
Em uma hora e meia do tempo destinado à apresentação, logo após o almoço, não conseguiu sensibilizar convidados… então irá fazer um “stand up alone”. Boa sorte aos que se aventurarem a entrar na sala 1, às 14 horas.

Apresentador: Robson Ferri - Diretor | RF Conteúdo Play

24 anos de experiência na área de comunicação.
Passagem pelas rádios Metropolitana FM 98.5 São Paulo, Rede Transamérica, Rádio Mix FM 106.3 São Paulo.
Voz padrão de mais de 25 emissoras de rádio pelo Brasil, mais 2 no exterior.
Atualmente é uma das vozes responsáveis pela criação de peças institucionais e promocionais da TV Globo Rio de Janeiro e para o sistema Globo de Rádio.
Fundador e diretor executivo da RF, agência de conteúdo digital com atendimento para diversos segmentos que buscam conteúdo estratégico para fortalecimento de marca na comunicação em plataformas digitais.
A frente de uma equipe com mais de 40 colaboradores, com estrutura dedicada localizada em São Paulo – SP,  oferece um leque amplo de soluções em criação e produção e distribuição de conteúdo.

14h | Sala 2

 

 

25 de Agosto de 2022

Acadêmico | Sala 2

Acadêmico Call for Papers – Sessão 1

Este painel apresentará um conjunto de trabalhos científicos que foram submetidos ao Call for Papers promovido anualmente pela SET.
Os trabalhos selecionados serão publicados no SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE) um periódico científico internacional cujo objetivo é a difusão de conhecimento sobre engenharia de comunicações, especialmente das áreas de broadcast e novas mídias.

Moderador: Rangel Arthur - Professor da Escola de Tecnologia da Universidade de Campinas, Brasil

Rangel Arthur é professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Ele recebeu o diploma de Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de São Paulo, Brasil em 1999, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica em 2002 e 2007, respectivamente, pela Universidade de Campinas, Brasil. Seu interesse atual de pesquisa inclui sistemas de telecomunicações, processamento de imagens e inteligência artificial. Durante os anos de 2011 a 2014 foi Coordenador e Coordenador Associado dos Cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e de Engenharia de Telecomunicações da FT, que foi criado em sua gestão. De 2015 a 2016 foi Diretor Associado da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp. Desde 2016 é Assessor da Agência de Inovação (Inova) da Unicamp. É membro da Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira-SP, da Incubadora de Empresas da Unicamp e do Conselho Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Campinas-SP.

Publicidade do Meio Rádio e Métricas de Audiência

As emissoras de rádio brasileiras são altamente regulamentadas, e por conta de regras e processos específicos, a burocracia se tornou uma barreira para que, em especial para as emissoras de fora das grandes cidades, participassem de campanhas publicitárias nacionais ou estaduais. Soma-se a isso a competição com grandes players da internet, com pouca ou nenhuma regulação, em busca dos mesmos recursos disponíveis para as campanhas publicitárias. Nesse ecossistema, a exigência de métricas de audiência e relatórios de comprovação de veiculações é uma realidade que precisa ser tratada com precisão e seriedade, de forma a garantir o bom uso das verbas públicas e o bom desempenho das campanhas. O caminho que o rádio necessita percorrer é o da celeridade na geração de tais relatórios, se equiparando às grandes empresas de tecnologia, o que o colocará em posição de destaque, considerando sua capilaridade e grande proximidade com o público. Isto posto, este artigo pretende demonstrar através de um relato temporal, como através da identificação de uma oportunidade no setor de radiodifusão, foi possível através da utilização do streaming unido a uma solução de mídia programática, desenvolver um sistema que dá autonomia para o anunciante colocar um pedido de inserção comercial direto no sistema de operações comerciais da emissora. A veiculação ocorre de forma automática, e em seguida integra os dados de pesquisa de audiência, faz a contabilização e a entrega automática da comprovação e do relatório de performance. Uma solução que torna o meio mais eficiente e viabiliza a veiculação de campanhas nacionais e estaduais em todas as emissoras do estado ou do país. Com esse modelo inédito, Nextdial e AERP, a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Paraná, fomentam negócios e movimentam a economia, reforçando os principais atributos das emissoras: criatividade e credibilidade. Finalmente, após validação do modelo e apresentação do mesmo ao Núcleo de Mídia da Secom, do governo federal, alcançamos como resultado a criação de uma nova categoria no MidiaCad, sistema que integra todos os fornecedores de mídia para o Governo Federal, categoria esta que foi nominada de Rede de rádios Aerp Nextdial.

