Claro Brasil estenderá 4G e 5G na amazônia com o O3b mPOWER da SES

Os serviços suportarão um mínimo de 4 gigabits usando a tecnologia de próxima geração recém-lançada da SES.

Em comunicado a SES afirma que “com uma demanda sem precedentes por conectividade móvel de alta potência nas comunidades mais isoladas da Amazônia, a SES anuncia que assinou uma renovação de capacidade plurianual com a Claro Brasil, por meio da Embratel, sua divisão de soluções corporativas. O acordo viabilizará a entrega de serviços aprimorados para 4G/5G por meio da rede O3b mPOWER, o sistema de comunicações MEO de última geração da SES, em pelo menos oito das 23 cidades atendidas pela empresa de telecom na região por meio da rede de satélites multi-órbita da SES”.

Foto: Divulgação

A empresa disse, ainda que, sob o acordo de renovação, a Embratel pode alavancar 4 Gbps sobre a rede O3b mPOWER da SES para estender seu serviço de backhaul móvel de alta potência para atender mais de 260 mil habitantes das oito cidades da região amazônica. A SES continuará a atender outras comunidades da região com a capacidade de backhaul fornecida por seus satélites geoestacionários (GEO).

A Embratel tem contado com uma quantidade crescente de serviços de satélite da SES nos últimos cinco anos para cumprir os requisitos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em apoio às comunidades da Amazônia – a região mais remota do Brasil. A empresa também aumentou sua demanda de capacidade da SES de 250 Mbps iniciais, atendendo quatro cidades, para 5,5 Gbps de largura de banda GEO e MEO suportando 23 cidades. Graças à flexibilidade oferecida pelo sistema MEO de geração atual da SES, O3b, alguns sites chegaram a crescer mais de 500 Mbps.

No comunicado se afirma ainda que “ao alavancar o serviço mPOWERED Mobile Backhaul da SES, uma solução entregue via O3b mPOWER, a Embratel também ser capaz de atender a alta demanda de throughput das redes 5G com uma solução escalável para vários gigabits por segundo por local. De acordo com a Embratel, a nova tecnologia O3b mPOWER da SES permitirá estender a plataforma de rede da empresa e fornecer um nível totalmente novo de serviços móveis para os clientes em algumas dos bairros e cidades mais remotos da região amazônica”.

“Nosso serviço mPOWERED Mobile Backhaul oferece escalabilidade e flexibilidade incomparáveis, o que permite que as principais operadoras de telecomunicações, como a Claro Brasil, aterrem tráfego com flexibilidade incomparável – seja em campo ou diretamente na nuvem –, podendo ser facilmente expandido para acomodar o crescimento de dados dos clientes de celular da Claro, o que garante uma experiência de grande qualidade, mesmo em algumas das áreas mais remotas do Brasil”, comenta Omar Trujillo, vice-presidente de vendas de rede da SES para as Américas. “A SES está entusiasmada em estender sua parceria com a Embratel e a Claro, no Brasil e na região amazônica, tendo-as como a primeira operadora a assinar com o O3b mPOWER com o propósito de reduzir brecha de conectividade para um número crescente de pessoas e comunidades”.