Palestrante: Ticiane Pfeiffer Bronze - Superintendente - Aerp - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, Pós-graduada em Marketing na FAE Business School, Pós-graduada em Docênica de Nível Superior, Mestre em Administração de empresas em Estratégia e Análise Organizacional na Universidade Federal do Paraná. 

Comparação do Desempenho da Camada Física entre Transmissão ATSC 3.0 e 5G

Este artigo compara o desempenho da camada física do ATSC 3.0 e 5G-Broadcast no fornecimento de serviços de transmissão móvel. As diferenças de camada física entre ATSC 3.0 e 5G-Broadcast são discutidas em termos de eficiência de transmissão, overheads e desempenho de BICM em ambientes móveis. As simulações de computador mostram que o ATSC 3.0 pode fornecer desempenho de camada física mais robusto e aprimorado do que a transmissão 5G em ambientes móveis.

Palestrante: Sung-Ik Park - Pesquisador Principal e Líder de Projeto - ETRI (Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações) - Coréia do Sul

Dr. Sung-Ik Park (IEEE Fellow) ingressou no Broadcasting System Research Group of Electronics and Telecommunication Research Institute (ETRI) em 2002, e é responsável pela padronização de transmissão terrestre, implementações de HW/SW e testes de laboratório/campo. Dr. Park é pesquisador principal e lidera vários projetos de pesquisa em radiodifusão. Dr. Park tem mais de 300 periódicos revisados por pares e publicações de conferências e vários prêmios de melhor artigo e contribuição por seu trabalho em tecnologias de transmissão. Dr. Park atualmente atua como editor associado do IEEE Transactions on Broadcasting e do ETRI Journal, e um palestrante distinto na IEEE Broadcasting Technology Society.

Avanços na compressão de vídeo: um vislumbre da tão esperada disrupção?

O consumo de vídeo na internet está aumentando em ritmo constante, juntamente com o aumento da qualidade do vídeo. Como resposta à crescente demanda por vídeo de alta qualidade, a tecnologia de compressão melhora constantemente. A cada década, um novo padrão principal de compressão de vídeo é lançado, proporcionando uma diminuição da taxa de bits por um fator de dois. Curiosamente, a tecnologia não muda radicalmente entre as gerações de codecs. Em vez disso, os mesmos princípios e ideias do esquema de codificação de vídeo híbrido baseado em bloco são reutilizados e levados adiante. Ao longo da história da compressão de vídeo, houve várias tentativas de sair desse modelo, mas nenhuma conseguiu ser competitiva. Seguindo a última geração de codecs, VVC, a comunidade de pesquisa começou a se concentrar em estratégias baseadas em deep learning. Poderia ser o novo concorrente para a abordagem híbrida clássica? Esta apresentação analisa os benefícios e limitações dos métodos de compressão de vídeo baseados em deep learning e investiga aspectos práticos como controle de taxa, delay, consumo de memória e consumo de energia. A estratégia de compressão de vídeo de ponta a ponta sobreposta baseada em patch é proposta para superar as limitações de consumo de memória.

Dr. Mickaël Raulet - CTO na ATEME

Dr. Mickaël Raulet é CTO da ATEME, onde conduz pesquisa e inovação com vários projetos colaborativos de P&D. Ele representa a ATEME em diversos órgãos de padronização: ATSC, DVB, 3GPP, ISO/IEC, ITU, MPEG, DASH-IF, CMAF-IF, SVA e UHD Forum. Ele é o autor de inúmeras patentes e mais de 100 artigos científicos em conferências e revistas. Em 2006 ele recebeu seu Ph.D. do INSA em eletrônica e processamento de sinais, em colaboração com a Mitsubishi Electric ITE (Rennes, França).

Contribuições para TV 3.0 usando ferramentas de referência 5G-MAG

A evolução do evolved Multimedia Broadcast Multicast Service (eMBMS) para Further evolved Multimedia Broadcast Multicast Service (FeMBMS) na Release 14 do 3GPP permitiu a transmissão de radiodifusão num formato 100% dedicado aos dispositivos dos usuários. Como resultado, o padrão 5G para redes móveis expandiu-se e começou a ser cotado no setor da radiodifusão como 5G Broadcast. Este padrão é um dos candidatos para integrar a arquitetura da TV 3.0 no Brasil, sendo responsável pela camada física. Para isso ser possível, esta tecnologia tem de satisfazer alguns requisitos, tais como a relação portadora ruído negativa, antenas MIMO e channel bonding. A fim de complementar os testes realizados pelo Fórum SBTVD, este documento visa avaliar e discutir o SNR e os testes de nível mínimo de sinal utilizando um receptor Open-Source chamado 5G-MAG que é gerido por um grupo de mesmo nome. Os testes foram realizados utilizando um Universal Software Peripheral Radio (USRP) Software Defined Radio (SDR) reproduzindo um arquivo I/Q com dados de Transmissão 5G com larguras de banda de 3, 5, 6, 7 e 8MHz para transmitir o sinal via GNU Radio e outro USRP SDR como receptor, tendo como interface o 5G-MAG.

Palestrante: Wesley Henrique Silva de Souza - Mestrando e Engenheiro Eletricista - Universidade Presbiteriana Mackenzie

É mestrando em Engenharia Elétrica com área de pesquisa em Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, Eletrônica e Automação pela mesma instituição (2020) e habilitação profissional técnica em Eletroeletrônica pelo Instituto Técnico de Barueri (ITB) desde 2014.

Disponibilidade de espectro para a implantação da TV 3.0

Este artigo contém estudos sobre a disponibilidade de espectro atual e futuro das faixas de VHF e UHF para a implantação de sistemas de próxima geração de televisão digital terrestre, que estão sendo avaliados pelo “Projeto TV 3.0”, coordenado pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. Foram realizadas simulações de cobertura de todas as estações em operação, em diferentes cenários, para estimar a disponibilidade de espectro no território brasileiro. Os resultados indicam que abordagens híbridas devem ser implementadas para que novos sistemas de televisão sejam implementados com sucesso.

Palestrante: Thiago Aguiar Soares - Coordenador-Geral de Inovação, Regulamentação e Sistemas - Secretaria de Radiodifusão, Ministério das Comunicações

Thiago Aguar Soares é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Regulação de Telecomunicações pelo Instituto Nacional e Telecomunicações (Inatel) e mestrando em Engenharia Elétrica pela UnB. Trabalhou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por 12 anos, coordenando projetos em televisão digital, rádio digital, gerenciamento de espectro, regulamentação técnica de serviços de radiodifusão, implementação de sistemas de TI, dentre outros. Desde 2020 é Coordenador-Geral de Inovação, Regulamentação e Sistemas na Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações. Thiago é vice-presidente da Comissão de Estudos 6 (Radiodifusão) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

IMPLEMENTAÇÃO DE REDE NEURAL CONVOLUCIONAL EM FPGA PARA RECONHECIMENTO DE IMAGEM

Redes neurais, do inglês Neural Networks (NNs) vem sendo estudadas e aprimoradas de modo
que cada vez mais máquinas simulam a capacidade de realizar tarefas complexas feitas somente por
seres vivos inteligentes, a visão para reconhecimento e interpretação do ambiente é uma das tarefas
que vem sendo estudada a fim de ser implementada de modo eficiente em novas tecnologias para
utilização em veículos autônomos para a conveniência de motoristas, redução de acidentes e até
mesmo entregas de produtos de forma autônoma, para a tarefa complexa de reconhecimento de
interpretação de imagens têm sido desenvolvidas e utilizadas redes neurais convolucionais, inspiradas
na maneira como os seres vivos enxergam. Os arranjos de portas lógicas programáveis em campo, do
inglês Field Programmable Gate-Arrays (FPGAs) vem evoluindo e adquirindo cada vez mais poder e
velocidade de processamento em paralelo o que os torna perfeitos candidatos a implementação de
NN de modo eficiente, com capacidade de processamento superior e tempo de resposta baixo
comparado com as alternativas. O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho e a viabilidade da
implementação em FPGA de uma NN classificadora de imagens.
Palestrante: Fadi Jerji - candidato a PhD e Pesquisador de Pós-graduação - Universidade Presbiteriana Mackenzie

FADI JERJI Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia de Computadores e Automação (2010) e mestrado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019).
Professor no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019-2021) .
Atualmente é cursado do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Atua como pesquisador no Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Desde 2017).

14h | Sala 3

 

 

25 de Agosto de 2022

Inovação | Sala 3

Tecnologias aplicada em Conteúdo. Como se preparar para o Conteúdo do Futuro

Em um período de tanta evolução tecnológica, o que podemos esperar do futuro do entretenimento e do conteúdo, como consumir, como interagir, como criar ?

No painel, Especialistas discutirão o futuro  do audio, vídeo e mesmo do consumo de conteúdo com uma abordagem em tecnologias emergentes e casos de usos reais já aplicados, como a síntese de imagem e áudio, a integração de novos processos de computação para a geração de conteúdo, e como devemos nos preparar esse momento.

 

Moderador: Pablo Bioni - Lider de Pesquisa e Desenvolvimento em Novas Tecnologias e Futuro do Conteúdo - Globo  

Com mais de 18 anos de experiência em VFX, Pablo é engenheiro da computação com
mestrado em processamento de imagens pela PUC-RJ. Seu foco principal são as previsões de inovação e desenho de roadmap de tecnologia. Pablo liderou laboratórios acadêmicos de P&D e trabalhou na Europa com Efeitos Visuais, tendo participação ativa como membro da ACM, SMPTE e VES e atualmente no Metaverse Standard Forum.

 

Palestrante: Luiz Kruszielski - Produtor de Áudio - Globo

Luiz Kruszielski é produtor de áudio na Rede Globo, sendo responsável pelo áudio de várias séries e novelas. Ele é possui o título de mestre e doutor pela Tokyo University of the Arts, no Japão, onde se especializou em psicoacústica aplicada ao audio-visual. Também tem se dedicado a pesquisa de audio espacial e inteligencia artificial aplicada na sintese de voz.

Sandro Di Segni - Supervisor de animação e VFX                

Trabalhando no mercado de animação e VFX há mais de 20 anos Sandro já participou de grandes nomes no mundo da Animação como Star Wars: Clone Wars e do Cinema em Harry Potter, Homem de Aço, Jurassic Park e mais atualmente na série Miss Marvel e no filme Shazam 2 ainda a estrear. 

Além de especialista em efeitos também fez sua própria startup e empreendeu durante um tempo e atuou como Supervisor de efeitos em vários filmes nacionais como o recém estreado Pluft, o Fantasminha.

Flavio Mayerhofer - Head de Metaverso Meta4Chain, Director and founder Studio XR                

Formado em tecnologia, Cinema e Marketing, é pioneiro em tecnologias imersivas no Brasil. Flavio é co-fundador da XRBR associação brasileira de empresas e profissionais de realidade estendida. Também fundador da Studio XR, empresa especializada em realidade estendida com diversos projetos utilizando 5G no Brasil, tendo dirigido a primeira holografia e streaming VR com uso de 5G na America Latina. É co-fundador da 3DParade, plataforma de construção de metaversos em WEBXR, onde realizou a primeira feira em metaverso da America Latina, com cerca de 2000 mil acesso simultâneos. Também criou o Metaverso da Futurecom 2021 que aconteceu na plataforma 3DParade. Em seu portfólio de projetos realizados estão as seguintes empresas: Globo, Netflix, Samsung, HBO, TV Escola, Petrobras, Shell, Ericsson, Motorola, LG, Casa Bahia,  Mclaren, Claro, Serasa, Stone, XP Investimentos, L’Oréal, Accor Hotels, dentre outras.

 

16h | Sala 1

 

 

25 de Agosto de 2022

Acadêmico | Sala 1

TV aberta, Plataformas OTT e Hábitos de Consumo na Pós-pandemia

Com as mudanças nos hábitos de consumo televisivo ficou cada vez mais evidente a necessidade de os produtores de conteúdo e os radiodifusores compreenderem as reais adequações necessárias para que os produtos audiovisuais disponibilizados nas plataformas online sejam entregues aos usuários com altos índices de retenção/engajamento. O amadurecimento dos serviços multiplataforma evidenciou que a simples transposição de um conteúdo televisivo para as plataformas online não gera números satisfatórios e nem uma comunicação eficaz. O painel tem o objetivo de chamar a atenção dos participantes para este problema e de que forma as emissoras podem atacá-lo sem alterações drásticas em suas rotinas de trabalho.

 

Moderador: Fernando Moura - Editor da Revista da SET

Fernando Carlos Moura é Doutor em Ciências da Linguagem e Comunicação com especialidade em Comunicação e Cultura pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Editor-Chefe da Revista da SET desde 2013 e professor da Licenciatura em Produção Audiovisual na Universidade Nacional de Três de Febrero (UNTREF), Buenos Aires, Argentina. Pesquisador associado ao Observatório Brasileiro Televisão Digital (Obted).

Palestrante: Prof. Dr. Francisco Machado Filho - Professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Rádio e TV – Faculdades Espírito Santense (1999), mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2006) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2011). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e tecnologia, convergência, internet, TV digital e modelo de negócios. É Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Televisão e Televisualidades da Intercom e Diretor da TV UNESP

Palestrante: Profa. Dra. Deisy Feitosa - Coordenadora e professora do curso de Jornalismo da FAPCOM

Jornalista, radialista, mestre em Televisão Digital, doutora em Ciências da Comunicação, pós-doutora em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades e pós-doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais. Coordenadora e professora do curso de Jornalismo da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) e professora colaboradora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR-ECA/USP). Pesquisadora do LabArteMídia e cofundadora/cocoordenadora do Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica (Obted). Sócia da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET) e colaboradora da Revista da SET.

A importância da programação de TV linear na era dos serviços de streaming: estratégias e táticas na grade e nos programas diante das amplas possibilidades de consumo de vídeo.

Palestrante: Prof. Dr. Renato Tavares Junior - Radialista, jornalista e professor universitário

Autor do livro “Programação de TV: conceitos, estratégias, táticas e formatos”. Doutor em Comunicação Audiovisual, mestre em Interfaces Sociais da Comunicação. Bacharel em Rádio e TV. Coordenador e professor do curso de Rádio e TV do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Supervisor da Produtora Audiovisual e da Rádio Gazeta Online na Faculdade Cásper Líbero, onde leciona nos cursos de Jornalismo, Rádio, TV, Internet e Publicidade e Propaganda. Diretor do programa “Edição Extra” veiculado na TV Gazeta.

16h | Sala 2

 

 

25 de Agosto de 2022

Acadêmico | Sala 2

Acadêmico Call for Papers – Sessão 2

Este painel apresentará um conjunto de trabalhos científicos que foram submetidos ao Call for Papers promovido anualmente pela SET.
Os trabalhos selecionados serão publicados no SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE) um periódico científico internacional cujo objetivo é a difusão de conhecimento sobre engenharia de comunicações, especialmente das áreas de broadcast e novas mídias.

Moderador: Cristiano Akamine - Professor - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Cristiano Akamine recebeu o Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil, em 2011. É professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde é Coordenador do Laboratório de Pesquisa em TV Digital. É membro do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (FSBTVDT) e Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). Atua na padronização da radiodifusão ISDB-TB e possui diversas patentes, licenciamento de propriedade intelectual, inúmeros artigos publicados e possui uma bolsa científica brasileira de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele também atuou como revisor de vários periódicos e conferências e participou como editor convidado na edição especial de comunicações multiponto e ponto-a-multiponto em 5G da revista IEEE Communications e na edição especial em 5G para Broadband Multimedia Systems and Broadcasting do IEEE Transactions on Broadcasting. Atualmente, ele atua como editor associado do IEEE Transactions on Broadcasting.

ATSC 3.0 Testes do receptor de diversidade

Este artigo identifica o ganho prático dos receptores de diversidade ao apresentar os testes de campo de transmissão realizados na Coreia do Sul. Os resultados apresentados são principalmente sobre a recepção em veículos de serviços do ATSC 3.0 e foram obtidos em uma rede comercial em operação. Por meio da revisão técnica na primeira parte, destaca-se que a diversidade multi-antenas traz um ganho significativo de confiabilidade para a transmissão móvel de conteúdo HD. Este artigo também apresenta resultados de campo originais que verificam o ganho de diversidade na distribuição de serviços ultra-HD.

Sungjun Ahn - Pesquisador Sênior - ETRI (Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações)

Sungjun Ahn é atualmente Engenheiro de Pesquisa Sênior do Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações (ETRI), onde participa da Divisão de Pesquisa de Mídia desde 2017. Focada principalmente em transmissões de mídia, sua pesquisa abrange o design da camada física, implementação do sistema, experiências de campo de HW , e modelagem/análise teórica para transmissão digital e aplicações de sistemas sem fio. Ele é autor de mais de 50 publicações técnicas em periódicos revisados por pares e anais de conferências. Atualmente está envolvido em atividades de pesquisa sobre a cooperação inter/intra-rede de radiodifusão e 5G.

Uma proposta baseada em IoT para sistemas de telemetria e telecomando para TV 3.0

Com a próxima evolução dos sistemas de transmissão de televisão, de TV 2.0 para TV 3.0, os equipamentos utilizados para telemetria e telecomando terão que passar por uma atualização tecnológica para agregar maior eficiência e interação entre as redes de computadores e o mundo físico. A telemetria e o telecomando são amplamente utilizados na TV 2.0 por meio da tecnologia GPRS. A TV 3.0 precisará de um nível maior de interatividade para atender aos requisitos esperados de desempenho e recursos. Nesse contexto, o uso conjunto da Internet das Coisas e da TV 3.0 de forma inteligente e colaborativa é uma evolução natural dos atuais sistemas de Telemetria e Telecomando.

Alberto Botelho - Doutorando em Engenharia Elétrica (Mackenzie) | LM Telecom

É doutorando em engenharia elétrica (Mackenzie). Possui graduação em Engenharia Elétrica (UNIP), especialização em Engenharia de Sistemas de Televisão Digital (Inatel) e Engenharia de Redes de Telecomunicações (Inatel), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e Mestrado em Engenharia Elétrica (Mackenzie). Trabalhou na Rede TV! e atualmente trabalha na LM Telecom como engenheiro de projetos de radiodifusão desde 2002. 

Orquestração sensível ao público e à complexidade

Os serviços de codificação de vídeo são conhecidos por serem computacionalmente intensivos. Em um ambiente de software, é desejável ser capaz de se adaptar aos recursos computacionais disponíveis. Portanto, os codificadores de vídeo ao vivo modernos têm o recurso de “elasticidade”. Ou seja, sua complexidade algorítmica se adapta automaticamente ao número e recursos dos núcleos de CPU disponíveis. Em outras palavras, quanto mais CPU for alocada para um codificador de vídeo ao vivo, maior será o desempenho da codificação. Até recentemente, o recurso de elasticidade era usado como uma adaptação ad-hoc a condições de variação incontrolável. Neste artigo, são apresentados mecanismos que permitem assumir o controle do recurso computacional. Duas estratégias de otimização de recursos em tempo real são então propostas. O primeiro é baseado na complexidade do conteúdo de vídeo e gerencia os custos de head-end de vídeo, enquanto o segundo se relaciona às medições de audiência e visa a otimização do uso da largura de banda da rede.

Dr. Mickaël Raulet - CTO da ATEME

Dr. Mickaël Raulet é CTO da ATEME, onde conduz pesquisa e inovação com vários projetos colaborativos de P&D. Ele representa a ATEME em diversos órgãos de padronização: ATSC, DVB, 3GPP, ISO/IEC, ITU, MPEG, DASH-IF, CMAF-IF, SVA e UHD Forum. Ele é o autor de inúmeras patentes e mais de 100 artigos científicos em conferências e revistas. Em 2006 ele recebeu seu Ph.D. do INSA em eletrônica e processamento de sinais, em colaboração com a Mitsubishi Electric ITE (Rennes, França).

“Channel Bonding” e MIMO do sistema de transmissão ATSC 3.0

Este artigo apresenta as tecnologias de channel bonding e multiple-input multiple-output (MIMO) adotadas no Advanced Television Systems Committee (ATSC) 3.0, um padrão de televisão digital terrestre recentemente desenvolvido. A vinculação de canais e o MIMO visam aprimorar a capacidade do canal, para permitir a entrega de serviços de mídia avançada, como vídeo 8K de ultra-alta definição (UHD). Diversas pesquisas para avaliar as duas tecnologias por meio de simulação computacional intensiva, testes de laboratório e experimentos de campo também são apresentadas brevemente, além de um teste de laboratório recém-realizado de channel bonding.

Palestrante: Bo-mi Lim - Pesquisador Sênior - ETRI (Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações) Coréia

Bo-mi Lim recebeu o seu B.S. da Universidade de Ajou, Suwon, República da Coreia, em 2008, e o M.S. pelo Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia, Daejeon, República da Coréia, em 2010. Desde 2010, ela é membro da equipe de pesquisa da Divisão de Pesquisa de Mídia, Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Telecomunicações. Seus interesses de pesquisa são nas áreas de projeto de sistemas de comunicação sem fio e transmissão digital.

Implementação de um sistema reconfigurável para satélites de baixa órbita baseado no Simulink

As iniciativas de criação de constelações de satélites de baixa órbita têm pavimentado o desenvolvimento de sistemas de comunicação para eles. Tendo em vista que esses sistemas sejam robustos, a fim de prover conectividade ilimitada por todo o planeta, auxiliando a conectar os não conectados.

Dessa maneira, o artigo descreve uma implementação de um sistema reconfigurável para satélites de baixa órbita baseado no Simulink. A reconfigurabilidade é possível através da tecnologia do Rádio definido por software, a qual permite que algumas ou todas as funções da camada física sejam implementadas via software. Isso é uma grande vantagem para os satélites, visto que no espaço não é viável a troca do hardware. Assim, é possível modificar os parâmetros de comunicação por meio de uma estação rádio base, isto é, de maneira remota.

Logo, por meio da simulação no software Simulink, a reconfigurabilidade torna-se capaz na medida em que ele possibilita a alteração dos parâmetros dos blocos e dos próprios blocos. Nele, o sistema apresenta a cadeira receptora que recebe informações do subsistema denominado Command, ou seja, dados de comando vindos da ERB relacionados ao funcionamento adequado dos sistemas do satélite. Esses dados, modulados em BFSK (Binary Frequency-shift Keying) e em FM (Frequency Modulation), são demodulados. Em seguida, na cadeira transmissora, denominada Telemetry, é modulado em BPSK (Binary Phase-shift Keying) para o reenvio à ERB com informações relacionadas à saúde e status do satélite.

Palestrante: Marcos Roberto Martins de Souza - Estudante de Engenharia de Telecomunicações na Universidade Estadual de Campinas

Marcos Roberto Martins de Souza, estudante de Engenharia de Telecomunicações na Universidade Estadual de Campinas, apaixonado pelas áreas de processamento digital de sinais e comunicações sem-fio. Desenvolvedor do projeto financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento) com o título: Sistema de comunicação reconfigurável para satélites de baixa órbita baseado na tecnologia de Rádio Definido por Software.

Recepção Móvel na TV 3.0: um caso de estudo com a tecnologia Advanced ISDB-T

Este artigo apresenta os resultados de testes de recepção móvel em campo do Advanced ISDB-T no Rio de Janeiro, tomando como parâmetros os requisitos definidos na chamada de propostas para a TV 3.0. Esse cenário é particularmente desafiador, devido à topografia acidentada e à presença de grandes corpos d’água. Destaca-se que diferentemente dos testes no Japão, que buscavam uma alta taxa de transmissão, os testes realizados na cidade do Rio de Janeiro visam avaliar a robustez e o desempenho do sistema em diversas condições de recepção, validando assim critérios pré-estabelecidos.

Palestrante: Pedro Vladimir Gonzalez Castellanos - Professor - Universidade Federal Fluminense

O Professor Pedro possui graduação em Engenharia de Sistemas – Universidad Francisco de Paula Santander (2001), Diploma de graduação em Engenharia de Computação reconhecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 2010, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas, atuando principalmente no seguinte tema: Caracterização e Modelamento do Canal de propagação para sistemas de comunicação sem fio. Possui conhecimento em linguagens de programação C, C++ e ampla experiência em Matlab. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na pós-graduação. 

16h | Sala 3

 

 

25 de Agosto de 2022

Conectividade | Sala 3

Tecnologias de Nuvem

Moderador: Eduardo Lopes - Diretor de Tecnologia da Rede Amazônica

Eduardo Lopes é graduado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pelo Inatel. Possui especializações em Sistemas (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI), Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV), TV Digital e IPTV (Inatel), Administração de Empresas (Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG) e Estratégias Digitais para Empresas de Mídia (ISE Business School). Atualmente, exerce o cardo de diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na Região Norte.

Camera To Cloud: A maneira mais rápida, fácil e segura para obter vídeos de câmeras aos colaboradores, em qualquer lugar do mundo.

Primeiro havia filme, que tinha que ser revelado. Então veio a fita, que tinha que ser digitalizada. Depois havia arquivos em discos rígidos. Sem mencionar o transporte. Agora está na nuvem. Isso muda tudo.
Frame.io foca em colocar suas equipes mais próximas dos assets o mais rápido possível. Recentemente lançamos a tecnologia C2C Camera to Cloud para reduzir o tempo gasto para obter arquivos de áudio e vídeo dos sets de produção diretamente para as equipes de pós-produção, para que todos possam iniciar o workflow de trabalho colaborativo imediatamente, ninguém está esperando mais que os HDS sejam enviados.

Palestrante: Luis Bechtold - Gerente Estratégico - Adobe Sytems

Atualmente liderando Desenvolvimento Estratégico Adobe de Soluções Enterprise SaaS Adobe Creative Cloud com os Clientes Corporativos e Parceiros de Indústria para acelerar o crescimento de negócios e a inovação de produtos.
Líder com foco em clientes com mais de 20 anos de experiência na Indústria de Mídia Digital e Entretenimento.

A migração do broadcast para a Cloud e por que o FAST dominará os próximos 20 anos da TV

Saiba por que a Amagi acredita que todas as transmissões estão fadadas a migrar para a cloud e por que a Amagi acredita que os canais FAST dominarão o setor de transmissão nos próximos 20 anos.

  • Por que Cloud? Como as soluções cloud-native de última geração podem aumentar e substituir os uplinks e data centers on-remise tradicionais. Como a nuvem permite cargas de trabalho flexíveis, redundância integrada, novas receitas e agilidade nos negócios.
  • Por que FAST? Uma breve história da evolução do Free Ad-supported Streaming TV.. Por que os dispositivos de TV conectada conquistaram mais de 70% do mercado de TV gratuita e paga?

 

 

Palestrante: Paul Finster - VP, Global Business Development - Amagi

Paul Finster é um executivo de tecnologia com experiência e histórico em Solution Selling, Prestação de Serviços e Operações, Desenvolvimento de Produtos e Engenharia de Software em diversos setores, trabalhando agora ênfase no mercado de Mídia e Entretenimento. Na Amagi, ele é responsável pela Inovação em Streaming e Desenvolvimento de Negócios.

Planejando sua jornada de playout na nuvem híbrida

Vinicius discutirá a importância de criar uma estratégia sólida na hora de planejar sua jornada para a nuvem e em quais circunstâncias seria viável operar totalmente na nuvem ou quando não é!

Dito isso, entende-se que as emissoras podem não querer seu playout na nuvem ainda, então nesta breve apresentação Vinicius discutirá por que isso acontece. Ele também falará sobre os benefícios do playout em nuvem híbrida, o que as emissoras precisam considerar ao planejar suas estratégias de implementação desses fluxos de trabalho e a variedade de modelos de implantação de playout que surgiram à medida que o setor se diversifica ainda mais em diferentes ofertas de transmissão, como canais dinâmicos FAST ( serviços de streaming de TV gratuitos com suporte a anúncios).

Palestrante: Vinicius Val de Casas - Solution Architect / Project Manager - Pebble

Vinicius Val de Casas atua no setor de broadcast há mais de 20 anos com ampla experiência no suporte de soluções para redes integradas, sistemas de vídeo e dados.
Ocupou diversos cargos seniores em organizações renomadas e altamente respeitadas, como TV RECORD, BAND, SBT e ESPN Brasil, além de grandes integradores de sistemas. Sua experiência abrange funções de desenvolvimento de negócios e vendas, bem como em funções técnicas e operacionais. Nos últimos 5 anos, ele concentrou sua carreira nas áreas de automação de playout, fornecendo soluções de transmissão líderes nos mercados brasileiro e global.

O impacto das inovações em nuvem e streaming nas emissoras da América Latina

Grandes transformações estão acontecendo na indústria de vídeo LATAM, principalmente um aumento no consumo de streaming de vídeo e aceleração na adoção da nuvem. Durante esta apresentação, os participantes terão insights sobre o futuro da TV linear, bem como as oportunidades de crescimento relacionadas à entrega de OTT. Esta sessão falará sobre as tendências tecnológicas que impactam as emissoras e provedores de serviços de vídeo da América Latina, incluindo como o SaaS emergiu como um modelo de negócios popular. A sessão também detalhará estudos de caso recentes, destacando novos desenvolvimentos no playout; statmux; distribuição; transmissão de esportes ao vivo, incluindo inserção de anúncios dinâmicos e de latência ultrabaixa; qualidade de vídeo e outras inovações para permitir experiências de visualização excepcionais para monetização aprimorada.

Palestrante: Eliésio Silva Júnior - Diretor de Vendas Brasil - Video Solutions Harmonic

Eliésio Silva Júnior é diretor de vendas da Harmonic no Brasil para as soluções de vídeo da empresa. Ele gerencia as vendas diretas para contas-chave, além de planejar e executar a estratégia de crescimento da empresa no Brasil. Eliésio tem mais de 27 anos de experiência profissional em engenharia de televisão para grandes empresas multinacionais e nacionais, incluindo Globosat e TV Globo. Antes disso, Eliésio foi gerente LATAM e líder regional de vendas de vídeos da Tektronix. Eliésio é graduado em licenciatura em eletrônica pela FABES, MBA em gestão empresarial pela Universidade Veiga de Almeida e MBA em TV digital e novas mídias pela Universidade Federal de Niterói. Além disso, Eliésio possui formação técnica em eletrônica e telecomunicações.

.